revistasim piscinas foto korisbo - Piscina em casa? Saiba tudo sobre esse espaço

Piscina em casa? Saiba tudo sobre esse espaço

O sonho de muita gente é ter uma piscina em casa. Mas será que ter um espaço como este em casa é de fácil manutenção ? Fomos em busca de dicas e de informações sobre o assunto, para você ficar por dentro de tudo relativo a ter uma piscina em casa. 

svg%3E - Piscina em casa? Saiba tudo sobre esse espaço
Um ambiente feito para proporcionar dias felizes (Foto: divulgação).

Conversamos com o arquiteto  Leandro Rhiaff, que nos conta agora o que está em alta no mercado, além dos modelos de piscina mais procurados na atualidade: “Piscinas com bordas infinitas, que tenham hidromassagem em partes mais rasas são a tendência. As de formato orgânico ainda fazem sucesso, mas as piscinas retangulares, com raia para nadar são as mais pedidas”.

O que é aconselhável para ter uma piscina em casa? 

“Portanto, é aconselhável que verifique se o projeto estrutural do edifício prevê a possibilidade de se instalar uma piscina e qual o volume máximo e peso suportado pela estrutura. Nunca se deve instalar piscina em cobertura sem o aval de um arquiteto ou engenheiro. Fora isso, a execução da piscina por mão de obra qualificada vai levar em consideração a impermeabilização impecável que evitará problemas de infiltração no futuro”,explica Rhiaff.

Tempo de planejamento, estrutura, iluminação, devem ser levados em consideração.

Os principais tipos de piscinas no mercado 

svg%3E - Piscina em casa? Saiba tudo sobre esse espaço
A beleza de uma piscina com borda infinita (Foto: unlimite).

“A “borda infinita” está em alta e permeia o sonho de muitos brasileiros. Quem não quer um clique Instagramável no feed?”, fala o arquiteto. Sobre valores, o arquiteto prevê um aumento de até 10% no valor total do orçamento. “Tecnicamente, a borda infinita precisa de um sistema adicional de escoamento, filtragem e retorno da água. Esse sistema pode encarecer a piscina em até 10% em relação a uma piscina comum, mas o resultado é extraordinário”. conta o arquiteto.

Quanto custa?

Ainda falando sobre os gastos, Leandro Rhiaff não titubeia e avalia um preço médio para um projeto bem-feito. “Considerando os custos de escavação, estrutura, sistema de filtragem, bombeamento e revestimentos, uma boa base de cálculo seria entre R$ 3.000,00 e R$ 3.500,00 por m² de piscina”, detalha.

Sobre os revestimentos necessários para se ter uma piscina em casa

svg%3E - Piscina em casa? Saiba tudo sobre esse espaço
piscinas devem contar com uma decoração em seu entorno ( Foto: Fred Mota casacor-unlimited).

“Os revestimentos em pedras naturais que criam um mosaico natural entre o bege, o verde e o turquesa estão super em alta”, certifica Leandro Rhiaff que também traz outro pedido que tem aparecido bastante para a pauta: as piscinas em coberturas de prédio.

Confira 10 dicas antes de ter uma piscina:

svg%3E - Piscina em casa? Saiba tudo sobre esse espaço
Um ambiente feito para desfrutar de boas companhias e aproveitar a vida (Foto: Fred Mota casacor-unlimited).

O arquiteto  Leandro Rhiaff nos listou 10 dicas para que você fique atento ao decidir se deve ou não ter uma piscina em casa. Anote! 

  • Levar em consideração o custo de manutenção mensal da piscina;
  • Considerar o melhor local aquele com maior incidência de luz solar pelo maior período do dia;
  • Evitar o plantio de árvores de copas muito abrangentes e de raízes muito profundas num raio de 5 metros em volta da piscina;
  • Além disso, deve-se levar em consideração a quantidade estimada de pessoas que utilizarão a piscina num dia de encontro especial. Uma pessoa por cada 0,80 m² é um bom cálculo;
  • No entanto, deve-se evitar os revestimentos muito porosos, impróprios para aplicação submersa;
  • Depois disso, é essencial optar por revestimento de menor formato para piscina em formato orgânico, devido à facilidade de revestir curvas;
  • Acima de tudo, lembre-se que as piscinas devem contar com uma decoração em seu entorno;
  • No entanto, uma piscina digna de revista precisa de iluminação submersa;
  • Portanto, havendo a possibilidade no terreno ou construção, a piscina elevada ao invés da piscina enterrada será uma ótima opção, mais exposta à luz solar e com a facilidade de manutenção;
  • A chamada piscina no estilo “prainha”, com uma profundidade menor em áreas específicas, confortável para a curtição da família, é uma tendência entre as celebridades e deve-se levar em consideração as dimensões desse platô para que caibam espreguiçadeiras. O ideal são pelo menos 2 metros de comprimento.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.