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Escola ocupa galpão industrial em BH

Um galpão está abrindo as portas à educação infantil e fundamental, após a intervenção de arquitetos, no bairro do Castelo, em Belo Horizonte. O projeto dos arquitetos Marcos Franchini, Gabriel Castro e Pedro Haruf reflete a proposta pedagógica diferenciada da escola, que tem o nome de Casa Fundamental.

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Prédio manteve estrutura da fachada (Foto: Gabriel Castro/Divulgação)

O imóvel originalmente serviu de galpão industrial e a intervenção manteve a aparência externa. Porém, alterações significativas foram realizadas na estrutura. No ano passado, o projeto foi vencedor na premiação de arquitetura do Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil, na categoria Edifícios para fins Religiosos, Atividades Sociais, Institucionais, Culturais e Educativas.

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Alterações significativas foram realizadas na estrutura (Foto: Gabriel Castro/Divulgação)

A escola preza pelo conceito de espaço de “ensino e aprendizagem, do convívio, do debate educacional, do rigor acadêmico, da experimentação pedagógica, das relações mais cuidadosas e gentis”. Por isso, para os seus fundadores, a sua sede deveria ser um espelho desse conceito.

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Projeto valoriza conceito pedagógico da escola (Foto: Gabriel Castro/Divulgação)

Um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, Marcos Franchini, observa que apesar da escolha pelo imóvel ser pouco convencional, ele apresentava características que tornavam viável e interessante a intervenção. No entanto, alguns obstáculos teriam que ser contornados na execução, como as deficiências nas condições de temperatura, iluminação e acústica.

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Temperatura, iluminação e circulação foram pensados (Foto: Gabriel Castro/Divulgação)

Materiais de vedação foram substituídos por telhas perfuradas e blocos do tipo cobogó, criando aberturas, aumentando áreas de iluminação e realizando jateamento termoacústico por cima do telhado. Perfis laminados de aço como elemento estrutural, painéis compostos de madeira e placas cimentícias no sistema de lajes, paredes em drywall e soluções de marcenaria e serralheria para divisórias e fechamentos verticais foram alguns dos materiais aos quais os arquitetos recorreram para dar forma à escola.

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Soluções de marcenaria e serralheria foram usadas (Foto: Gabriel Castro/Divulgação)

A proposta trabalha, ainda, com elementos inusitados no interior do espaço, como é o caso da circulação vertical – além das convencionais escadas e elevador acessível, um escorregador é um atalho para descer do mezanino ao térreo. A arquibancada, que serve também como palco para reuniões, é outro ponto bem singular no projeto. Lá também acontecem apresentações artísticas, brincadeiras e atividades de apoio pedagógico.

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Luz, cores e materiais foram bem pensados no projeto (Foto: Gabriel Castro/Divulgação)

Os alunos também contam, no interior do edifício, com uma praça idealizada como continuidade da rua. O corredor de acesso às salas do mezanino foi pensado como um balcão de teatro – existe apoio para os pés das crianças que sentam com as pernas entre as barras do guarda-corpo. As salas (para até 20 alunos) são abertas e têm espaço amplo de 70 metros quadrados. Outro detalhe inteligente e prático: as portas de correr possuem lousa branca na face interna e correm por um mesmo trilho, variando as formas de acesso à sala ou abrindo completamente o ambiente.

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Materiais e cores, importantes para a percepção sensorial (Foto: Gabriel Castro/Divulgação)

Os arquitetos se preocuparam com os materiais e cores, importantes à percepção sensorial do espaço e da investigação com o uso do corpo. A nova infraestrutura é construída com variedade de materiais e texturas: madeira, cimento, ferro, azulejo serigrafado, fibra de vidro e uma paleta de cores que deixa o espaço convidativo sem estimular com exagero.

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Espaço convidativo sem estimular com exagero (Foto: Gabriel Castro/Divulgação)

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