CORES NA DECORAÇÃO - Ana Yoshida dá dicas sobre como usar cores na decoração

Ana Yoshida dá dicas sobre como usar cores na decoração

É comum encontrar pessoas que tenham medo de colorir a decoração. Parece fácil mirar em uma casa charmosa e alegre e adotar combinações que atrapalhem esse objetivo. A verdade é que colorir o lar não é nenhum bicho de sete cabeças. Expert e apaixonada pelo assunto, a arquiteta Ana Yoshida orienta sobre como aplicá-las com primor no décor.

Primeiros passos

A boa combinação de cores pode ser feita a partir de várias nuances que conversam entre si. Porém, também pode acontecer com a predominância dos neutros e de pinceladas pontuais de tons diferentes. A escolha deverá ser pautada pelo gosto do morador.

CORES NA DECORAÇÃO - Ana Yoshida dá dicas sobre como usar cores na decoração
Combinar bem as nuances das cores faz toda a diferença (Foto: Sidney Doll)

Uma boa pedida é escrever uma lista com a paleta preferida, variando entre tons frios e quentes, para nortear as decisões. A partir daí, vale testá-las e combiná-las umas às outras – seja com pedaços de tecidos ou comparações de tintas. “As cores podem ser combinadas pela proximidade de tonalidades ou por seus opostos”, aconselha Ana.

Sensações transmitidas pelas cores

A partir da arte milenar chinesa do Feng Shui, podemos definir algumas sensações ligadas a cada tom. Quartos, por exemplo, combinam com cores consideradas mais tranquilas, como azul e amarelo, enquanto o lazer combina com as nuances mais descontraídas e vibrantes, caso de laranjas e vermelhos.

COTES NA DECORAÇÃO2 - Ana Yoshida dá dicas sobre como usar cores na decoração
Cores consideradas mais tranquilas, como azul e amarelo, combinam com quartos (Foto: Luís Simione)

Essa análise não significa que um quarto infantil não pode receber cores alegres. O segredo de toda decoração é equilíbrio e bom senso. Nesse quartinho, Ana Yoshida combinou azul, laranja e amarelo nos detalhes, incluindo o berço do bebê, em uma composição harmônica permeada por uma base neutra.

Revestimentos bem explorados

Cores podem aparecer em diversos elementos da decoração e não devem ser esquecidas nos revestimentos. “Eles podem ser explorados em suas diferentes texturas, formas, acabamentos e tonalidades”, conta Ana.

CORES NA DECORAÇÃO3 - Ana Yoshida dá dicas sobre como usar cores na decoração
Cores não devem ser esquecidas em móveis e revestimentos (Foto: Célia Mari Weiss)

Nessa sala de estar, a arquiteta inseriu um elemento inusitado: uma faixa de azulejos laranjas que cruza o piso e segue até as portas de madeira. Além do recorte no revestimento, que reflete descontração e criatividade, há o aparador de laca verde-escura.

CORES NA DECORAÇÃO4 - Ana Yoshida dá dicas sobre como usar cores na decoração
Faixa de azulejos coloridos é destaque nesse projeto (Foto: Sidney Doll)

Na cozinha, as cores dos ladrilhos hidráulicos definem a área da mesa de jantar, quebrando a neutralidade da madeira e das paredes brancas.

Colorido em lugares incomuns

Os tons não precisam ficar só na área social. Na cozinha é possível envelopar a geladeira e o freezer em contraste com o resto do décor. Porque não investir nas pastilhas coloridas no banheiro? Na sala de banho, o turquesa rouba a cena.

CORES NA DECORAÇÃO5 - Ana Yoshida dá dicas sobre como usar cores na decoração
Envelopar a geladeira e o freezer em contraste com o resto do décor traz efeito incrível (Foto: Sidney Doll)

O poder dos tapetes

Quando o assunto é cor, o tapete também pode transformar a casa. Apostando em tons chamativos e estampas, ele secciona os ambientes com bossa, como acontece no modelo azul do living. Em outros casos, ele não só confere textura, como compõe a base neutra que ajuda a ressaltar o restante dos móveis.

CORES NA DECORAÇÃO8 - Ana Yoshida dá dicas sobre como usar cores na decoração
Tons chamativos e estampas nos tapetes trazem bossa aos ambientes (Foto: Sidney Doll)

“O morador pode ousar. É legal escolher uma parede para inserir a cor, por exemplo, e integrá-la aos tons dos móveis. Usar uma cor forte para criar um ponto de destaque nos ambientes. O segredo é sempre o equilíbrio”, diz Ana.

 

Ana Yoshida Arquitetura e Interiores

Av. Morumbi, 1660, Jardim Guedala

Instagram: @anayoshidainteriores

www.anayoshida.com.br

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Decor Afetiva Destaque Credito Patrick Perkins Unsplash 390x390 - Ana Yoshida dá dicas sobre como usar cores na decoração
Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!