Fotografia! Separamos 5 dicas para você fazer fotos incríveis

1 Abertura Lisa Fotios Pexels.com  897x494 - Fotografia! Separamos 5 dicas para você fazer fotos incríveis

A gente sabe que você quer sair bem na foto. Nesse movimento todo das redes sociais, separamos algumas dicas do assunto para você ganhar destaque nas redes e garantir aquela fotografia incrível com a família e os amigos. Ah, e já adiantamos que você não precisa ter o último lançamento do mercado em termos de celular ou máquina, o importante é você aproveitar o máximo do seu equipamento para chegar no melhor resultado.

Os fotógrafos paulistas Douglas Atina e Pâmela Atina, da Arco e Flash fotografia acreditam que é possível com alguns cuidados simples conseguir fazer fotos incríveis. “Não é necessariamente preciso ter os melhores celulares ou a melhor câmera para conseguir fazer fotos que realmente impressionem pelo resultado final. Depende mais do conceito e das noções de fotografia, já que hoje até mesmo câmeras de baixo custo tem qualidade bastante razoável de imagem”, explicou Douglas. Eles foram indicados ao Golden Lens, que é considerado o Oscar da fotografia mundial.

Anote as dicas que vão fazer diferença nas suas fotografias:

1- Aposte nas fotografias espontâneas

Aposte nas fotografias espontâneas (Foto: Tom Wang / Shutterstock.com).
Espontaneidade é tudo ! (Foto: Tom Wang / Shutterstock.com).

“A fotografia espontânea carrega naturalidade e mostra exatamente o que a pessoa estava sentindo naquele momento. Então: pule, grite, faça piadas, não importa se você vai parecer idiota, sua missão é arrancar sorrisos”, diz Douglas.

2- Escolha o melhor horário do dia

O melhor horário da fotografia   Foto:Song about summer/ Shutterstock.com
Fique atento aos melhores horários para fotografar ( Foto:Song about summer/ Shutterstock.com).

“Já tentou tirar uma foto no sol do meio dia? O rosto vai ficar com sombras, as olheiras vão ser ressaltadas e todos os defeitos da pele vão gritar, nunca faça uma foto nesse horário. Os melhores horários para fotografia são durante a Golden Hour (ou Hora Dourada) é o momento de esplendor do sol e o horário mais bonito do dia para fotos incríveis, ele acontece de manhã (1 hora depois do nascer do sol) e a tarde (uma hora antes do pôr do sol). Sempre prefira começar a fotografar por volta das 06:00 da manhã ou 16:00 da tarde. Além disso, sempre tente deixar seu rosto virado para o sol, dessa forma você obtém uma iluminação natural perfeita, mas não se prenda a regras, as vezes fotografar contra o sol trás um resultado clean e incrível”, diz Pâmela.

3- Atenção ao look na hora da fotografia

Atenção as roupas da fotografia  Foto: Dean Drobot / Shutterstock.com).
A escolha de tons neutros para as roupas ajudam a destacar ainda mais a fotografia. ( Foto: Dean Drobot / Shutterstock.com).

“Fuja de estampas, as roupas não devem chamar mais atenção que você. Quanto mais neutras forem as cores, mais bonitas ficarão as fotografias, aposte no preto, branco, cinza, creme e tons terrosos, se você estiver com uma roupa colorida vai entrar em conflito com as cores do cenário e o resultado não ficará legal”, revela Douglas.

4- Lugares comuns podem render fotografias incríveis

Lugares diferentes para fazer fotografias  (Foto: Creative Family / Shutterstock.com)
Procure enxergar em um lugar simples, uma excelente oportunidade de foto (Foto: Creative Family / Shutterstock.com)

“Sabe aquele prédio abandonado da sua cidade ou aquele matagal que as pessoas até atravessam a calçada para não passar perto? Eles podem render fotografias muito mais incríveis que lugares paradisíacos. Treine seu olhar para ver além do óbvio e enxergar beleza em tudo. Você não precisa ir para um campo de flores para ter uma foto linda, você pode fazer exatamente a mesma foto naquela pequena plantação em uma praça da sua cidade”, conta Pâmela.  

5- Aprenda a fazer edição nas fotografias

Para editar fotografias (Foto: Tero Vesalainen / Shutterstock.com).
Pesquise sobre ferramentas de edição de imagens (Foto: Tero Vesalainen / Shutterstock.com).

“Já dizem os fotógrafos mais antigos: Um fotógrafo de verdade não edita fotos. Mas estamos na era da edição, o Tumblr e Instagram levaram as pessoas a se preocuparem mais com as cores de fotos, composição, enquadramento e isso é incrível, nunca vimos tantas fotos lindas feitas por pessoas comuns como vemos agora. A edição não pode ser o foco principal de uma fotografia mas é a cereja do bolo, com as cores certas você pode transformar o seu trabalho completamente. Mas lembre-se novamente: Menos é mais, fuja do exagero e principalmente dos temidos: Sépia e cor seletiva”, conta Douglas.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *