Apartamentos compactos: como otimizar os espaços

NewAgeMichigan doob arquitetura Foto Julia Ribeiro 47 897x494 - Apartamentos compactos: como otimizar os espaços

Um apartamento de 35 m² parece pequeno para viver com conforto e bem-estar. Mas, em uma cidade com a correria de São Paulo, praticidade é a melhor palavra para defini-lo. O projeto assinado pelas arquitetas Beatriz Ottaiano e Daniele Okuhara, da doob arquitetura, traduz exatamente esse espírito. “Com uma atmosfera bem jovem, essa prática moradia está totalmente alinhada como uma rotina movimentada, como a da capital paulista. Por isso, além de soluções práticas, os ambientes ganharam cores que acrescentam personalidade e aconchego”, revela Daniele.

NewAgeMichigan doob arquitetura Foto Julia Ribeiro 7 - Apartamentos compactos: como otimizar os espaços
Arquitetas buscaram soluções práticas (Foto: Julia Ribeiro)

O layout livre, praticamente sem divisões, norteou o projeto. Assim, a parede que delimitava varanda foi demolida e após o fechamento de vidro, o ambiente pôde ser integrado ao resto do apartamento.  Essa união permitiu tirar o máximo proveito da metragem enxuta, colaborando ainda mais com a amplitude visual do imóvel. “Entre os destaques do projeto está a combinação do design de interiores com a otimização dos espaços através da marcenaria sob medida. Sem investir numa obra radical, transformamos os espaços equilibrando prazo e custos”, revela Beatriz.

NewAgeMichigan doob arquitetura Foto Julia Ribeiro 47 - Apartamentos compactos: como otimizar os espaços
Projeto traz layout livre, quase sem paredes (Foto: Julia Ribeiro)

Como saída para evitar grandes alterações estruturais, as arquitetas evitaram o máximo de quebra-quebra mantendo os revestimentos originais do banheiro e das paredes da cozinha. A dupla investiu no piso vinílico para compor a cozinha e a varanda, garantindo a sensação de amplitude e facilitando a limpeza. “Ao invés do quebra-quebra para trocar os revestimentos da cozinha, trouxemos cor na marcenaria, combinando diferentes laminados, o Carvalho Hanover, da Duratex, e o tom petróleo da Formica”, explica Daniele.

NewAgeMichigan doob arquitetura Foto Julia Ribeiro 43 - Apartamentos compactos: como otimizar os espaços
Marcenaria colorida combinando diferentes laminados (Foto: Julia Ribeiro)

A marcenaria também ajudou a trazer praticidade para o projeto. Além de armários que seguem do piso ao teto para aproveitar ao máximo a metragem do apartamento, as soluções sob medida reaparecem no móvel que funciona como divisão entre a cozinha e a sala, atendendo os dois espaços. Fixada num suporte giratório, a TV é vista por quem está nos principais ambientes.

NewAgeMichigan doob arquitetura Foto Julia Ribeiro 19 - Apartamentos compactos: como otimizar os espaços
Para poupar espaços, alguns móveis bem colocados funcionam como divisórias (Foto: Julia Ribeiro)

A parede de elementos vazados, formada por peças de concreto pintadas (NeoRex), é outra atração do imóvel. “Os elementos vazados demarcam as áreas sem impedir a passagem de iluminação natural, além de manter a amplitude visual do estúdio”, revela Beatriz.

NewAgeMichigan doob arquitetura Foto Julia Ribeiro 9 - Apartamentos compactos: como otimizar os espaços
Elementos vazados demarcam áreas sem impedir passagem da iluminação (Foto: Julia Ribeiro)

No banheiro, revestimentos, louças, metais e bancada foram todos mantidos para otimizar os custos da obra. “O armário superior foi um recurso usado para conquistar mais praticidade. Já o espelho, instalado de uma ponta a outra, traz amplitude e recebe uma iluminação com minidicróicas, muito útil nas tarefas do dia a dia”, finaliza Daniele.

NewAgeMichigan doob arquitetura Foto Julia Ribeiro 44 - Apartamentos compactos: como otimizar os espaços
Espelho traz a sensação de amplitude no banheiro (Foto: Julia Ribeiro)

 

 

doob arquitetura

R. Turiassu, 591, conjunto 102, São Paulo

Fone.: (11) 2528-2258

www.doobarquitetura.com

@doob.arquitetura

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *