Cecilia Dale Urban Jungle 3 1155x770 - Urban Jungle: o verde da floresta dentro de casa

Urban Jungle: o verde da floresta dentro de casa

Apartamentos compactos em centros urbanos cada vez mais estrangulados combinam com florestas dentro de casa? Quem não apostava em ideia como esta tem que rever os conceitos. A urban jungle, ou floresta urbana, está reinventando os espaços, aproximando o verde da natureza para os moradores das metrópoles.

Confira as dicas

Cecilia Dale Urban Jungle 2 1024x683 - Urban Jungle: o verde da floresta dentro de casa
Em destaque um dos cantinhos criados pela arquiteta Cilene Monteiro Lupi que usou o verde na sua decoração ( Foto: Murillo Mendes)

O primeiro passo é definir quais tipos de plantas se quer e onde elas serão mantidas. Para as de sol, varandas; para as de sombra, ambientes com menos incidência de luz direta. A escolha pelo verde em casa,de acordo com os que seguem a proposta,baseia-se na biofilia. A teoria defende que,ao longo da evolução humana, fomos programados para amar tudo o que é vivo. Por isso, a sensação de conforto e prazer no contato com a natureza.

A urban jungle leva a esse encontro, priorizando o verde. As pétalas podem aparecer como toques de cor, mas as folhas verdes são as verdadeiras protagonistas. E vale tudo: de paredes verdes e árvores frutíferas dentro de casa até simples vasinhos agrupados em aparadores e prateleiras. Para quem não leva muito jeito para jardinagem, as plantinhas mais resistentes, como cactos e suculentas são uma boa alternativa.

Confira a palavra do especialista

Luciano Lacerda, paisagista pernambucano, explica que os que buscam uma floresta urbana olham cada espaço como uma possibilidade de acolher o verde. “Não existe lugar perdido. Existe um local que pode receber um elemento vivo dentro de casa. Podemos pendurar (de baixo para cima ou de cima para baixo) ou trazer no chão. Muitas dessas pessoas que desejam esse tipo de ambiente moravam em casa e mudaram para apartamento. Geralmente adensamos as plantas e os vasos para obter o aspecto de jardim desconstruído e orgânico. É a sensação de vida mesmo em casa”, explica.

As folhas também podem estar presentes em forma de estampas, espalhadas pelos objetos do cotidiano, como louças, almofadas, papéis de parede, gravuras, ou o que a criatividade permitir. Trabalhar com essas possibilidades proporciona o clima de tranquilidade e harmoniza o ambiente. Materiais naturais e mais rústicos remetem à floresta e também compõem muito bem a decoração. Peças de rattan, bambu e madeira são uma ótima escolha, além de tecidos com
textura, como o linho. O verde e as suas cores primárias, amarelo e azul, também trazem ótimos resultados para os urban jungles.

O que usar no Urban Jungle?

Cecilia Dale Urban Jungle 1 683x1024 - Urban Jungle: o verde da floresta dentro de casa
A arquiteta Cilene Monteiro Lupi decorou a varanda com mobiliários e objetos da Cecilia Dale ( Foto: Murillo Mendes)

Primeiro de tudo pense em um criar uma decoração afetiva. Em seguida, certifique entre as espécies de verde mais usadas nas composições das urban jungles, as trepadeiras têm tido muita aceitação, porque podem adaptar-se a lugares com espaços mais reduzidos, por espalharem-se nas molduras dos jardins verticais, sem precisar estar presas ao chão ou a vasos. Para o adensamento, os filodendros, palmeiras, costelas de adão, jiboias pendentes, comigo-ninguém -pode – por terem a mesma exigência hídrica (quantidade de rega). “Isso é muito importante. Portanto, não adianta encher o apartamento de plantas com a mesma forma de rega e entre elas uma que exige outro tipo de tratamento (uma que não quer água ao lado de outra que pede muita água). Isso vai trazer danos, porque ou você mata uma de sede ou a outra afogada”, orienta Luciano.

Para as áreas que recebem mais luz, ele sugere fruteiras, como as pitangueiras, jabuticabeiras,limoeiros (taiti e siciliano). Para auxiliar as trepadeiras, uma dica: telas de proteção de janelas servirão de ótimo anteparo, para que a planta se adapte e cresça com liberdade. O jasmim de cera é uma indicação que, além de trazer beleza e ser resistente, traz um perfume delicioso ao ambiente.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Decor Afetiva Destaque Credito Patrick Perkins Unsplash 390x390 - Urban Jungle: o verde da floresta dentro de casa
Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!