revistaSIM Consultoria Online Destaque Credito Rido Shutterstock - Consultoria Online movimenta o setor da arquitetura

Consultoria Online movimenta o setor da arquitetura

O mundo teve que se readaptar por causa da pandemia causada pelo Covid-19. As pessoas passaram a trabalhar em esquema de Home Office e muitas outras passaram a ter mais tempo para apreciar o seu lar, o que nos leva a outro ponto que já abordamos aqui que foi o crescimento da decoração afetiva. E com essa busca pelas melhorias da casa, cresceu a procura por uma consultoria online de arquitetura.

revistaSIM Consultoria Online Consultoria Credito PR Image Factory Shutterstock - Consultoria Online movimenta o setor da arquitetura
Os arquitetos tiveram que reformular boa parte dos seus trabalhos ( Foto: Factory/Shutterstock).

Os arquitetos acostumados a dias de obras, reuniões no escritório e visitas aos clientes tiveram que remodelar a maneira de trabalhar e a solução encontrada foi o serviço de consultoria online, como conta a arquiteta Bárbara Poças, “ Buscamos sempre transformar a casa do cliente em um local ainda mais confortável e aconchegante. Pensando em um projeto que tenha a cara dele, estudando as suas necessidades através da consultoria online”.

revistaSIM Consultoria Online Foto 13 - Consultoria Online movimenta o setor da arquitetura
O cantinho do quarto de solteira criado pela arquiteta Bárbara Poças ( Foto: divulgação).

Mas também existem os escritórios que já ofereciam esse serviço há mais tempo, quando ainda ninguém tinha escutado falar em Covid-19. É o caso da Plano A Arquitetura, de Mônica Beltrão e Rosana Marcolino. “ A ideia da Consultoria online já estava na gaveta desde o início do escritório e em 2019 conseguimos implantar. Parecia que estávamos adivinhando o que estava por vir! Temos dois tipos de consultoria, a online e a In loco. Antes da pandemia, as consultorias online eram em torno de 20% do total dos projetos, hoje, está em torno de 60%”, revela Mônica. 

revistaSIM Consultoria Online Foto 3 - Consultoria Online movimenta o setor da arquitetura
O projeto desta sala foi feito pela consultoria online da Plano A Arquitetura ( Foto: divulgação).

O funcionamento da consultoria online

O trabalho da consultoria online funciona através dos aplicativos de comunicação e de muita tecnologia, o que facilitou e muito esse serviço. “ Fazemos reuniões por aplicativos online. É bom porque conseguimos conversar com as pessoas, vê o rosto delas e isso cria uma empatia, o que facilita o andamento do processo. Após essa conversa, busco entender suas necessidades e eles vão mostrando através de imagens os pontos da casa que irão passar pela transformação. Com a consultoria online os projetos mais simples podem alcançar mais pessoas, porque o custo fica mais em conta e viabiliza para pessoas que não tem um valor tão alto para investir, mas que mesmo assim ainda podem organizar a casa da maneira que sonharam”, aponta Bárbara.

revistaSIM Consultoria Online Foto 2 - Consultoria Online movimenta o setor da arquitetura
Peça de um projeto de arquitetura desenvolvido em consultoria online pela Plano A Arquitetura ( Foto: divulgação).

Para atender os clientes, as arquitetas da Plano A realizam videochamadas e os clientes mandam fotos e vídeos dos ambientes. “ Mantemos muito contato durante todo o processo. Aqui no escritório sempre tivemos como premissa estarmos totalmente sintonizadas com as possibilidades que a tecnologia nos proporciona. Tanto em relação ao relacionamento com os clientes, quanto nas formas de apresentação de projetos, que mostramos em realidade virtual, fazendo com que o cliente se sinta dentro do ambiente, antes mesmo dele estar pronto”, conta Mônica. 

As lições aprendidas

revistaSIM Consultoria Online Foto 10 - Consultoria Online movimenta o setor da arquitetura
Foto de um cantinho de home office em 3D. O projeto foi criado pela Plano A Arquitetura ( Foto: divulgação).
revistaSIM Consultoria Online Foto 12 - Consultoria Online movimenta o setor da arquitetura
O outro lado do projeto desenvolvido por Bárbara Poças ( Foto: divulgação).

“O nosso grande aprendizado com tudo isso é que não temos barreiras para realizar o que sonhamos. Para nós, os pontos positivos são a agilidade do processo, por ser mais prático, e também o fato de ser mais acessível financeiramente, acabamos atingindo um público que antes não pensava em contratar um arquiteto. O ponto negativo é que acabamos não tendo tanto controle do resultado final, pois a fase de execução é 100% por conta do cliente, por mais que nós estejamos disponíveis para tirar dúvidas, o cliente pode acabar fazendo algumas alterações na hora da execução”,explica Mônica.

Para Bárbara Poças, resiliência é a palavra-chave nesse momento. “Perdemos muito mais do que ganhamos, mas veio muito aprendizado disso tudo e abrimos um leque para seguirmos com alguns atendimentos online. Porque nem toda reunião é necessariamente presencial, o que pode gerar ganho de tempo (evitando deslocamentos, por exemplo) em projetos do dia-a-dia”.

Portanto, com o novo “normal” que estamos vivendo, a consultoria online abre um grande leque de opções tanto para os arquitetos quanto para a população. E isso mostra que o se reinventar nunca esteve tão em alta quanto agora. Esse conteúdo te ajudou? Conta para gente!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
curso-de-arquitetura-urbanismo
Curso de Arquitetura e Urbanismo: tudo o que você precisa saber!