Os apaixonados por jardinagem que moram em apartamentos ou casas pequenas não precisam desistir de criar o seu próprio espaço verde. Há cerca de 15 anos, surgiu no Brasil a opção dos jardins verticais como solução para este desafio.
Conexão
O técnico agrícola Vinicius de Souza Lima e o paisagista Alessandro Marcos Tavares, especialistas que atendem pelo GetNinjas, plataforma que conecta clientes a prestadores de serviços da América Latina, separaram algumas dicas para fazer jardins em imóveis com pequenas metragens.
1. O primeiro passo a tomar é escolher o ambiente a ser montado um jardim e identificar quais os tipos de plantas são mais aptas para o local escolhido.
– Para ambientes fechados e sem iluminação são preferíveis as plantas de sombra como zamioculca, pacová e antúrios, que dão flores;
– Para ambientes fechados com iluminação artificial, escolha as plantas de sombra ou meia sombra como maranta e rafis;
– Para ambientes abertos que recebem a luz do sol apenas na parte da manhã, o ideal são as plantas de meia sombra como samambaia, orquídea, bromélia e peperômia;
– Os ambientes abertos que recebem a luz do sol o dia todo pedem as plantas de sol pleno como azaleia, icsória e camarão amarelo.
2. Verifique o tamanho atual da planta e a tendência de crescimento. Dependendo da espécie, um vaso não vai suportar, e a raiz pode não crescer de forma correta.
3. As jardineiras e o jardim vertical são boas escolhas para espaços pequenos. Assim como as treliças de madeira, que podem ser adaptadas a espaços como banheiros e halls de entrada.
4. Em locais pequenos também é possível construir uma horta. Os temperos são os mais escolhidos para ambientes com pouca luminosidade. Em contrapartida, não é recomendado plantar frutas, pois as plantas que dão frutos são de pleno de sol e precisam de um espaço maior para se desenvolverem.
5. Caso tenha animais ou crianças na casa, é bom evitar plantas com espinhos, como as roseiras, e as venenosas, como comigo-ninguém-pode.
6. Depois de pronto, use adubos químicos a cada 45 dias, observe a umidade, remova as folhas murchas e amareladas.
Mantenha seu jardim limpo e organizado e ele sempre será um espaço acolhedor para você e para seus visitantes.