Os desafios na hora de projetar um ambiente náutico

04 897x494 - Os desafios na hora de projetar um ambiente náutico

Dizem que para navegar é preciso ter uma boa embarcação e contar com a generosidade do vento e do mar. Mas você já pensou em como se constrói um barco? E na decoração feita especialmente para uma embarcação? O que utilizar? São muitos os detalhes que fazem da arquitetura e decoração náutica ou naval, um setor tão rico em opções.

 arquitetura e decoração náutica
As cores predominantes utilizadas nos projetos náuticos costumam ser os tons mais neutros (Foto: divulgação).

Projetar uma residência ou um barco envolve muita disciplina e conhecimento sobre o assunto. Em relação aos barcos de luxo, as variáveis relacionadas a modelos, cores e formas são muitas, como explica o arquiteto George Casé. “Diferente de uma residência, o barco é um objeto dinâmico (projetado para estar em movimento) e que precisa ser eficiente em seu desempenho, conforto e segurança. Quando estamos projetando um barco precisamos pensar de que forma o nosso desenho irá transmitir as sensações que a marca quer comunicar ao lançar um novo modelo ou uma releitura de um modelo já consagrado”.

 arquitetura e decoração náutica
Projetar uma residência ou um barco envolve muita disciplina e conhecimento sobre o assunto (Foto: divulgação).

Para o arquiteto é impossível pensar em um projeto como esse sem levar em consideração a forma como o barco será construído, a função dos componentes e a relação entre cada uma de suas partes, ” Independente se estamos projetando para o estaleiro ou para o cliente final é fundamental ter a consciência de que estamos tratando com um objeto de desejo que traduz em sua maioria luxo e poder. As embarcações de luxo quase nunca são pensadas como um meio de transporte, pois elas transcendem sua função primária. Nossa expertise em ambientação residencial em muito contribuiu para a evolução do setor náutico, pois conseguimos levar para as embarcações os lançamentos de materiais, os conceitos de cores e padrões de acabamento tão difundidos no universo da moda residencial”.

 arquitetura e decoração náutica
A decoração feita para uma embarcação deve ser pensada com muita atenção (Foto: divulgação).

As cores predominantes utilizadas nos projetos náuticos costumam ser os tons mais neutros.” Quando projetamos para os estaleiros as tonalidades geralmente estão ligadas a emoção que a embarcação pretende despertar no consumidor e vai variar de acordo com o modelo projetado e público alvo. Quando estamos projetando para o cliente final, este geralmente busca nas cores uma relação com o universo residencial. Acreditamos que por ser esse barco uma casa na água”, argumenta Casé.

 arquitetura e decoração náutica
São muitos os fatores levados em consideração na hora de projetar um barco (Foto: divulgação).

No quesito iluminação utilizada nas embarcações, tudo é pensado para formar cenários. “Seja a luz do dia-a-dia à bordo, a luz para receber, ou para relaxar, de um modo geral a iluminação tanto externa como interna além de cumprir sua função técnica também se preocupa com a estética da embarcação e seus ambientes”, explica o profissional. Nos projetos do escritório Duarte Casé Arquitetura, apresentados ao longo da matéria, toda a iluminação foi feita em LED.

 arquitetura e decoração náutica
No quesito iluminação utilizada nas embarcações, tudo é pensado para formar cenários (Foto: divulgação).

São muitos os fatores levados em consideração na hora de projetar um barco. Peso, resistência, eficiência, segurança e durabilidade são alguns desses itens, que podem contribuir para o funcionamento positivo ou negativo da embarcação. “Entendemos isso como sendo apenas um ponto de partida, algo que já está tão interiorizado no nosso trabalho, em função da nossa experiência. O que de fato mais nos desafia são os limites inconscientes do desejo que queremos transpor de forma consciente com nosso desenho. Queremos que o olhar dos nossos clientes não seja captado pela forma ergonômica com que cada uma das peças e componentes foram pensadas. Queremos que a eficiência do nosso desenho seja capaz de fazer com que eles nem percebam que estão num barco e sintam-se no conforto de suas casas”, revela o arquiteto.

 

Serviço:

DUARTE CASÉ Arquitetura
Telefone (81) 3466-0017
Instagram: @duarte_case

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *