revistaSIM Cor Decor Destaque Credito ppa Shutterstock 1155x770 - Saiba tudo sobre o uso das cores nos ambientes e os seus significados

Saiba tudo sobre o uso das cores nos ambientes e os seus significados

O uso das cores pode causar diversas sensações e experiências, elas dão vida aos ambientes e  são parte fundamental da decoração. Por isso, criamos um conteúdo cheio de informações e dicas para você saber mais sobre a importância do uso correto das cores em uma residência, os efeitos que ela pode proporcionar e o que ela é capaz de agregar ao nosso intelecto. Em outras palavras, um conteúdo completo, feito especialmente para você!

O uso das cores pode criar efeitos diferentes nos ambientes

Você sabia que as cores são capazes de provocar também ilusões de ótica? Por exemplo, com a escolha correta de cores, é possível deixar os ambientes mais aconchegantes, dar sensação de amplitude, entre outros efeitos.

Confira agora algumas sensações que o uso das cores nos ambientes provocam

 Encurtar

revistaSIM Cor Decor Encurtar Credito Photographee.eu Shutterstock - Saiba tudo sobre o uso das cores nos ambientes e os seus significados
Tons escuros para encurtar um ambiente(Foto: Photographee.eu /Shutterstock).

Por exemplo, se há algum ambiente muito grande em casa e quer dar a sensação de aproximação, invista em tons escuros na parede de fundo em contraste com cores mais claras.

Compactar

revistaSIM Cor Decor Compactar Credito Photographee.eu Shutterstock 1 - Saiba tudo sobre o uso das cores nos ambientes e os seus significados
Tons fechados para gerar uma aproximação maior (Foto: Photographee.eu /Shutterstock)

Ainda para cômodos muito grandes, se quer passar a sensação de proximidade e aconchego, invista em cores escuras. Além disso, elas dão a ilusão de um ambiente compacto.

Ampliar

revistaSIM Cor Decor Ampliar Credito New Africa Shutterstock - Saiba tudo sobre o uso das cores nos ambientes e os seus significados
Os tons claros ampliam os lugares (Foto: New Africa /Shutterstock).

Ao contrário dos cômodos grandes, se a casa, apartamento ou escritório forem pequenos, fuja das cores escuras. São as cores claras em todas as paredes que dão a sensação de amplitude.

 Alargar

revistaSIM Cor Decor Alongar Credito Breadmaker Shutterstock - Saiba tudo sobre o uso das cores nos ambientes e os seus significados
Como usar as cores faz toda a diferença nos projetos (Foto: Breadmaker/ Shutterstock).

Se o seu objetivo é alargar o espaço, invista em tons claros nas paredes laterais e deixe as cores escuras para o teto e o fundo. É uma ótima opção para corredores estreitos.

Rebaixar o teto

revistaSIM Cor Decor Rebaixar o teto Credito alexandre zveiger Shutterstock - Saiba tudo sobre o uso das cores nos ambientes e os seus significados
A técnica do uso das cores para rebaixar o teto (Foto: Alexandre Zveiger /Shutterstock).

Se o teto de algum ambiente for muito alto, pintá-lo em tons escuros contrastando com paredes claras passa a sensação de rebaixamento.

Estreitar

revistaSIM Cor Decor Estreitar Credito Artazum Shutterstock - Saiba tudo sobre o uso das cores nos ambientes e os seus significados
Diversas sensações podem ser provocadas pelas cores (Foto: Artazum /Shutterstock).

Acima de tudo, investir em cores escuras para paredes opostas e em teto e fundo claros dá a sensação de um ambiente longo e estreito.

Destacar

revistaSIM Cor Decor Destacar Credito Breadmaker Shutterstock - Saiba tudo sobre o uso das cores nos ambientes e os seus significados
Tons alegres para destacar (Foto: Breadmaker/ Shutterstock).

Portanto, para dar destaque a uma parede, mantenha ela com uma cor específica e pinte as demais de outra cor. No entanto, se quer dar destaque para uma cor mais clara, pinte as paredes opostas e o teto com cores escuras.

Encurtar paredes

revistaSIM Cor Decor Encurtar paredes Credito Artazum Shutterstock - Saiba tudo sobre o uso das cores nos ambientes e os seus significados
Divida o uso das tintas e tenham diversos efeitos (Foto: Artazum/Shutterstock).

No entanto, se você quer deixar as paredes mais curtas, a técnica mais indicada é dividir a altura e pintar a parte de cima com tons mais escuros. *Essas dicas são da Anjo Tintas.

Você sabia que o uso das cores nos ambientes também influenciam na produtividade? 

Segundo a WGSN, consultoria especializada em tendências de comportamento, a escolha de uma cor pode ser guiada pelo desejo de aliviar a ansiedade ou obter energia e equilíbrio, por exemplo. Isso ocorre, pois, as tonalidades possuem impacto relacionado ao conforto emocional das pessoas.

revistaSIM Cor Decor Criatividade Credito Corepics VOF Shutterstock - Saiba tudo sobre o uso das cores nos ambientes e os seus significados
As cores também promovem a criatividade (Foto: Corepics VOF/ Shutterstock).

 Por exemplo, um ambiente onde o vermelho predomina tende a estimular maior precisão e aptidão daqueles que necessitem melhorar a memória e a atenção, revela um recente estudo elaborado por cientistas da Universidade da Columbia Britânica (UBC), no Canadá.

Já as cores quentes estimulam o aumento da atividade cerebral, a escolha correta para fomentar ou aumentar a criatividade é trabalhar e se movimentar em ambientes de cor azul.

Entenda o significado do uso das cores nos ambientes  

Será que existe um tom certo para cada ambiente? Separamos algumas dicas da arquiteta Isabella Nalon para você harmonizar melhor as cores. Confira!  “Na realidade, o que existe é o que a pessoa precisa e busca. O que faz ela se sentir bem? O que está faltando na vida dela? E dentro disso buscar a cor que vai atender melhor seus propósitos”, conta a arquiteta.

As tonalidades

O branco, por exemplo, representa a paz, pureza, limpeza, estabilidade, trazendo bastante luminosidade, simplicidade, ordem e organização ao ambiente. Não precisa ser utilizada como cor predominante e combina com todas as outras. 

O preto é um tom neutro, porém mais forte e impactante do que o primeiro. Elegante e imponente, ele transforma os espaços maiores em íntimos e aconchegantes. “Por ser neutra, é uma cor versátil que permite uma combinação harmoniosa com qualquer outra cor. Quando usada em excesso, a decoração pode ganhar um ar de mistério ou de medo”, alerta Isabella.

O vermelho é uma cor viva e forte que cria ambientes aconchegantes, calorosos e convidativos. Sendo ideal para aquecer os cômodos mais gelados. Além disso, o azul agrega frescor e leveza ao cenário, estando associado ao poder de acalmar e relaxar.

O amarelo, por ser uma tonalidade quente, é ideal para casas que não possuem muita incidência de luz natural. Portanto, o tom ajuda na criatividade e no otimismo, sendo extremamente estimulante. Já o verde é fortemente associado à saúde e à tranquilidade. Símbolo de pureza e equilíbrio, ele ainda promove a concentração.

Muito comum em quartos de bebê, o rosa remete a um sentimento de pureza e inocência. Da mesma forma, ele é associado ao romantismo e a calmaria, principalmente suas gradações mais claras. Indo na contramão, o laranja está mais ligado ao entusiasmo e ao calor. “Pela sua força, esse tom pode ser aplicado em objetos de decoração ou em alguns móveis”, explica Isabella Nalon.

Como harmonizar uso das cores nos ambientes ?

Depois de desvendar o significado de cada cor dentro da decoração e escolher as que mais irão funcionar em determinado ambiente, o próximo passo é saber harmonizá-las. “Fazer combinação de cores não depende de dom e nem somente de bom senso. Na verdade, existem técnicas para isso”, conta a arquiteta.

unnamed - Saiba tudo sobre o uso das cores nos ambientes e os seus significados
O círculo cromático ajuda na combinação das cores (Foto: reprodução).

Para um melhor resultado, o ideal é trabalhar usando o círculo cromático. Ele apresenta 12 cores diferentes lado a lado, sendo dividido seguindo as tonalidades. Portanto, a classificação dos tons mostra como as cores podem ser combinadas umas com as outras. “Assim, elas são classificadas em: cores primárias, secundárias, terciárias, análogas, complementares, frias e quentes, neutras e monocromia”, afirma a profissional.

Agora aprenda a pintar a casa em 3 passos 

Separamos um guia de pintura que vai te ajudar na hora de fazer uso das cores nos ambientes

revistaSIM Cor Decor Pintando parede Credito Jelena Zelen Shutterstock - Saiba tudo sobre o uso das cores nos ambientes e os seus significados
Mãos á obra para pintar a sua casa ( Foto: Jelena Zelen/ Shutterstock).
  • Acima de tudo, é necessária uma análise e correção de possíveis imperfeições, como mofo e outras manchas causadas por problemas externos.
  • Para garantir o brilho, o recomendado é que a parede seja lixada e, em seguida, tenha todo o pó removido com vassoura de pelos e pano úmido.
  • Depois disso, se necessário, a parede deve ser preparada com um fundo que a sele, proporcionando preenchimento, uniformidade à absorção e aderência.
  • Na finalização do preparo e antes da pintura, a parede deve ser igualada para que se corrijam danos rasos, tornando-a mais uniforme.
  • Em conclusão, com a preparação da parede e a apresentação de uma superfície firme, limpa, seca, sem brilho, sem poeira, sem gordura ou mofo, está aberta a temporada de transmitir sensações aos ambientes, por meio do uso das cores.

Atenção para a dica!

Coloque a tinta em uma bandeja e, com um rolo de espuma, aplique o produto na parede inicialmente em forma de “N”, seguindo em movimentos verticais de baixo para cima. Portanto, repasse logo em seguida para espalhar uniformemente a solução, com o próprio rolo sem excesso de produto e de força. Depois da secagem, aplique a próxima demão. Após isso, sua parede já estará pronta para fazer parte da mudança que o seu ambiente merece. *Guia de pintura fornecido pela Suvinil.

Gostou deste conteúdo sobre o uso das cores nos ambientes ? No nosso site, além desta matéria, você também pode conferir também um especial onde mostramos que as cores também fazem parte das tendências de decoração para este ano de 2021. Além disso, há uma outra matéria sobre cozinhas coloridas e diversas outras dicas sobre o uso das cores.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Decoracao Decoracao de mesa de Natal Destaque Credito Pixel Shot 390x390 - Saiba tudo sobre o uso das cores nos ambientes e os seus significados
Anote as dicas para elaborar uma bonita decoração de Natal