Vai até o dia 11 de setembro, a CASACOR SP que este ano comemora 35 anos. A mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo está sendo realizada no Conjunto Nacional, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, projetado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind.
São quase 10 mil metros quadrados, onde o masterplan, definido com a consultoria do escritório FGMF, preservou a beleza da estrutura existente e acomodou 59 ambientes.
A implantação abriga 30 estúdios e lofts, 7 jardins e ilhas de bem-estar, 5 operações de restaurante, bar e café, 5 banheiros unissex, 7 lojas e operações comerciais, além de 2 ambientes funcionais (bilheteria e lounge) e 2 áreas de exposições artísticas – uma interna e outra que recebe a Exposição CASACOR 35 anos – num espaço tão emblemático da arquitetura moderna.
O que você encontrará neste post:
CASACOR SP tem como tema o Infinito Particular
Os curadores da CASACOR, Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz, definiram o conceito do ano, sintetizados no tema “Infinito Particular” e convidaram o elenco da mostra a refletir sobre a necessidade de projetar ambientes que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual, a harmonia, o equilíbrio e o conforto.
Para homenagear o trabalho de todos esses arquitetos, paisagistas e designers de interiores a mostra criou uma alameda com seis salas especiais, nas quais nomes consagrados e com carreiras intrinsicamente ligadas à CASACOR puderam criar ambientes e expor toda sua criatividade. As salas, todas com 50m², recebem criações de Sig Bergamin, Rosa May Sampaio, Brunete Fraccaroli, Consuelo Jorge, Leo Shehtman e Marina Linhares.
O elenco conta ainda com Roberto Migotto, arquiteto convidado para celebrar a parceria mais longeva do evento, com a Deca, patrocinadora master; Marcelo Salum, que dá vida ao ambiente da tinta oficial do evento, Coral; Otto Felix que apresenta o ambiente da LG; Maurício Arruda, da Todos Arquitetura, que preparou um projeto exclusivo para o espaço da Duratex; e Nildo José, que experimentou nuances e texturas em seu ambiente assinado para a Cerâmica Portinari.
Quem participa da mostra ?
Ana Weege, Anete Weber e Rafaella Marques, da Architects + CO (Caio Bandeira e Thiago Martins), Bárbara Dundes, Beatriz Quinelato, Carlos Navero, Carolina Scarpelli, Catê Poli e João Jadão, Clay Rodrigues, Daniel Nunes, Edgar Rochell, Elaine Vilela, Fernanda Rubatino, Flávia Burin, Francisco Cálio, Frederico Cançado, Gabriel Fernandes, Gabriela Mendes, Gregory Copello, Gustavo Martins, Gustavo Paschoalim, Guto Andrade, Helô Marques, InTown Arquitetura (Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz), João Daniel Arquitetura, Joe Filho, Juarez Cruz, Karol Suguikawa, Larissa Abreu, Lidia Maciel, Lucas Takaoka, Luciano Zanardo, Mauro Contesini, Metro Arquitetos (Martin Corullon e Gustavo Cedroni), Monica Costa, Murilo Lomas, Patrícia Hagobian, Pedro Luiz de Marqui, Plantar Ideias (Felipe Stracci e Luciana Pitombo), Priscila Cox, Quintino Facci, Ricardo Abreu, Sabrina Salles, Samuel Angelo, Tufi Mousse, Vilaville Arquitetura (Gabriela Vilarrubia e Fabiana Villegas), Weiss Arquitetura (Barbara Garcia de Carvalho e Tide Junqueira) e Wesley Lemos.
Confira o projeto do ESTÚDIO AMORphous
O Estúdio AMORphous, assinado por Wesley Lemos é um dos destaque da edição. O estúdio de 37m² foi pensado para um casal que ama arte contemporânea, design brasileiro e literatura. A inspiração do projeto vem ao encontro do tema da mostra deste ano, “Infinito Particular”, de criar um estúdio que proporciona o convite ao ócio criativo e por meio da literatura e das artes plásticas, permite que o casal encontre o ‘elo particular que os une’.
Móveis de design assinado e objetos de arte ganham destaque no projeto, assinados por nomes de peso como Percival Lafer, Zanine de Zanine, Victor Vasconcelos, Paulo Alves, André Gurgel e Felipe Bezerra, além de galerias como Jaqueline Martins, Central Galeria, Verve Galeria e Constance Galeria, trazendo viva a efervescência da produção artística da América Latina. Peças como o tapete Lux Hemp Brown e a mesa de centro By Xstone, levam a assinatura do próprio Wesley, ambos de sua nova coleção de produtos, também chamada AMORphous.
Uma paleta de cores que prioriza os tons terrosos, do marrom ao tom de areia, e fortemente destacado pela forma AMORphous que foi projetado nas paredes da cor ‘Pote de Barro’. “Apenas ouço minha parte ancestral e deixo que a espiritualidade traduza os espaços, objetos, casas ou apartamentos num resgate da beleza simples, elegante e funcional”, explica Wesley.
O belo ambiente Prosa e Poesia
A arquiteta Flavia Burin, do Studio HA, marca sua estreia na CASACOR São Paulo 2022, com o espaço Prosa e Poesia. Com área total de 170 m² para uso comercial e voltado para apreciação do menu Ofner, a proposta de sua arquitetura de interiores revela-se como uma fenda no tempo que trafega entre o passado e o futuro. “Muito mais do que uma cafeteria, o foco do nosso projeto é ser o ponto de encontro das memórias vividas e permeadas com as aspirações de futuro. Através de cada elemento que trouxemos, a inspiração foi motivar nosso visitante a tirar do papel os desejos mais profundos para se tornarem presentes nessa vivência”, explica Flavia.
O espaço assinado pelo Studio HA promove a continuidade e a fluidez no design orgânico construído sob a rigidez do concreto que recebe áreas repletas de memórias afetivas. Composto por hall de entrada, mercearia, café, salão, cozinha e lounge externo, o espaço emana a atmosfera acolhedora de uma casa. Para tanto, a criação de pequenos lounges íntimos e arrojados com mobiliário exclusivo – entre mesas, sofás e poltronas – convidam o visitante a ser abraçado e envolvido pela experiência do café.
A Galeria Pirajuí
Unindo suas três paixões, a arquitetura, a arte e a natação , o arquiteto Carlos Navero faz sua primeira participação na CASACOR São Paulo. Ee fez uma homenagem especial à arquitetura modernista expressa nas referências que designaram a maior metrópole do Brasil. A começar pela exibição de uma gravura assinada pelo também arquiteto David Libeskind, autor do Conjunto Nacional, a partir do croqui original de 1955 do prédio.
Com pé-direito alto, linhas retas e iluminação flutuante, o espaço da Galeria Pirajuí, montada por Carlos Navero, foi projetado com pastilhas de porcelana 5 x 5 cm nas cores azul e rosa, remetendo ao edifício Louvre, datado de 1950, da Avenida São Luís, na região central.
Com a referência desse elemento, o profissional emulou uma semelhança imagética com piscinas de borda infinita e bancos com LED, propondo um mergulho estético nas artes expostas, que também estarão à venda durante todo o evento. Essas obras fazem parte do seu acervo pessoal e de outros colecionadores que concederam o ensejo de expor grandes preciosidades aos visitantes da mostra.
A arte estará presente também nos móveis que fazem parte do lounge da galeria, onde os visitantes poderão se acomodar em mobiliários assinados por Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin e Geraldo Barros.
A novidade da CASACOR SP
A CASACOR São Paulo lançou este ano as visitas guiadas. Todas as quintas-feiras, às 17h, o evento promoverá o passeio para um grupo de até 20 pessoas, que será recebido pela profissional especializada na área de arquitetura, Livia Saddi.
Durante a visita, que tem duração média de 2 horas, será possível conhecer os ambientes da mostra com profundidade, descobrir curiosidades sobre os projetos e ter mais informações sobre os profissionais e criativos envolvidos na 35ª edição paulistana, que acontece em um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, o Conjunto Nacional.
Serviço:
CASACOR São Paulo 2022
Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.
Horário de funcionamento: Terça a Sábado das 12h às 22h Domingos e Feriados das 11h às 21h
Bilheteria digital: https://casacor.byinti.com