53db93643982f5fc9072140d9a0304517022c391 1155x770 - Como definir metas de vendas e faturar mais?

Como definir metas de vendas e faturar mais?

*Artigo escrito por Ricardo Botelho

Quanto você precisa faturar para ter uma remuneração condizente com o seu posicionamento de mercado? Poucos escritórios de Arquitetura e Design de Interiores sabem, de fato, a resposta exata para esta questão. A maioria sequer estabelece metas mensais de vendas. Uma parte significativa desconhece seus custos fixos. Como ter um plano de metas? De que forma posso planejar a minha carteira de clientes? Estas são perguntas frequentes que me fazem os profissionais em várias partes do país.

Comece pela tipologia dos clientes atendidos, dividindo-os (segmentando) por porte e perfil de intervenção. Um escritório para manter um desempenho constante e um faturamento linear precisa apresentar uma carteira de clientes variada, mesmo que em um só setor: o residencial. Com esta segmentação, o profissional estabelece um desafio de prospectar clientes e não ficar à mercê do imponderável representado pelas indicações espontâneas.

e015a8bd9753649e546289f2e54d870e3f8af06e 1024x640 - Como definir metas de vendas e faturar mais?
É necessário definir muito bem todas as etapas do negócio (Foto: Ivelin Radkov /Shutterstock ).

Perfil da Carteira de Clientes

A – projetos completos, residência toda, construção ou reforma + deco, comalto valor e longa duração, com gerenciamento de obra.
B – projetos de decoração, residência toda, com alto valor e curta duração, com gerenciamento de fornecedores e prestadores de serviço.
C- projetos de reforma ou decoração, de um ou dois ambientes, com alto ou médio valor, com (ou sem) gerenciamento.
D- projetos de reforma ou decoração de um ou dois ambientes com alto ou médio valor, sem gerenciamento.
E- projetos de decoração de um ambiente com baixo valor com (ou sem)gerenciamento.
F- projetos de reforma ou decoração de um ambiente, sem gerenciamento.
G – Clientes comerciais projeto completo reforma ou decoração com (ou sem) gerenciamento.
H – Projetos comerciais reforma ou decoração sem gerenciamento obra. (ampliar a segmentação em função dos setores cobertos)

Importante: agregar ao faturamento o gerenciamento de obra ou decoração (modalidade de remuneração também conhecida como administração de obra ou decoração) é fator relevante para a ampliação do faturamento.

Com base nesta classificação faça uma retrospectiva, considerando o histórico dos clientes atendidos nos últimos anos e avalie qual o formato da sua carteira. Não deixe de analisar a sua organização, fator relevante para fazer frente a uma configuração ideal dessa carteira. Se você atuar sozinho será mais difícil ter clientes em cada categoria. A meta é atender entre 6 e 10 clientes, simultaneamente, tendo entre eles representantes de cada perfil. Com um faturamento médio por cliente, por exemplo, de R$ 5.000,00, seu movimento mensal será no mínimo de R$ 30.000,00. Assim, fica mais fácil definir a meta e estruturar uma carteira de clientes.

d570466e643cb282d78df9344a67687c5ef9c037 1024x640 - Como definir metas de vendas e faturar mais?
Para aumentar o faturamento de uma empresa é necessário estudar o seu público ( Foto: Ivelin Radkov / Shutterstock ).

Seu faturamento poderá crescer em função de quatro variáveis principais:

a) ampliando a quantidade de clientes atendidos
b) aumentando o valor de honorários
c) incrementando os serviços prestados por cliente
d) remunerando o serviço que é feito e não é cobrado.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Gerenciamento de projetos Destaque Credito NicoElNino Shutterstock.com 1 390x390 - Como definir metas de vendas e faturar mais?
Conhece o Gerenciamento de Projetos para arquitetura?