revistaSIM Decoracao Boiserie DESTAQUE Credito Luis Gomes 1155x500 - Técnica Boiserie ajuda a deixar um ambiente ainda mais sofisticado

Técnica Boiserie ajuda a deixar um ambiente ainda mais sofisticado

Já ouviu falar na técnica Boiserie? O termo que ainda é um pouco conhecido está presente em diversos lugares através do seu uso na decoração de muitos ambientes. Boiserie é um método utilizado em projetos clássicos e contemporâneos, variando de acordo com a personalidade do cliente.

svg%3E - Técnica Boiserie ajuda a deixar um ambiente ainda mais sofisticado
O boiserie azul na parede da cabeceira trouxe vivacidade e elegância ao quarto (Foto: Luis Gomes).

Os arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, nos repassaram dicas de como utilizar o elemento na decoração e deixar o espaço ainda mais sofisticado.

De onde vem o termo?

A palavra, de origem francesa, pronuncia-se boaserrí e surgiu por influência de um movimento artístico que aconteceu entre os séculos XVII e XVIII, onde o elemento era muito comum em paredes da nobreza. O estilo passou por diversas modificações e é utilizado em diferentes propostas decorativas.

Qual o melhor material para Boiserie ?

svg%3E - Técnica Boiserie ajuda a deixar um ambiente ainda mais sofisticado
Destaque para a luminária utilizada (Foto: Luis Gomes).

O processo foi muito usado em madeiras. As boiseries podem ser encontradas também em gesso, cimento, cimento queimado, poliuretano e isopor. “O gesso é bacana para projetos mais contemporâneos, a madeira para os clássicos e o poliuretano e o isopor são os mais fáceis para a instalação”, conta o arquiteto Renato Andrade.

Quando usar o Boiserie?

O Boiserie pode ser utilizado em qualquer cômodo da residência. É necessário definir as cores e o estilo de acordo com a decoração de cada área.

Confira as dicas para aplicar na sua casa

Hoje, cores vivas, brilhantes e intensas são as mais empregadas com o elemento do décor, mas com muito cuidado para não pecar no excesso. Para deixá-las mais modernas, a dica é usar cores intensas e fortes como azul, verde e o amarelo. No entanto, se a intenção for manter um ambiente no estilo clássico, o uso de cores claras e neutras é o mais indicado.

svg%3E - Técnica Boiserie ajuda a deixar um ambiente ainda mais sofisticado
Os quadros chamam a atenção neste quarto (Foto: Luis Gomes).

Pensar no equilíbrio dos demais itens do projeto é importante para que o resultado não seja um ambiente sobrecarregado. Pesquise as opções disponíveis no mercado e escolha a que mais define a sua personalidade. “Linhas gerais, arabescos, bordas detalhadas e bordas arredondadas são as mais comuns e fáceis de se encontrar no mercado. Linhas retas remetem mais ao estilo moderno”, indica Renato Andrade.

A arquiteta Erika Mella, dá dicas de combinar itens de decoração com a técnica Boiseire, ” Quadros e pôsteres combinam bastante com a aplicação do efeito na parede. No entanto, uma dica interessante e que sempre destacamos em nossos projetos com boiseries também é na iluminação. Luminárias e pendentes também trazem um charme inebriante”, finaliza.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.