#GEOMETRIA: Traços, ângulos e formas

geometria volta a dominar os interiores 2 - #GEOMETRIA: Traços, ângulos e formas

Assim como na moda, o mercado de arquitetura e decoração também lança suas tendências para o ano. Uma pesquisa do portal Refinery 29, em parceria com o Pinterest lançou uma lista do que vai estar com tudo nas casas e apartamentos pelo mundo, entre elas o uso da #GEOMETRIA nas composições. Acompanhando esse movimento, a SIM! lança hoje a nova seção #TENDÊNCIAS para deixar nossos leitores por dentro de todas as novidades do universo. Nosso espaço será semanal, com dicas de composições e produtos, além da opinião de arquitetos. Acompanhe!

Traços bem marcados, cheios de personalidade que, ao se unirem, formam figuras expressivas e estampas elaboradas. A geometria e suas padronagens contemporâneas está em alta na decoração. Mas para usar esse recurso de forma harmônica, é preciso ficar atento à própria geometria e formas dos ambientes. Repaginada e mais dinâmica, ela migra do óbvio mobiliário para ocupar novas funções: agora, encontramos as formas geométricas nos papéis de parede, pôsteres, azulejos, revestimentos e móveis. Elas podem ser planejadas no momento da reforma, com uma cabeceira feita com o nicho recuado na parede em formas retangulares, ou de forma minimalista com espelhos e armários dialogando através das formas retangulares. O resultado é charmoso e moderno.

Para a designer de interiores Danielle Bellini e o arquiteto Luís Gustavo Bellini, do escritório Bellini Arquitetura, Design e Decoração, essa técnica tem como grande diferencial a versatilidade. “Esse recurso pode proporcionar ambientes descontraídos e divertidos, além de muito sofisticados, tudo isso depende do desenho escolhido. Enfim, a versatilidade é um ponto forte nesses acabamentos, com criatividade e conhecimento dá para criar composições incríveis”, salientam.

Também adepta desse recurso, a designer de interiores Melina Mundim acredita que a geometria é uma aposta interessante e marcante para o décor. “Simétrica ou assimétrica ela vai bem com todos os estilos. Pode ser combinada com cores marcantes para ambientes contemporâneos, com cores neutras para valorizar obras de arte ou com estampas para um ambiente de mais personalidade. Os padrões geométricos permitem um visual impactante e agradável”, defende Melina.

Além de versátil, sofisticada e contemporânea, a geometria agrega ainda ares mais harmônicos aos espaços. Outra vantagem é que ainda é possível tirar proveito da geometria existente no próprio ambiente ou acrescentar mais curvas e linhas para complementar a padronagem do espaço com charme e um toque futurista. De acordo com o empresário Leonardo Vasconcelos, nome à frente da loja D’Accord & Casttini, aplicar a geometria na decoração é uma forma de criar ambientes originais, modernos ou contemporâneos. Padrões listrados, formas arredondadas, linhas puras. Seja como for, a arte geométrica pode ser utilizada em qualquer cômodo. No que diz respeito às cores, a geometria não impõe restrições, podendo ganhar status de irreverência com tonalidades vibrantes, deixar o ambiente aconchegante com tons pastéis ou ficar elegante apostando nas cores neutras.

Ainda segundo ele, também é possível investir na tendência nos detalhes, como em tecidos, tapetes, paredes, cerâmicas para o banheiro, roupas de cama e muito mais. “Uma característica interessante é que vários deles funcionam juntos mesmo sem ter a mesma estampa ou a mesma cor, só pelo fato das linhas dos desenhos serem semelhantes já se integram. Além disso, as estampas geométricas trazem movimento e ilusão de ótica na sua decoração e adicionam ao ambiente personalidade e um clima atemporal”, finaliza Leonardo.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *