Organizar apartamento pequeno
Projeto Oliva Arquitetura – Foto: Julia Ribeiro

Organização de apartamento pequeno: veja 5 dicas que irão te salvar

Última atualização:

A dinâmica da construção moderna mudou e as residências térreas e apartamentos das grandes cidades e até do interior, diminuíram suas dimensões. Neste cenário ficou cada vez mais difícil guardar tudo que você precisa neste espaço reduzido. As arquitetas, Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça, do escritório Oliva Arquitetura, separaram dicas para organizar apartamento pequeno com toques especiais de decoração.

“Cada centímetro usado de forma errada implica em menor área útil para aproveitamento dos moradores”, conta Fernanda

Como organizar apartamento pequeno: Analise sua rotina

A análise da rotina é fundamental antes de tomar qualquer iniciativa em direção organização. Após este primeiro estudo, as arquitetas aconselham a separação em dois grupos: Organizados e não organizados, sendo indicado o uso de prateleiras e nichos para o primeiro grupo e gavetas e portas para o segundo, assegurando assim que as coisas fiquem guardadas e não aparentes.

Sempre indico uma reflexão baseada no dia a dia do cliente ou da família que habitará o apê”, alerta, Bianca.

Organização da entrada

Image 2 673x1024 - Organização de apartamento pequeno: veja 5 dicas que irão te salvar
Nesse projeto, as arquitetas do escritório Oliva Arquitetura criaram um nicho em ‘L’ para guardar as chaves, receber os sapatos que devem ficar na entrada da casa. Foto: Mariana Orsi

A entrada de uma residência ou apartamento pode ter muita utilidade quando utilizada de forma inteligente. Que tal investir em um lugar especial onde você possa guardar objetos que podem não ter locais específicos, fazendo com que este ambiente, pouco utilizado, passe a ter uma função importante. Na foto ilustrada o escritório Oliva Arquitetura, criou um nicho em “L”, para que chaves e sapatos tenham o seu local ideal e não fiquem espalhados pela casa.

Separação de objetos em grupo

Por mais que o apartamento seja pequeno, os objetos necessitam ter o seu lugar próprio para que não sejam perdidos. Uma forma ideal de organização neste caso, é a categorização das peças, reforçando a ideia de que cada coisa deve ter o seu lugar. Os objetos de uso mais frequente, devem ficar em lugares mais fáceis e expostos, o oposto, em lugares menos visíveis.

“Deixar objetos espalhados sem um lugar específico para ser guardado atrapalha na rotina dos moradores e acaba passando a impressão de que o apartamento é ainda menor”,conta Elisa Ju.

Peças separadoras ajudam a organizar apartamentos pequenos

Image 3 60x60 - Organização de apartamento pequeno: veja 5 dicas que irão te salvar
Projeto: Oliva Arquitetura Foto: Julia Ribeiro

Esta dica não serve apenas para organizar apartamento pequeno, mas de todos os tamanhos e pode ser utilizado em escritórios e empresas. As peças organizadoras são essenciais na hora de categorizar os objetos e um exemplo bastante comum é o separador de talher, que deixa sua gaveta com uma cara ótima, sugere o trio do Oliva Arquitetura.

Na cozinha, por exemplo, o porta-talheres cumpre muito bem essa função. Com desenhos diferentes que variam de acordo com cada gaveta, fica mais fácil categorizar os talheres e objetos de acordo com o uso e ainda ajuda a visualizar o conteúdo de forma mais clara”,exemplifica Fernanda Mendonça.

Marcenaria na medida certa

Image 1 683x1024 - Organização de apartamento pequeno: veja 5 dicas que irão te salvar
Projeto: Oliva Arquitetura Foto: Julia Ribeiro

Ter um móvel sob medida ou funcional, pode ser ideal para quem mora em apartamento pequeno, pois ele irá se adequar perfeitamente ao espaço reduzindo e ainda irá proporcionar um local para guardar o seus objetos. Veja agora duas dicas que as arquitetas deixaram para você.

Dicas para organizar quarto pequeno

Para quartos reduzidos, o ideal é ter móveis sob medida, como exemplo um guarda-roupa de tamanho adequado, bem distribuído e que ainda caiba todas as suas roupas e sapatos. Outra ideia interessante é a utilização de cama-baú, onde você pode aproveitar para guardar cobertores, roupas de cama e até travesseiros. 

Dicas para organizar banheiro pequeno

Quando se fala em organizar apartamento pequeno, já espera que o banheiro seja o menor cômodo da casa. Muitas pessoas entram em pânico só de pensar na quantidade de objetos e no pouco espaço que existe. O trio Oliva Arquitetura, aconselha a utilização de armários superiores, fechados e com portas espelhadas, sobrando espaço para movimentação na parte inferior.

Com essas dicas geniais, você não precisa mais ter medo de organizar o seu apartamento pequeno, pois mesmo que ele seja reduzido, você irá conseguir colocar tudo no lugar sem deixar de lado o estilo.

Gostou do nosso conteúdo? Quer sugerir alguma pauta? Deixa o teu comentário!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
6 Iluminacao Natural Suradech Singhanat 390x390 - Organização de apartamento pequeno: veja 5 dicas que irão te salvar
Iluminação natural: confira as dicas e saiba como aproveitá-la ao máximo