Cuidados com o sofá

Descubra a importância dos cuidados e manutenção do sofá para a sua longevidade no décor

A Arquiteta Isabella Nalon mostra alguns detalhes de como cuidar do sofá, uma das peças mais importantes da casa. Essas dicas são essenciais para manter a sua estética na decoração, o conforto e o tempo de vida útil.

svg%3E - Descubra a importância dos cuidados e manutenção do sofá para a sua longevidade no décor
Projeto: Isabella Nalon | Foto: Julia Herman

O sofá é um dos principais elementos da sala de estar, podendo também ser muito utilizado em outros cômodos e servir como representativo das áreas sociais de qualquer residência. 

Com a função de proporcionar conforto e delimitar o espaço no ambiente em relação ao restante do mobiliário, este móvel é um dos mais utilizados pelos moradores. Isso está ligado ao fato de que muitas pessoas passam horas sentadas ou deitadas, fazendo com que a sua manutenção seja essencial para que todos os momentos em que ele esteja sendo utilizado sejam muito bem aproveitados. 

Por ser um móvel que é utilizado com muita frequência por residentes e visitantes, ele acaba desgastado e por isso tem a necessidade de cuidados especiais com a limpeza e a manutenção para que a sua vida útil seja prolongada.

Pode passar despercebido à primeira vista, mas a poeira, migalhas, restos de comidas e manchas decorrentes de vários fatores podem, com o tempo, danificar o estofado de uma maneira irreversível, relata a arquiteta Isabella Nalon.

Ainda segundo Isabella, os cuidados com o sofá contribuem para a composição e o décor do ambiente onde está inserido.

Mas como cuidar para manter o sofá impecável?

svg%3E - Descubra a importância dos cuidados e manutenção do sofá para a sua longevidade no décor
Projeto: Isabella Nalon | Foto: Julia Herman

Na imagem acima, a arquiteta Isabella inseriu o sofá branco para compor o décor do ambiente. Mas, ela alerta que peças em tons claros requerem cuidados especiais para que ele não fique com aspecto sujo. A dica então é que seja feita uma impermeabilização para evitar o aspecto sujo.

Conheça alguns tecidos práticos para a casa

O couro natural ou sintético é um dos tecidos mais resistentes e fáceis de limpar. A principal vantagem desses tecidos é a alta durabilidade, sem a necessidade de cuidados intensos.

Sem contar que não absorvem sujeiras. Por isso, aconselho para quem gosta de passar bastante tempo no sofá, explana a arquiteta.

Já o Acquablock é outro tecido muito prático, uma vez que as manchas não aderem às fibras, impedindo que a poeira se acumule. Com sua experiência, Isabella costuma especificar sofás com esse material inteligente em casas situadas na orla do litoral, em áreas com piscina ou com crianças e pets.

A lona não é muito convencional, mas também é um dos tecidos mais resistentes que podemos encontrar. Reconhecido por seu conforto, também gosto muito do suede, que é igualmente fácil de limpar e é longevo. Com esse efeito de camurça sintética, produzida com poliéster sem trama, a estética é linda e ainda evita o acúmulo de poeira, relata Isabella.

Impermeabilização do sofá

A impermeabilização é uma das melhores alternativas para que a conservação do sofá aconteça, proporcionando vida longa ao tecido. Mas é importante ressaltar a importância de contratar uma empresa especializada para realizar a proteção, a equipe técnica fará uma análise do tecido utilizado, direcionando o tipo certo de impermeabilização.

O processo, basicamente, consiste na aplicação de um produto por meio de um pulverizador, que fecha as fibras do tecido, evitando a penetração de líquidos derramados, não deixando umedecer a superfície.

A impermeabilização previne as manchas e os maus odores. No caso de sofás usados, torna-se necessário efetuar a limpeza antes do procedimento, comenta Isabella.

É importante que as pessoas saibam que os métodos de impermeabilização existentes não alteram a cor e nem a textura do tecido e, depois de efetuado, deve-se aguardar entre duas e três horas para sentar-se novamente.

 Como a limpeza deve ser feita?

svg%3E - Descubra a importância dos cuidados e manutenção do sofá para a sua longevidade no décor
Sofá de áreas externas, como neste projeto de Isabella que está representado na foto acima, precisam de tecidos impermeáveis ou um tratamento de impermeabilização. Para esse tipo de ambiente as melhores opções são os modelos com tecidos feitos de acrílico, vinil e couro náutico, que são fáceis de limpar. Projeto: Isabella Nalon | Foto: Julia Herman

Como falado, a limpeza também é indispensável nos processos que envolvem cuidados e manutenção do sofá. Além da impermeabilização, empresas do mercado também executam a higienização e são utilizados produtos bactericidas e fungicidas. A aplicação do produto de higienização, os micro-organismos que se acumulam nas fibras são eliminados, trazendo mais segurança para a saúde dos usuários.

Os variados tipos de tecido se comportam de maneira diferente na hora da limpeza. Um produto aplicado de forma errada pode ocasionar uma grande dor de cabeça e um problema ainda maior e mais difícil de ser solucionado. Por isso, sempre digo para meus clientes não se arriscarem em casa. Contratar um especialista é o melhor caminho, afirma a arquiteta.

As manchas são as maiores inimigas do sofá!

É muito comum que os usuários busquem formas de remoção que, muitas vezes, acabam piorando a situação. Em primeiro lugar, é importante entender que o segredo é não permitir o acúmulo de sujeira e se algo cair, deve-se ter uma atitude rápida, como por exemplo:

Pegue um pano levemente úmido juntamente com algumas gotas de detergente neutro e, em alguns casos, uma escovinha de cerdas macias costuma ser eficaz. Entretanto, nada de agir por impulso: Isabella orienta um teste em uma área cega do sofá para avaliar possíveis reações.

Em hipótese alguma utilize outro produto que não seja detergente neutro. Do contrário, o risco de avarias é grande, acrescenta.

Cuidados especiais em residências com Pets

svg%3E - Descubra a importância dos cuidados e manutenção do sofá para a sua longevidade no décor
Ao fazer a manutenção ou higienização do sofá, o morador deve ter cuidado com os produtos e equipamentos escolhidos para a limpeza. Algumas escovas podem puxar o fio ou agredir o tecido do móvel, por isso a melhor opção é utilizar um aspirador, pois a maneira como é cuidado é tão importante quanto mantê-lo limpo. Projeto: Isabella Nalon | Foto: Julia Herman

Os Pets trazem muita alegria, porém, eles podem ajudar no desgaste do sofá, principalmente, quando eles estão acostumados a subir nos móveis.

A dica é evitar tecidos com texturas que desfiam facilmente ou com alta aderência aos pelos. Entre os acabamentos sugeridos, microfibra, poliéster e couro são lisos, fáceis de limpar e ainda melhor quando acompanhados por capas e mantas para auxiliar na conservação.

“Caso o aspirador não seja suficiente para absorver os pelos, a fita adesiva é uma excelente aliada”, finaliza Isabella.

Sobre a arquiteta Isabella Nalon

Com uma carreira sólida e experiência proveniente de mais de 20 anos de trabalho, Isabella Nalon percorreu uma trajetória de muitos estudos e pesquisas na área de Decoração e Arquitetura.

Sua experiência atuando como arquiteta na Prefeitura da cidade de Münster, na Alemanha (1997), ajudou a criar uma visão plural e ampla de diferentes culturas e públicos, o que se tornou um diferencial em seu percurso profissional.

Em 1998, inaugurou seu escritório em São Paulo e se especializou em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de decoração de interiores. Frequentemente, tem projetos reconhecidos e publicados por renomados portais e revistas de arquitetura e decoração, consolidando o escritório na lista dos mais importantes da capital paulista.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.