Coleção Carlos Augusto Lira Arte Popular Artesanato - A paixão de Carlos Augusto Lira pela arte popular

A paixão de Carlos Augusto Lira pela arte popular

Um país inteiro em cinco mil peças. Um amor descoberto entre os brinquedos de menino e alimentado ao longo de 40 anos, ganhando proporções gigantescas. Essa é a história do arquiteto  Carlos Augusto Lira e a sua paixão pela arte popular. Paixão que lhe rendeu uma coleção invejável de objetos produzidos por artistas de todos os cantos.

carlos augusto lira arquitetura acervo arte popular 1024x683 - A paixão de Carlos Augusto Lira pela arte popular
A coleção do arquiteto Carlos Augusto Lira (Foto: Lucas Oliveira/Revista SIM!)

De tão grande o acervo, Carlos viu-se diante da impossibilidade de guardá-lo em casa. Alugou um galpão no Recife, onde obras de nomes como Nuca, Galdino, Mestre Vitalino, Ana das Carrancas, Véio e Luzia Dantas dividem espaço, preservando a memória e a cultura popular brasileira. “Mas guardar apenas não me deixava feliz. Do que adianta se não se convive com a arte? Não quis apenas juntar essas coisas para manter trancadas. Quero que as pessoas também tenham acesso. Conheçam esses artistas, o que eles fazem e entendam como a nossa arte popular é imensamente rica”, diz.

carlos augusto lira arquitetura acervo arte popular pernambucana - A paixão de Carlos Augusto Lira pela arte popular
Em casa, Carlos Augusto Lira convive diariamente com a arte popular (Foto: Lucas Oliveira/Revista SIM!)

O que você encontrará neste post:

A Coleção

A imensa coleção teve início na época em que Carlos trabalhava com Acácio Gil Borsoi e Janete Costa e foi levado para fiscalizar obras no Piauí. “Foi um desafio profissional e uma experiência de vida. Me abriu o mundo dos grandes artistas do Piauí, como os mestres Dezinho, Expedito e Cornélio. Esse mundo e a convivência com Janete foram abrindo portas, aumentando a curiosidade e a vontade de juntar. Eu não dizia que colecionava. Eu dizia que juntava coisas”, relembra.

carlos augusto lira arquiteto acervo arte popular pernambuco 1024x683 - A paixão de Carlos Augusto Lira pela arte popular
Peças do artista paraibano Pituca na sala superior da residência do arquiteto (Foto: Lucas Oliveira/Revista SIM!)

Atualmente, a coleção do arquiteto soma mais de 5 mil peças, 4.500 guardadas na Reserva Técnica, no bairro dos Torrões, no Recife. A curadora, doutora em antropologia Ciema Silva de Mello, diz que a coleção tem a seu favor a autonomia de gosto de seu proprietário. Capaz de gostar por conta própria, sem a preocupação da maioria sempre predisposta ao objeto unânime, seriado como parafusos.

carlos augusto lira arte popular arquiteto pernambuco 1024x683 - A paixão de Carlos Augusto Lira pela arte popular
Mulher Piranha, do alagoano Petrônio, em madeira policromada (Foto: Lucas Oliveira/Revista SIM!)

“Carlos Augusto tem consciência de que a forma de cada objeto foi, antes de materializar-se, a intenção de seu artífice. É por isso que, em sua coleção, a forma aparece respeitosamente precedida pela memória do artista”, conta Ciema.

 

carlos augusto lira arte artesanato acervo pernambuco 1024x683 - A paixão de Carlos Augusto Lira pela arte popular

Coleção está bem guardada, entre a casa do arquiteto (em Apipucos) e a Reserva Técnica, nos Torrões (Foto: Lucas Oliveira/Revista SIM!)Hoje, Carlos Augusto alimenta o sonho de um dia abrir a sua Reserva Técnica à visitação do público. Vai cuidando com muita atenção e afeto de todos os seus companheiros de uma jornada, que já soma mais de 40 anos. “Um dia juntei alguns deles, coloquei à mesa e fomos celebrar com um jantar. Eles são mais do que obras de arte, moram comigo, fazem parte da minha vida”, encerra.

Carlos Augusto Lira

Praça de Casa Forte, 324 – Casa Forte – Recife-PE

Fone: (81) 3268-1360

 

Veja também:

Jean-Michel Bouhours encontra a arte popular no Recife

A Lírica de Carlos Augusto Lira

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Arquitetura CasaCor 2020 Romero Duarte Home Office Destaque Credito PH Nunes 390x390 - A paixão de Carlos Augusto Lira pela arte popular
Home Office de Romero Duarte aposta em ressignificar a casa