1 Closet New Africa Shutterstock.com  1 1155x770 - Closet funcional: já pensou em ter um? Anote as dicas

Closet funcional: já pensou em ter um? Anote as dicas

Quem nunca sonhou em ter um closet funcional e bem prático para chamar de seu? Um projeto bem estruturado pode ajudar a tornar real esse sonho. O closet auxilia na organização e deixa ao alcance dos moradores da casa, seus itens pessoais. Primeiro de tudo, o ideal é que o closet esteja presente no quarto, pois irá tornar o acesso mais rápido. Dando sequência, é necessário fazer um levantamento dos itens que irão compor o closet para não haver um acúmulo desnecessário de produtos que fazem mais parte do estilo do morador.

4 Closet Photographee.eu Shutterstock.com  1024x640 - Closet funcional: já pensou em ter um? Anote as dicas
A organização, tanto de roupas quanto de sapatos e acessórios, é prioridade na hora de montar um closet (Foto:Photographee.eu/Shutterstock).

Convidamos o designer de interiores Henrique Freneda que nos presenteará com dicas de como construir esse ambiente de forma que a decoração utilizada também construa uma sensação positiva dentro de casa. “Com tudo organizado, tenho certeza que a vida pessoal fluirá ainda melhor. Não importa se o closet é grande ou pequeno, o essencial é decorar de acordo com o estilo do usuário, além de deixá-lo funcional”, ressalta. 

Anote as dicas para um closet funcional perfeito

2 Closet Africa Studio Shutterstock.com  1024x640 - Closet funcional: já pensou em ter um? Anote as dicas
O closet auxilia na organização e deixa ao alcance dos moradores da casa, seus itens pessoais (Foto: Africa Studio/ Shutterstock).

Organização do closet

A organização, tanto de roupas quanto de sapatos e acessórios, é prioridade na hora de montar um closet. “O objetivo é encontrar a melhor maneira de guardar os pertences de forma a otimizar espaço e facilitar a escolha das peças para vestir”, explica o profissional. Após o levantamento sobre o que irá fazer parte do closet, é possível para o profissional que estará à frente do projeto possa mensurar a quantidade exata de prateleiras, araras, ganchos, divisórias, cabides e gavetas para a execução do projeto de marcenaria.

Atenção ao tamanho

Se o tamanho disponível para o closet funcional for reduzido, o importante é apostar nos espaços verticais. Uma versão sem portas, totalmente aberta, costuma ser a mais indicada, pois o espaço interno é ampliado. “Se a organização é prerrogativa, nesse sistema se torna ainda mais valiosa, já que tudo ficará à mostra”, destaca Freneda.

Já os closets grandes não envolvem muitos mistérios: a principal preocupação está em decorar o local de acordo com o estilo de vida dos moradores. Aposte em espelhos para ajudar a escolher a roupa perfeita para a ocasião.

 Pensando um pouquinho mais além, um móvel pode ser instalado no centro do ambiente para receber joias e peças íntimas. Fora isso, obras de arte, quadros e esculturas, contam com a função de marcar a personalidade no cômodo.

Disposição das peças em um closet funcional

3 Closet NavinTar Shutterstock.com  2 1024x640 - Closet funcional: já pensou em ter um? Anote as dicas
(Foto: NavinTar/ Shutterstock).

Roupas com tecidos que amassam facilmente, como o caso de vestidos, devem ser pendurados em cabides separados, que por sua vez pode seguir uma ordem por cores ou estampas. Por sua vez, bolsas e mochilas são expostas em nichos e os sapatos ganham glamour ao serem dispostos em prateleiras. “Também gosto muito dos ganchos, que são perfeitos para simplificar a rotina, já que armazenam o pijama ou uma troca de roupa rápida”, aconselha Freneda.

Inovação 

O uso do vidro é mais utilizado em portas e gavetas, por levar ao ambiente um ar moderno, além de facilitar na hora da limpeza. Para quem optar por esse revestimento no closet funcional, dá para misturar cores e desenhos com os acabamentos fosco e brilhante. Nesse caso, as roupas ficarão mais visíveis, o que torna mais rápido o processo de escolha da roupa, mas também exige uma organização impecável. “A decisão final depende do orçamento disponível, do espaço e do gosto pessoal dos moradores”, conta o designer de interiores.

Iluminação do closet

5 Closet alexandre zveiger Shutterstock.com  1024x640 - Closet funcional: já pensou em ter um? Anote as dicas
(Foto: Alexandre Zveiger/ Shutterstock).

“A execução de um projeto luminotécnico eficiente facilitará a vida dos clientes, como também ressalta o décor do closet. Prateleiras, gavetas, nichos e cabideiros são destacados com o uso de fitas de LED. Esse tipo de iluminação facilita a escolha do look no dia-a-dia, além de economizar na conta de energia.  Portanto o ideal é investir em um ponto de luz colocado no centro, iluminando de forma geral por meio da instalação de um plafon, lustre ou pendente. ”, explica Henrique Freneda.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
53db93643982f5fc9072140d9a0304517022c391 390x390 - Closet funcional: já pensou em ter um? Anote as dicas
Como definir metas de vendas e faturar mais?