1 Refrofit Cameris Shutterstock.com - Retrofit: confira os detalhes sobre a técnica que ganhou o mundo

Retrofit: confira os detalhes sobre a técnica que ganhou o mundo

O uso do retrofit é uma realidade. A técnica, que nasceu nos países europeus, surgiu com o objetivo de ‘ressuscitar’ a beleza de construções que estão antigas e precisando de manutenção.Essa revitalização pode ser realizada em residências, estabelecimentos comerciais ou prédios, sem alterar os aspectos originais da obra. Portanto o retrofit é uma forma moderna de abrir espaço para as tecnologias em edificações antigas deixando o espaço mais moderno e seguro, sem abrir mão das características do imóvel original.

4 Fera Palace Hotel Dominio Publico e Divulgacao 1024x640 - Retrofit: confira os detalhes sobre a técnica que ganhou o mundo
O Fera Palace Hotel, em Salvador, no antes e depois do retrofit ( Foto:1- Domínio Público / 2- divulgação).

Quando utilizar o retrofit?

De acordo com Aline Macedo, sócia-fundadora do Studio Alta Arquitetura,  apostar no retrofit possibilita uma renovação completa do imóvel a longo prazo, enquanto pequenas reformas devem ser refeitas esporadicamente.

“O retrofit é mais do que deixar o ambiente bonito. Quando implementamos essa técnica, levamos em conta todas as normas de regularização, segurança, novas tecnologias, além de renovar o estilo daquela casa ou escritório, sem mudar sua estrutura e personalidade. Não é uma simples reforma ou restauração, já que serão realizadas alterações para atender novas necessidades e conforto”, explica Aline.

3 Predio A Tarde e Hotel Fasano Dominio Publico e Divulgacao 1 1024x640 - Retrofit: confira os detalhes sobre a técnica que ganhou o mundo
O prédio a Tarde que virou anos mais tarde o Hotel Fasano, em Salvador (Foto: 1- Domínio Público/ 2- Divulgacão).

Ainda de acordo com ela, a técnica é muito utilizada para transformar uma edificação habitacional para uso comercial ou corporativo. “É de extrema importância levar em consideração as normas do município em que o imóvel está localizado, bem como a legislação vigente“, complementa a arquiteta.

Benefícios do retrofit

2 Retrofit Gena Melendrez Shutterstock.com 1024x640 - Retrofit: confira os detalhes sobre a técnica que ganhou o mundo
A técnica do retrofit nasceu nos países europeus (Foto: Gena Melendrez/ Shutterstock).

Aproveitamento das estruturas: na maioria dos casos, não se mexe na estrutura, a não ser que alguma área esteja comprometida. “Podemos trocar a estrutura elétrica e hidráulica, mexer na alvenaria, trocar os pisos, portas, além de investir em móveis e objetos decorativos. Também é possível criar novas áreas como piscina, por exemplo. Tudo acontece de acordo com o gosto do cliente, e deve ser regularizado na prefeitura”, detalha a profissional.

Ação sustentável: “É um reaproveitamento de tudo desde o início, preservamos os materiais e estruturas e trocamos apenas o necessário. O sistema de ventilação, iluminação, será sempre pensando em ajudar o meio ambiente”, enfatiza Aline.

Facilidade de venda: ” Se você tem um imóvel danificado e tem planos de vendê-lo, pode precisar regularizá-lo na prefeitura ou mesmo ter uma desvalorização grande no preço pelo fato de precisar de muita reforma”, explica a arquiteta. 

Imóvel regularizado: ” Outro benefício de implementar o retrofit é que, durante o processo da restauração, é possível regularizar aquele local nas normas exigidas pela prefeitura”, ensina Aline.

Exemplo vivo de retrofit

IMG 3522 683x1024 - Retrofit: confira os detalhes sobre a técnica que ganhou o mundo
Em Curitiba, o prédio histórico passou por uma grande restauração ( Foto: divulgação).

Thá Engenharia  usou o retrofit na restauração do edifício Guilherme Weiss, no Centro Histórico de Curitiba. O prédio, que havia sido consumido por um incêndio em 1991, foi construído pelo arquiteto Frederico Kirchgässner, considerado um dos primeiros modernistas do Brasil, entre 1927 e 1930 para abrigar o Hotel Martins.

De acordo com o diretor da Thá Engenharia, Gilberto Kaminski, a restauração demandou muitos esforços das equipes da construtora. “Um dos pontos mais desafiadores da obra realizada foi o restauro da estrutura de concreto. Para esse procedimento, foi necessário analisar se o concreto e o aço utilizados na construção do edifício Guilherme Weiss estavam comprometidos. Essa avaliação mostrou que era possível utilizar a estrutura original”, relata Kaminski.

Retrofit x reforma

5 Edificio Altino Arantes Dominio Publico e Joao Batista Shimoto 1024x640 - Retrofit: confira os detalhes sobre a técnica que ganhou o mundo
O histórico Edificio Altino Arantes, em São Paulo ( Foto: 1- Domínio Público/ 2- João Batista Shimoto).
  • No retrofit, o objetivo é que as características originais do projeto não seja alteradas;
  • O retrofit é mais caro pela necessidade de um mão de obra especializada;
  • O tempo de ambas pode variar, devido a diversos fatores internos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
6 Iluminacao Natural Suradech Singhanat 390x390 - Retrofit: confira os detalhes sobre a técnica que ganhou o mundo
Iluminação natural: confira as dicas e saiba como aproveitá-la ao máximo