CABANA HAUT   We Arquitetos   foto rogerio maranhao25254 1 - Minimalismo é inspiração na CASACOR PE

Minimalismo é inspiração na CASACOR PE

Minimalismo e interação com a natureza são as inspirações da Cabana Haut, projetada pelas arquitetas Eduarda Jungmann, Camila Horta e Isis Almeida, da We Arquitetos, na CASACOR PE 2018. O ponto de partida do projeto foram as duas mangueiras existentes no terreno e a arquitetura sensorial, o morar sem excessos, onde a tecnologia está presente para gerar conforto.

CABANA HAUT   We Arquitetos   foto rogerio maranhao25254 8 - Minimalismo é inspiração na CASACOR PE
Projeto de Eduarda Jungmann, Camila Horta e Isis Almeida (Foto: Divulgação)

As arquitetas lançaram mão de linhas simples, utilizando os conceitos da experiência Haut. “Usamos a arquitetura escandinava como inspiração e apostamos na decoração aconchegante, com peças de designers brasileiros imprimindo sofisticação”, explica Eduarda. “Conforto, praticidade e conexão com o exterior como tendência para o morar contemporâneo, ponto convergente da nossa parceria com a Haut”, completa Camila.

CABANA HAUT   We Arquitetos   foto rogerio maranhao25254 6 - Minimalismo é inspiração na CASACOR PE
Decoração preza pelo aconchego (Foto: Divulgação)

A madeira é a protagonista do espaço e vem em superfícies grandes, no piso, nas paredes e no forro, proporcionando a sensação de amplitude e mantendo o espaço clean. A construção de linhas retas é internamente envelopada em revestimento laminado de madeira, com abertura central no teto (em vidro transparente) para interação com a natureza e uso da luz. Já a iluminação artificial é tratada com a mesma importância, para ajudar a manter o ambiente aconchegante durante a noite. “Trabalhamos duas escalas de altura do pé direito, uma com vidro na sala que permite ver a mangueira que faz sombra natural à cabana, e outra mais aconchegante no quarto”, explicam.

CABANA HAUT2 - Minimalismo é inspiração na CASACOR PE
Parede é internamente envelopada em revestimento laminado de madeira (Foto: Divulgação)

O projeto investe na modernidade e na tendência minimalista também na ambientação. A decoração do espaço de 50m² com sala/cozinha, suíte, banheiro e solarium buscou valorizar a forma natural dos materiais, contando com elementos têxteis, como o algodão e o linho, e com bancadas em pedra com acabamento natural. Por fim, uma fusão de quadros, obras de arte, livros, jogos de cerâmicas e peças antigas deram um toque de personalidade e transformaram o local em um verdadeiro refúgio.” Acreditamos que o design de interiores deve resgatar a essência da moradia, sem excessos mas com alma e personalidade”, defende Ísis.

CABANA HAUT - Minimalismo é inspiração na CASACOR PE
Elementos têxteis, como o algodão e o linho, e com bancadas em pedra com acabamento natural compõem o espaço (Foto: Divulgação)

O que você encontrará neste post:

Acolhedor e contemporâneo

As arquitetas Marina Machado e Kareny Melo, do Studio M2, assinam o Closet e o Banheiro do Casal.  O projeto traz um ambiente acolhedor e contemporâneo. Aço, mármore e madeira se sobressaem, aliados a uma iluminação mais quente, ajustada por meio de automação e que confere mais conforto.

banheiro closet3 - Minimalismo é inspiração na CASACOR PE
Ambiente trabalha com peças contemporâneas (Foto: Divulgação)

“Buscamos uma pegada clássica e moderna, utilizando estrutura de aço e espelhos, tendo o mármore como ponto alto. Na paleta de cores, apostamos nos tons neutros, principalmente no bege. No entanto, elementos como madeira e cimento queimado também se destacam”, explica Mariana.

banheiro closet4 - Minimalismo é inspiração na CASACOR PE
Clássico e moderno juntos (Foto: Divulgação)

A contemporaneidade do espaço se traduz no uso de estruturas como o aço – que em contraponto com o mármore a madeira – confere leveza, equilibrando beleza, conforto e funcionalidade. “Queríamos propor uma experiência. Atualmente as pessoas não procuram mais um produto, elas querem experimenta, vivenciar. Nossa proposta no Closet-Banheiro é aguçar os sentidos. No banheiro, por exemplo, propomos levar um SPA para dentro da casa”, diz Kareny.

banheiro closet2 - Minimalismo é inspiração na CASACOR PE
Shower plants tem o verde numa parede de musgo (Foto: Divulgação)

Elas também apostaram no shower plants. Em uma área do banheiro, próximo à banheira, foi erguida uma parede de musgo e, junto à penteadeira, um verdadeiro jardim de orquídeas.

banheiro closet - Minimalismo é inspiração na CASACOR PE
Orquídeas junto à penteadeira espalha mais verde no ambiente (Foto: Divulgação)

Um novo olhar

O ordinário que se torna algo notável. Esse foi o ponto de partida na concepção do projeto da Sala de Jantar Hulha, do arquiteto Rodrigo Fagá. É a primeira vez do alagoano na CASACOR PE e ele trouxe um olhar diferente sobre o ambiente e sobre os materiais usados na composição.

MGL9095 - Minimalismo é inspiração na CASACOR PE
A Sala de Jantar torna-se um lugar de reflexão (Foto: Divulgação)

Rodrigo tomou partido, além do minimalismo, do intimismo, trazendo um lugar de reflexão e desfrute da arte. O próprio espaço torna-se um objeto artístico quando se pensa no cuidado que Rodrigo teve ao trabalhar a madeira que reveste a parede, dando um banho de negro fosco sobre ela, através da carbonização do pinus. Ou quando se vê sobre a mesa um verdadeiro banquete de arte, como ele mesmo faz questão de ressaltar, com peças do Véio, de Ramon, ao lado de cabaças e outros objetos adquiridos no Mercado de São José e também carbonizados.

MGL9096 - Minimalismo é inspiração na CASACOR PE
Rodrigo Fagá oferece um banquete de arte aos pernambucanos (Foto: Divulgação)

“É com muito respeito que eu apresento esse trabalho. Quis trazer um novo olhar ao originalmente simples”, reforça.

Aconchego

Um lugar intimista que convida as pessoas a conversar, degustar e apreciar o restaurante a uma luz baixa e aconchegante. Esse é o restaurante dos arquitetos Thiago Valença, Renata Paraíso e Manuela Pires. O espaço, que também aposta no minimalismo, traz o concreto bruto, o aço e uma paleta escura contrastando com tons de ouro velho, trazendo elegância nos pequenos detalhes.

restaurante4 - Minimalismo é inspiração na CASACOR PE
Restaurante dos arquitetos Thiago Valença, Renata Paraíso e Manuela Pires (Foto: Divulgação)

O amplo pé direito faz o salão respirar e se comunicar com o deck exterior, que com uma frondosa mangueira oferece sombra perfeita, protegendo o edifício e fazendo uma composição ideal de natureza e arquitetura.

restaurante3 - Minimalismo é inspiração na CASACOR PE
Concreto bruto, o aço e uma paleta escura contrastam com tons de ouro (Foto: Divulgação)

CASACOR PE

Av. 17 de Agosto, 1112, Casa Forte

De 21.09 a 4.11/2018

Terça a sexta – 16h às 22h

Sábados – das 13h às 22h

Domingos e feriados – das 13h às 21h

Leia também:

CASACOR PE: arquitetura, design e verde

A tecnologia a serviço da arquitetura na CASACOR Pernambuco

Memória afetiva compondo espaços na CASACOR PE

Decoração de quartos de criança em alta na CASACOR PE e PB

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Cidades Esponjas Destaque Credito Turenscape Divulgacao 390x390 - Minimalismo é inspiração na CASACOR PE
Você já ouviu falar em Cidades-esponja?