É crescente o uso do tom rosa na construção de ambientes e na decoração. No entanto, a tonalidade carregava a estereotipização de ser associada apenas a algo feminino. Hoje o tom rosa pode ser visualizado em muitos projetos de arquitetura.
Por isso, convidamos as arquitetas Ana Maria Freire e Camilla Pereira, da Fábrica Arquitetura para mostrar que esse tom pode e deve estar presente em qualquer ambiente.
“Hoje não existe mais tanto aquela estereotipização das cores. E para deixarmos as cores menos cansativas para serem utilizadas em qualquer ambiente, desde quarto de bebê até salas e ambientes comerciais, lavado, cozinha, puxamos o tom para um toque mais acinzentado. Porque assim, conseguimos quebrar a vibração tão intensa da cor, fazendo com que ela harmonize com outras tonalidades e que assim fique menos cansativa ao olhar”, explica Ana Maria Freire.
O que você encontrará neste post:
O tom rosa é uma tendência?
Lançando anualmente tendências, as empresas acabam ditando ao mundo o que deve ou não deve ser utilizado. Com o passar dos anos, vem sendo possível acompanhar um processo diferente onde as tendências passaram a ser contínuas. Elas hoje fazem parte do dia a dia das pessoas e permanecem assim para sempre.
“Acredito que todas essas tendências, não são mais tendências, todas vieram para ficar. Eu acredito muito na democratização do gosto. Hoje em dia não existe mais um estilo que não é aconselhável, você consegue fazer um projeto que fique atual e contemporâneo em todos os estilos possíveis. Os novos estilos muitas vezes são a mistura de outros antigos, só que remodelados e reciclados. Não existe nada que não possa ser aplicado. Quando utilizado da maneira correta, tudo pode acontecer”, afirma Ana Maria Freire.
Dificuldades:
Ambiente desafiador : “Para mim, levar esse tom para ambientes comerciais é desafiador. Porque eu levo em conta não apenas para quem eu estou projetando, mas também para os clientes desses meus clientes.”
Gosto pessoal: “Cor é uma coisa que remete muito às memórias e levamos isso muito em conta, explica Ana Maria Freire . A arquiteta fala também sobre o seu tom de rosa preferido, “Gosto muito do cinza acinzentado e do rosa que é mais quente. Combina muito bem com os tons laranjas”.
O que combina com o tom rosa?
- Cores quentes;
- Tons alaranjados;
- Cor verde;
- Cores nas cerâmicas;
- Acabamentos naturais, como pedra, madeira e tijolo natural.
Curiosidade
Cores regulam a temperatura de um ambiente. Olha o que explica a arquiteta, Camilla Pereira, “Utilizamos o rosa para aumentar a temperatura , quando estamos projetando buscamos sempre o equilíbrio das temperaturas, não só das cores. Portanto, o tom rosa vem para aquecer um ambiente”.