Divulgação 02  JRG 1 e1507672720317 - José Roberto Gouveia lança livro sobre bairro do Recife
O arquiteto José Roberto Gouveia lança livro "Bairro do Recife – Sentidos, Imaginação e Emoção”. Foto: Divulgação

José Roberto Gouveia lança livro sobre bairro do Recife

A rotina no bairro do Recife fez o arquiteto José Roberto Gouveia observar as nuances, belezas e vitalidade do local. Foram três anos constatando e registrando o lugar como fonte inesgotável de experiências culturais, sociais e políticas, e isso desencadeou a necessidade de materializar esse olhar, inicialmente, através de fotografias publicadas na página pessoal do Instagram, e agora, por meio do livro Bairro do Recife – Sentidos, Imaginação e Emoção.

Capa Livro 300x300 - José Roberto Gouveia lança livro sobre bairro do Recife
Livro foi lançado na quarta-feira (05), no Museu da Cidade do Recife. Foto: Divulgação

 

A edição é rica em fotos de prédios restaurados e não restaurados, de edifícios seculares e contemporâneos, de construções em ruínas, onde a vegetação brota e se espalha pela fachada, e de recortes mais conceituais. Todos os registros são de autoria de José Roberto Gouveia. “A obra é uma celebração ao bairro. Esse é o espírito do livro. É um homenagem ao recifense que vai se identificar com todos os aspectos que apresento, além de ser uma maneira de tornar coletivo as informações que pulsam no lugar”, explica o autor.

Divulgação 04 300x300 - José Roberto Gouveia lança livro sobre bairro do Recife
O livro o olhar do arquiteto através de fotos que registram os vários pontos do bairro. Foto: José Roberto Gouveia

Do ponto de vista arquitetônico, um das perspectivas apresentadas, o arquiteto destaca os contrastes existentes entre os prédios antigos e novos. “O espaço construído e até mesmo o não construído revela muito sobre a cidade e o contato que as pessoas têm, as experiências que podem ter e o que isso pode definir em cada um”, afirma. “Isso é um assunto que pretendo abordar em outro livro onde a ideia é falar sobre a relação do homem com o entorno dentro do viés da arquitetura”, completa.

O prefácio é escrito historiadora Marcília Gama, enquanto que o artista plástico Roberto Lúcio faz uma análise na contracapa. “Através de sua lente, o autor captura fragmentos, flagrantes, formas, luzes e sombras, que se movimentam em um tempo fluido, pouco perceptível no cotidiano apressado do dia a dia”, observa Marcília. “Há prédios no livro para os quais ninguém olharia, mas que nem por isso estão desvitalizados. Ali tem história, tem a marca das pessoas e do tempo. Informamos os seus usos e transformações possíveis”, comenta Roberto.

Divulgação 02  JRG 1 e1507672720317 - José Roberto Gouveia lança livro sobre bairro do Recife
O arquiteto José Roberto Gouveia lança livro “Bairro do Recife – Sentidos, Imaginação e Emoção”. Foto: Divulgação

Novos projetos

José Roberto Gouveia dá continuidade ao tema central do livro através do perfil @bairrodorecife, no Instagram, e na construção de novos projetos, como um novo livro com um outro olhar do bairro e uma instalação urbana para gerar dinamismo e interatividade com o público. “São ideias que vão trazer as várias camadas de um mesmo assunto e provocar um intimidade ainda maior com o lugar e as pessoas. Sou versátil e gosto de trabalhar das perspectivas micro até macro. Gosto de abrir um leque possibilidades que valorize do detalhe as coisas grandiosas”, afirma.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.