jardimvertical sim
jardimvertical sim

6 Dicas de como montar um jardim vertical em apartamento

Montar um jardim vertical em um apartamento é uma maneira muito bonita de decorar a casa e ainda obter diversos benefícios com isso.

Depois da pandemia, e com o crescimento do home office, muitas pessoas passaram a olhar mais para os seus próprios lares buscando formas de deixá-los mais aconchegantes.

Mas, essa tarefa pode ser desafiadora porque você precisa pensar em diversas variáveis antes de montar o seu jardim. Isso engloba desde qual espécie de planta você vai cultivar até como será a estrutura do jardim e o seu sistema de irrigação.

Pensando nisso, fizemos este texto com 6 dicas que podem tornar um pouco mais fácil o desafio de montar um jardim vertical em apartamento. Então, aproveite a leitura e aprenda mais.

Quais as vantagens de um jardim vertical?

Primeiramente, se você ainda está em dúvida sobre fazer um jardim vertical, trouxemos algumas vantagens dele que beneficiam toda a sua casa.

  1. Ele consegue deixar a temperatura do seu apartamento mais agradável, evitando até as ondas de calor que aparecem em algumas regiões no verão;
  2. Você vai perceber uma melhora na qualidade do ar que é decorrente da fotossíntese das plantas. Isso também ajuda bastante pessoas alérgicas e com problemas respiratórios, que passam a ter um melhor bem-estar;
  3. Uma temperatura mais apena também diminui a necessidade de ligar ar condicionado e ventilador, isso gera uma economia considerável na conta de luz;
  4. Plantas são capazes de absorver os sons externos. Por isso, a casa fica mais silenciosa com o ruído externo parcialmente bloqueado;
  5. O jardim vertical é, também uma forma de decoração capaz de deixar o lugar bastante aconchegante e convidativo. Além disso, como ele costuma ficar na parede, não ocupa tanto espaço do ambiente.

Jardim vertical – 6 dicas para montar o seu

Agora, vamos às dicas que separamos para ajudar você a montar a sua parede verde. Se você precisar de inspirações, também pode dar uma olhada no Pinterest para ter ideias de formas de montar o seu jardim vertical.

1. Invista na estrutura do jardim vertical

svg%3E - 6 Dicas de como montar um jardim vertical em apartamento

Primeiramente, não negligencie essa etapa e invista na estrutura da sua parede verde. Vamos mostrar algumas opções para você ter ideias e pensar com qual se identifica mais.

  • Treliça: é fácil de fixar na parede e costuma ser feita de madeira ou até PVC;
  • Garrafas PET: cada vez mais comum e uma maneira bastante sustentável de fazer a sua estrutura, você pode usá-las de forma suspensa ou até amarradas com algum tipo de corda;
  • Prateleiras: você pode colocar qualquer tipo de planta nelas e até aproveitar o espaço para pôr outros objetos, além de ser barato;
  • Pallets: são um material reaproveitado assim como as garrafas PET, eles são bastante versáteis e deixam a decoração com um aspecto bem aconchegante.

2. Faça uma correta escolha das plantas

svg%3E - 6 Dicas de como montar um jardim vertical em apartamento

Um dos principais fatores dos jardins verticais de apartamentos para garantir melhores resultados é a escolha das plantas. Isso faz toda a diferença para saber se essa parede verde irá vingar ou precisará rapidamente de ajustes.

Nesse contexto, é muito importante escolher mudas que se adaptem bem a apartamentos, que são ambientes mais escuros e, dependendo da região, com pouca umidade.

As samambaias, por exemplo, são uma ótima alternativa porque sobrevivem bem sem acesso direto à luz solar. Da mesma forma, as bromélias e a flor-de-maio também reagem bem à sombra. Por outro lado, você pode deixar bem exposta à luz opções como a lambari-roxo e a brilhantina.

Ou seja, escolha uma planta que agrade a você e fique bonita na área, mas que também se adapte à residência e consiga sobreviver bem no lugar.

3. Aposte na diversidade das espécies

svg%3E - 6 Dicas de como montar um jardim vertical em apartamento

Você pode investir em diversas espécies para o seu jardim vertical de apartamento. Primeiramente, isso deixa o ambiente mais bonito e com mais personalidade. Além disso, isso também facilita o próprio crescimento das plantas.

Quando você usa mais de uma espécie, pode colocar as plantas que precisam de mais água embaixo e as menos necessitadas de umidade na parte de cima. Com isso, as últimas mudas conseguem aproveitar a água que se acumula e vai passando de planta em planta até chegar nelas.

4. Preocupe-se com a irrigação

svg%3E - 6 Dicas de como montar um jardim vertical em apartamento

O sistema de irrigação varia com a estrutura escolhida por você para o seu jardim vertical. Ele pode ser barato e feito de forma improvisada ou pode ter uma maior estrutura em que você praticamente não precisará se preocupar com adaptações futuras. Tudo depende de quanto você pode investir no momento nesse sistema.

Uma maneira prática de promover a irrigação é fazer pequenos furos nos vasos das plantas para garantir que a água passará de uma para a outra.

Porém, você também pode optar por fazer uma obra na parede que garantirá essa irrigação de forma a atingir todos os espaços do seu jardim vertical, a chamada irrigação localizada que funciona por meio de gotejamento.

Nesse contexto, você pode usar uma mangueira que passe por cada vaso uniformemente. O cenário ideal acontece quando a parte hidráulica que alimenta essa irrigação fica logo ao lado da parede verde.

Apesar de isso ser bem prático no dia a dia quando você for regar as suas plantas, pode demandar alguma obra nas paredes antes de montar o seu jardim, o que pode gerar estresse e custos.

5. Considere fazer um jardim suspenso

svg%3E - 6 Dicas de como montar um jardim vertical em apartamento

Muitas pessoas fixam os vasos na parede, mas outra ótima alternativa é fazer um jardim suspenso, o que é uma tendência atual.

Para isso, considere usar materiais de qualidade que consigam aguentar bem o peso e a umidade. Depois, pendure as plantas no teto utilizando uma corda. Você pode até pintar essa corda se preferir deixá-la com mais cor e beleza.

Essa estratégia pode ocupar mais espaço do que montar o jardim na parede. Mas, ela muda bastante o local trazendo a sensação de conforto para a sua residência.

6. Aposte em itens renováveis na construção do seu jardim

svg%3E - 6 Dicas de como montar um jardim vertical em apartamento

Como falamos no tópico sobre estrutura, você pode utilizar itens renováveis em seu jardim como pallets e garrafas PET.

Primeiramente, isso impacta positivamente o ambiente porque evita um maior descarte de produtos, incluindo o plástico. Além disso, essa alternativa também consegue deixar a sua parede verde bem mais barata, porque você não precisa ir a lojas de arquitetura procurar objetos de decoração, que costumam ser relativamente caros.

Outra vantagem é que a sua casa fica com um toque rústico, o que aumenta a sensação de lar e de estar em um lugar confortável.

Por fim, é relativamente fácil usar essa estratégia porque você pode apostar em diversos itens renováveis. Nós citamos os pallets e as garrafas PET, mas outras ótimas opções são as caixas de feira, os canos de PVC e até caixinhas de leite.

Considerações finais

Montar um jardim suspenso em apartamento está super em alta tanto para a sala de estar quanto para outros lugares da casa como varandas e corredor.

Isso pode melhorar a sua qualidade de vida, sendo muito mais do que um extra na decoração da sua casa. Os jardins verticais melhoram a qualidade do ar, evitam o calor e até podem deixar a sua conta de luz mais barata.

Por isso, esperamos que você possa aproveitar as nossas dicas para encontrar uma solução que deixe o seu imóvel do jeito que você busca.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.