Um apartamento compacto foi o ponto de partida das arquitetas Fabiana Silveira e Patrícia de Palma, do escritório SP Estúdio que em 80m². As profissionais desenvolveram um lar aconchegante, que preservou a identidade e personalidade dos moradores.
As arquitetas alteraram algumas disposições da planta original do apartamento compacto e construíram uma parede para isolar o ambiente do quarto. Elas englobaram o banheiro que existia nesse espaço, criando assim uma suíte.
O que você encontrará neste post:
A iluminação do apartamento compacto
O apartamento compacto conta com janelas em toda a parede lateral, o que proporciona muita iluminação e ventilação natural para o ambiente. Aqui toda a distribuição da iluminação foi feita com trilhos e spots direcionáveis na cor preta. Além da iluminação geral, foram incluídos pontos de iluminação indireta na marcenaria, com fitas de LED e luminárias decorativas com conceito industrial.
A aposta nos tons de azul
Os tons de azul são os destaques na paleta cinza. Por exemplo, o azul bic das portas para o lavabo e área íntima e o sofá em azul médio. Além disso, o material predominante é o cimento, que aparece no piso, na laje e no pilar.
Destacando a personalidade dos moradores
Na entrada do apartamento compacto, um aparador vintage que funciona como apoio para os capacetes dos moradores. Além disso, na parede com pilar aparente é possível visualizar a arte de Giuliano Martinuzzo. A bicicleta dos moradores foi incluída na decoração. As arquitetas propuseram deixá-la como destaque, logo na entrada.
O desafio do apartamento compacto
O principal desafio da dupla foi chegar ao resultado estético final desejado. Com poucos elementos e que estivessem ali porque realmente necessitavam estar, mas acima de tudo sem excessos.
Portanto, no nosso site, você confere outros projetos de apartamentos compactos e outros nem tão compactos assim.