revistasim casacor pe Livraria Cepe Studio eme capa - CASACOR Pernambuco investe em ambientes externos gratuitos

CASACOR Pernambuco investe em ambientes externos gratuitos

A CASACOR Pernambuco 2021 está cheia de novidades este ano, como os ambientes externos gratuitos ao público. Os ambientes externos  são: a Livraria da Cepe, o Bar Vivix + Carvalheira, o Café Santa Clara, o Espaço Gourmet Copergás e a loja de artesanato popular do Sebrae + Adepe.

É uma forma de ressaltar o tema da mostra este ano, que é  “A Casa Original”, despertando nas pessoas a necessidade de uma pausa em um mundo de excessos. Portanto, aqui abaixo, você confere os detalhes dos ambientes externos da CASACOR Pernambuco. Confira! 

Confira os ambientes externos da CASACOR Pernambuco

revistasim casacor pe Livraria Cepe Studio eme 2 - CASACOR Pernambuco investe em ambientes externos gratuitos
Destaque para a tela pintada exclusivamente para a mostra pelo artista plástico Jeff Alan (Foto: Denílson Machado/ divulgação CASACOR).

 Livraria CEPE – JANETE COSTA – Pela primeira vez na CASACOR Pernambuco, o escritório ême arquitetura, dos sócios Wagner Melo e Maiza Neri apresentam ao público uma livraria regional. “Trouxemos um elemento construtivo da nossa arquitetura vernacular, o pau a pique, uma parede construída através de ripas de madeira e argila”, contou Wagner.

revistasim casacor pe Livraria Cepe Studio eme 3 - CASACOR Pernambuco investe em ambientes externos gratuitos
Tudo aqui foi pensado de forma milimétrica para que os espaços estivessem em harmonia (Foto: Denílson Machado/ divulgação CASACOR).

Neste ambiente externo da CASACOR Pernambuco, uma iluminação intimista e funcional reforça o conforto para a leitura. Outros elementos como o forro em pvc com aspecto de madeira, piso em porcelanato que traz leitura do cimento queimado, além de uma biofilia aplicada na área interna e externa. Chama a atenção no lugar a tela pintada exclusivamente para a mostra pelo artista plástico Jeff Alan.  

Os detalhes dos espaços

Bar VIVIX –O Bar VIVIX é um dos destaques dos ambientes externos da CASACOR Pernambuco. Ele possui casca paramétrica toda fechada em vidro. No espaço, o arquiteto Jaime Portugal, optou pelo uso de vidros desde a fachada até internamente em revestimentos de paredes, prateleiras e mesas.

revistasim casacor pe ambientes externo Bar Vivix JP ARQUITETURA DenilsonMachados - CASACOR Pernambuco investe em ambientes externos gratuitos
Arquitetura Paramétrica para impactar no Bar da Vivix (Foto: Denílson Machado/ divulgação CASACOR).

Metade do bar é branco e a outra é preta. Além disso, a iluminação foi toda feita em Led que corta o bar ao meio para dividir as cores. Um projeto da arquitetura paramétrica feito para impactar quem chega na CASACOR Pernambuco. 

“Desde o início o nosso conceito foi exaltar a versatilidade e o uso de espelhos e vidros. Quem chegar na CasaCor tem parada obrigatória na frente do nosso ambiente para tirar uma foto, uma selfie. E é um bar! Um ambiente de encontros depois de tanto tempo de isolamento social”, contou  Jaime Portugal.

revistasim casacor pe Copergas Rafaella Bittencourt ambientes externos - CASACOR Pernambuco investe em ambientes externos gratuitos
Tons neutros para o espaço da Copergás (Foto: Denílson Machado/ divulgação CASACOR).

Lounge Gourmet Copergás –Os elementos da natureza são a inspiração da arquiteta Rafaella Bitencourt . Além disso, a paleta de cores destaca tons em base neutra, passando pela escolha dos materiais e do paisagismo, até a valorização da luminosidade natural através de esquadrias amplas, o ambiente aposta no belo, com conforto e design. Além disso, terra, fogo e água aparecem compondo a proposta aconchegante do ambiente, que ressalta os elementos primários da natureza. 

O design aparece no mobiliário para uma decoração contemporânea, com leveza e personalidade”, explica a arquiteta Rafaella Bittencourt, que aposta no conforto atemporal do mobiliário assinado por designers brasileiros, como Jader de Almeida e Bernardo Senna. 

E tem mais ambiente externo na CASACOR Pernambuco…

revistasim casacor pe Casa Criativa Albuquerque Malvim Arquitetura - CASACOR Pernambuco investe em ambientes externos gratuitos
Arte em todo lado no espaço Sebrae (Foto: Denílson Machado/ divulgação CASACOR).

Loja de artesanato-Os arquitetos Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim, do escritório Albuquerque+Malvim, projetaram um ambiente cênico com ar de galeria de arte . Portanto, o local faz um resgate da moradia dos povos originários do Brasil, os índios, revestindo três contêineres que somam 45 m2 com piaçava.

Os containers são revestidos internamente na cor preta realçando o acervo . No entanto, peças soltas com mobiliário minimalista e design contemporâneo criam um lounge central no qual se pode apreciar as obras. Destaque para a Cadeira DAAV de Sérgio Rodrigues que compõe este espaço. 

“Buscamos um apelo estético que fugisse um pouco do óbvio, do que estamos acostumados a ver em lojas que vendem artesanato. Um apelo sensorial”, aponta o arquiteto Alysson Albuquerque. 

Iluminação e paisagismo –A iluminação da área externa foi feita pela arquiteta Bruna Melquíades. O projeto tem como ponto principal aguçar os sentimentos e balizar os caminhos com ajuda da luz.O aconchego já dá as boas-vindas no início da visita. 

revistasim casacorpe areas externas Luminotecnico Bruna Bomfim Melquiades - CASACOR Pernambuco investe em ambientes externos gratuitos
Aconchego e natureza marcam a CASACOR Pernambuco (Foto: Denílson Machado/ divulgação CASACOR).

Levar a natureza para próximo das pessoas é o que move a Atmosphera Paisagismo.  Acima de tudo procuraram restabelecer a conexão com o verde na vida das pessoas. Portanto, pensando nesse reencontro criaram um verdadeiro oásis para unir o verde, as pessoas e o espaço neste ambiente externo da CASACOR Pernambuco. 

Uma pausa para o café

Café Santa Clara-Atenta às mudanças que ocorreram nas vidas das pessoas, a arquiteta Juliana Dijick no entanto, planejou um ambiente externo na CASACOR Pernambuco onde as pessoas pudessem se conectar com as outras. O projeto foi feito através de uma construção modular. Além disso, o ambiente foi planejado utilizando em sua fachada materiais sustentáveis que parecem estar em constante movimento entre si, como o vidro e o alumínio. 

revistasim casacor pe ambientes externos Cafe Santa Clara Juliana Dijck - CASACOR Pernambuco investe em ambientes externos gratuitos
A proposta foi unir as pessoas em volta de uma mesa (Foto: Denílson Machado/ divulgação CASACOR).

A madeira, sempre presente nos projetos do escritório da arquiteta, assim como o verde que aparece tanto no mobiliário, assim como nas paredes e nos jardins que cercam a construção, tornam o ambiente mais aconchegante e humanizado. “Na iluminação uma luz mais aconchegante e pontual, voltada para as mesas”, explicou a arquiteta.

Portanto, aqui no nosso site, você encontra um conteúdo completo sobre a CASACOR Pernambuco 2021.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistasim casacor pe Atelie Diogo Viana DV Arquitetos capa 390x390 - CASACOR Pernambuco investe em ambientes externos gratuitos
O Atelier do arquiteto Diogo Viana para a CASACOR Pernambuco