Dicas para decorar o primeiro apartamento

DICAS7 897x494 - Dicas para decorar o primeiro apartamento

Os motivos são variados, mas alguns pontos em comum unem aqueles que dividem a casa consigo mesmo. Na maioria dos casos, pessoas que moram só trabalham em tempo integral e quase não ficam em casa e, por isso mesmo, precisam de um lar que seja prático e, claro, traga aconchego.

DICAS3 - Dicas para decorar o primeiro apartamento
Evitar excessos é uma boa dica para quem deseja decoração prática (Foto: Divulgação)

A designer de ambientes Laura Santos ressalta que o apartamento para quem mora sozinho tem que ser mais minimalista e bastante funcional. Uma dica bem interessante é usar objetos pessoais ou de hobby como parte da decoração. “A ideia é evitar excessos, pois quando a pessoa mora sozinha ela não tem muito tempo para dar manutenção no imóvel. Colocar no espaço apenas os itens mais importantes e indispensáveis. Trabalhamos itens de lazer do cliente como peças de decoração como, por exemplo, um violão. Uma forma prática de deixar à mão as coisas úteis que o morador vai utilizar e usar no layout”, sugere.

DICAS - Dicas para decorar o primeiro apartamento
Peças de decoração e itens de lazer devem ficar sempre à mão (Foto: Divulgação)

O tamanho do apartamento também deve ser muito bem pensado na hora da decisão de morar sozinho. Quanto menor, mais prático. Mas, se a intenção é de receber os amigos, é preciso investir nos espaços sociais, como ressalta a arquiteta Gabriela Brasil. “O que se usa muito atualmente é optar por espaços multifuncionais, por exemplo: serviço e cozinha integrada com a sala, onde a sala já é o espaço da TV. Ou quarto que é, também, escritório. Isso torna os espaços mais amplos, integrados e úteis”, destaca.

Se for uma pessoa que gosta de receber, Gabriela aconselha investir nos espaços sociais, como: espaço gourmet, home theater ou optar por um prédio que possui espaços comuns sociais (área de lazer, espaço gourmet, piscina, churrasqueira, etc). Agora, se for uma pessoa mais reservada, um estar simples já a atende. “Pode até ser um apartamento compacto, de um quarto mesmo, onde ela pode receber as visitas num sofá-cama na sala e não tem muito trabalho no dia a dia com a manutenção da casa. Que nos dias corridos de hoje é fundamental”, afirma.

DICAS2 - Dicas para decorar o primeiro apartamento
Investir nos pequenos detalhes faz a diferença na hora de receber (Foto: Divulgação)

Laura Santos também indica os ambientes conectados: “A cozinha americana é uma tendência. Ela fica integrada com a sala e você pode ver a televisão enquanto cozinha. Para receber os amigos também é melhor, pois a pessoa tem mais essa flexibilidade de estar na cozinha e poder conversar com quem está na sala”, conta.

Outra dúvida que costuma acometer a quem está indo morar sozinho pela primeira vez é quanto ao que comprar para a casa. Gabriela Brasil indica o que um enxoval de solteiro precisa, além de deixar a casa mais bonita e bem decorada, trazer mais praticidade para o dia a dia. “Jogos americanos, panelas, toalhas, louças, copos, faqueiros, material limpeza são imprescindíveis. Para o mobiliário, apenas mesa, cadeiras, sofá, cama, estantes e armários. Para compor a casa, do seu jeito e com muita criatividade, aposte nos porta-retratos, quadros com frases e itens de papelaria em geral. O apartamento vai ficar lindo!”, encerra.

 

Veja as dicas:

Para aqueles que não querem abrir mão de uma boa decoração, a designer de interiores Tássia Pereira, também separou algumas dicas para você personalizar o ambiente sem gastar muito:

Revestimentos autocolantes: Cada vez mais usados na decoração, os adesivos autocolantes são uma opção bonita e barata para serem usados na cozinha, banheiros ou em qualquer parede da casa. “Além dos adesivos, que já são bastante conhecidos, há hoje em dia mosaicos de madeira fabricados com fitas adesivas, que o próprio morador pode aplicar e personalizar o ambiente. Eles ficam lindos como destaque de uma parede. Outra dica são os revestimentos feitos de poliestireno que são fixados com silicone. Além da praticidade na aplicação, o efeito fica incrível”, explica Tássia Pereira.

DICAS5 - Dicas para decorar o primeiro apartamento
Praticidade na aplicação e efeitos incríveis nos revestimentos autocolantes (Foto: Alpa Prod Shutterstock)

Móveis de pallets: Em alta na decoração, os pallets são versáteis e podem ser usados de diferentes formas, seja como estante, mesas, camas ou sofás. “O pallet é bem resistente, por isso pode ser bem aproveitado na decoração. O legal dele é que você pode personaliza-lo à sua maneira, criando objetos e móveis”, sugere.

DICAS6 - Dicas para decorar o primeiro apartamento
Pallets são versáteis e podem ser usados de diferentes formas (Foto: Photographee.eu Shutterstock)

Pintura: Pintar as paredes com cores distintas ou mesmo fazer desenhos com a tinta, deixam o ambiente personalizado. “Além das tintas tradicionais, com diferentes cores, há no mercado produtos para dar toque de cimento queimado na parede, que está bem em alta e já vêm prontos, basta aplicar. Outra dica é usar tintas com efeito de lousa, para dar àquele toque na cozinha, ou no local que quiser”, diz a profissional.

DICAS7 - Dicas para decorar o primeiro apartamento
Desenhos na parede deixam o ambiente personalizado (Foto: Photographee.eu Shutterstock)

Personalização de móveis: Os móveis antigos também podem transformar a decoração, basta dar um novo ar a eles. A pintura é uma ótima maneira de restaurá-los. “Há no mercado tintas especiais para pintar móveis. Uma boa dica são os sprays, que são bem fáceis de aplicar. Para muda-los ainda mais, basta trocar os puxadores, maçanetas e estofados”, ensina Tássia.

DICAS8 - Dicas para decorar o primeiro apartamento
Personalizar os móveis é também uma boa sacada (Foto: Olga Pink Shutterstock)

Rodapés: Muito mais do que um elemento de decoração, o rodapé conquistou o público, visto que além de melhorar a aparência do encontro da parede com o piso, ainda protege a área. “Além da proteção, hoje o acessório se tornou um item de decoração. Há modelos, com diferentes cores, que podem ser colocados em cima de outros já existentes e dão aquele charme ao local”, ensina.

DICAS9 - Dicas para decorar o primeiro apartamento
Rodapés trazem charme e protegem a área entre a parede e o piso (Foto: Urfin Shutterstock)

Boiseries: Criados na França entre os séculos 17 e 18, os boiseries adornavam as portas e paredes das casas da nobreza. A técnica ganhou o mundo e hoje é muito utilizada em projetos de interiores. “É um artifício de decoração bem versátil e barato que dá para ser explorado desde ambientes mais clássicos, com molduras mais trabalhadas, tanto em estilos mais despojados, como quartos de jovens, utilizando molduras coloridas, ou mesmo misturando com quadros e espelhos. É só deixar a imaginação fluir”, revela a designer de interiores, dizendo que a técnica pode ser feita de madeira, EVA ou gesso.

DICAS10 - Dicas para decorar o primeiro apartamento
Boiseries versáteis e baratos vão em ambientes clássicos e mais despojados (Foto: Roman Kosolapov Shutterstock)

Vasinhos suspensos: Para aqueles que amam plantas e também querem deixar o cantinho delas bonito e personalizado, a designer de interiores indica a utilização de vasinhos suspensos. “Além de não ocupar muito espaço, a técnica poder ser feita utilizando vasos de cores e tamanhos diferentes, favorecendo, assim, a decoração do local”.

DICAS11 - Dicas para decorar o primeiro apartamento
Vasos suspensos não ocupam muito espaço e favorecem a decoração (Foto: Bezikus Shutterstock)

Caixas organizadoras: Além de cumprir a função de organização, as caixas podem ser grandes aliadas da decoração. “Além da utilidade, elas podem ser feitas pelo próprio morador com materiais reaproveitados e revestidas de tecido ou mesmo pintadas, combinando com a decoração do local”.

DICAS12 - Dicas para decorar o primeiro apartamento
Caixas organizadoras podem ser grandes aliadas (Foto: Photographee.eu Shutterstock)

 

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *