revistasim Familia Schurmann te convida a transformar a vida 01 - Família Schurmann te convida a transformar a vida

Família Schurmann te convida a transformar a vida

A Família Schurmann, famosa por velejar ao redor do mundo, partiu em uma nova expedição com o apoio do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA).

svg%3E - Família Schurmann te convida a transformar a vida

A Voz dos Oceanos tem firme propósito de TRANSFORMAÇÃO. A partir dos oceanos, surgem novas possibilidades de viver em harmonia com o planeta. Ao longo do percurso, eles documentam a poluição do plástico e soluções ativas que vão encontrando. Também coletam amostras e enviam para cientistas e pesquisadores. 

Iniciativas da Família Schurmann

A ideia é criar um network entre ongs, comunidades, cientistas e ativistas de todo o mundo, movidos a co-criar novos projetos e fortalecer os já existentes. “Ao longo do caminho a gente vai conhecendo não só problemas, mas iniciativas positivas e atuantes. Alegria é quando conseguimos aproximar os projetos existentes e potencializá-los, pois o objetivo maior da expedição é a transformação”, nos conta o capitão Vilfredo.

Outra grande iniciativa é a da INOVAÇÃO, junto a Spin, eles construíram o programa para ajudar na busca de novas tecnologias para reduzir os impactos dos plásticos nas indústrias. Já a JORNADA EDUCATIVA tem relação direta com a terra, nos pontos de parada da expedição, e conta um programa intenso com mapeamento, visitas e oficinas.Dá uma conferida no vídeo sobre o projeto:

A rota da Família Schurmann

Com 8 tripulantes fixos, a viagem teve início dia 29 de agosto de 2021, saindo de Balneário Camboriú/ SC. Ela segue até Fernando de Noronha e depois pelas ilhas do Caribe, a costa atlântica dos EUA e as Bermudas. Volta para o Caribe e cruza o canal do Panamá até Galápagos indo pelo Oceano Pacífico Sul até a Polinésia e termina na Nova Zelândia. Antes de Fernando de Noronha, uma paradinha em Recife e fomos convidados a conhecer o Projeto e o Veleiro Kat.

Navegar é preciso

svg%3E - Família Schurmann te convida a transformar a vida
O Veleiro Kat ( Foto: divulgação).

O Veleiro Kat é uma inspiração! Você sai dele pensando que poderia ser uma casa, um apartamento, um trailer ou qualquer outro espaço denominado de lar. A proposta arquitetônica da embarcação perpassa uma proposta de vida, de hábitos, de integração não só com a natureza, mas principalmente entre os seres humanos.

svg%3E - Família Schurmann te convida a transformar a vida
Sustentabilidade presente em todos os cantinhos da embarcaç~ão ( Foto: divulgação).

Morar num veleiro te convida a exercitar valores como empatia, colaboração, organização, flexibilidade, humor e simplicidade. Te questiona sobre o que é essencial e necessário. Afinal de contas tudo é compartilhado e cada espaço é um tesouro. “Antes e acima de tudo somos uma família e sem amor não tem como dar certo”, defende Heloísa Schurmann.

Detalhes do veleiro da Família Schurmann

“Na hora de projetar uma embarcação é preciso levar em conta o processo construtivo do barco, a ergonomia, a utilidade diária e as regras de segurança”, afirma o arquiteto George Casé, experiente em projetos náuticos.

svg%3E - Família Schurmann te convida a transformar a vida
Placas solares presentes na embarcação ( Foto: divulgação).

Mas o Veleiro Kat, vai além, ele assumiu a proposta de TRANSFORMAÇÃO da expedição e trouxe a bordo o uso de energia eólica e solar, uma horta, o processo de separação e compactação do lixo, a compostagem, o dessalinizador e, durante a nossa visita, chegou a máquina de transformar vidro em areia para fortalecer o processo de reciclagem.

svg%3E - Família Schurmann te convida a transformar a vida
Os detalhes do veleiro ( Foto: divulgação).

Para começar, o aproveitamento do espaço é um dos principais pontos da arquitetura, armários encaixados nas laterais, bancos que saem e encaixam por baixo da mesa liberam a circulação, mesas dobráveis, tudo muito bem aproveitado. E sempre levando em consideração a segurança dos tripulantes, por isso o design arredondado das bordas, barras de proteção nas mesas, pontos de apoio para que possam se segurar no balançar do mar.

svg%3E - Família Schurmann te convida a transformar a vida
A cozinha do veleiro ( Foto: divulgação).

A cozinha merece uma atenção especial, além do fogão que balança e tem trava para as panelas não caírem, o armário superior recebeu uma inclinação interna assumindo o papel de escorredor também.

svg%3E - Família Schurmann te convida a transformar a vida
Tudo é milimetricamente pensado ( Foto: divulgação).

A louça molhada é presa, a água escorre e é capturada por uma bandeja e em seguida segue para ser tratada e reutilizada. É importante informar que toda água usada no veleiro passa pelo sistema de tratamento e é 100% reutilizada.

A escolha dos materiais

A escolha de materiais claros ajuda na iluminação e no frescor da embarcação, piso antiderrapante é outra medida de segurança. Nos quartos, redes de proteção nas camas para ninguém cair e almofadões para não bater as costas no casco interno. Providencial é ter uma pia em cada cabine, assim folga a circulação dos banheiros.

svg%3E - Família Schurmann te convida a transformar a vida
Os detalhes da embarcação ( Foto: divulgação).

A gente entende a função de um bom projeto quando entra na casa de máquinas e observa que todos os pisos e degraus são em acrílico. Isso permite visualizar as máquinas e rapidamente identificar algum vazamento, por exemplo. Outra excelente decisão foi a de ter duas mesas, uma para reunião de trabalho e edição. A outra para as refeições e os encontros familiares. Setorizar é imprescindível para organizar. Cada área tem uma função específica e consegue manter o bom funcionamento.

E assim é todo o veleiro, pensado para ser um lar, aproveitando e liberando espaço ao mesmo tempo, com segurança em primeiro lugar. Uma transformação que nasce no veleiro e vai tomando os oceanos e suas paradas. Dá o play pra visitar o Veleiro Kat com os Schurmann!

Agradecimento- Visitamos o veleiro a convite da Natura Kaiak que além da parceria com a Expedição, no seu aniversário de 25 anos, inova na embalagem tendo a maior peça plástica da fragrância feita a partir de plástico reciclado retirado do litoral brasileiro. Além disso, a marca pretende eliminar o plástico celofane de todas as suas embalagens. Desde 2015, todos os frascos de Kaiak são feitos com até 30% de vidro reciclado e em 2020 foi responsável por economizar 583 toneladas de vidro. Em parceria com a Ecosurf, retirou 300 sacos de 100 litros de resíduos do litoral sul de São Paulo e já planeja a ampliação do projeto para outras 25 praias, de nordeste a sul do Brasil.


Para saber outros detalhes:
Site da expedição: www.voiceoftheoceans.com
Instagram @vozdosoceanos

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.