andrea6 - Um tour por Milão com Andrea Bandoni
Designer Andrea Bandoni (Foto: Divulgação)

Um tour por Milão com Andrea Bandoni

Andrea Bandoni, designer paulistana formada pela Design Academy Eindhoven (Holanda) e pela USP, trabalha de maneira independente com forte produção autoral. Teve trabalhos expostos e adquiridos por galerias e museus no Brasil, Holanda, França, Itália, Suíça e China. Seus projetos já foram publicados em importantes livros e revistas estrangeiros, e foi premiada no Brasil e no Reino Unido, destacando-se como empreendedora criativa especialmente por seu projeto “Objetos da Floresta”, na Amazônia brasileira. Andrea foi fundadora do Fab Lab Brasil e atua como designer e consultora em diversos projetos de inovação, além de ser professora e coordenadora de Design de Produto no IED SP.

A designer, que em 2016 não estará no Salão do Móvel de Milão, mas já esteve algumas vezes, compartilhou com a Revista SIM! um guia para quem pretende visitar a feira, que começa hoje. “Quem vai à maior feira de design do mundo e ainda não sabe por onde começar, adianto que é simplesmente impossível ver tudo e o ideal é fazer um roteiro para visitar aquilo que mais interessa, além de ir ouvindo os comentários das pessoas durante a feira”, conta Andrea, que apresenta treze exposições que ela não perderia.

1. Atelier Clerici: No centro de Milão, o espaço surgiu em 2014, teve em 2015 uma edição excelente e terá nova exposição este ano. Geralmente há debates, lançamentos e outros eventos. O destaque do local é a exposição “10 Years of Thomas Eyck”.

2. Lexus: Além da exposição do prêmio Lexus Design Award, a marca de carros apresentará uma exposição sobre o conceito de “Transparência” desenhada pelo querido e excelente Studio Formafantasma com participação do chef Yoji Tokuyoshi.

3. Palazzo Litta: No belíssimo local onde ano passado expus na MADE a Milano, este ano o foco será Tradição e Tecnologia. Gostaria de ver “Playplay” dos colegas Lanzavecchia + Wai.

4. Design Academy Eindhoven: É sempre emocionante ver os trabalhos dos alunos da escola que estudei, que em geral são produções memoráveis. Este ano o tema é o tato.

5. FRAME: Também com foco nos “sentidos” e materiais, a revista FRAME faz uma exposição imersiva no distrito de Brera com artistas e designers diversos.

6. Wood Tasting: Aldo Cibic per Slow Wood – Ainda voltado à “jornada sensorial” neste evento além de ver e tocar trabalhos com madeira, será possível prová-las.

7. Ecal: Ano passado gostei tanto da exposição desta escola Suíça que voltaria este ano. Os trabalhos dos alunos são de altíssimo nível, e este ano serão alunos de design de interação mostrando “sonhos dos objetos”.

8. IOF – Internet of Furniture: Palestra sobre a conexão do mobiliário com a tecnologia e o que podem vir a ser móveis inteligentes. Numa parceria com hub italiano do Fab Lab – Opendot.

9 e 10. COS e Rossana Orlandi: Esses dois valem a visita! Este ano, o arquiteto Sou Fujimoto fez uma instalação completamente baseada em iluminação para a marca COS. A Galeria Rossana Orlandi é sempre lotada, vá em horários alternativos para poder ver tudo.

11. Trienale di Milano: Este ano acontece a 21ª edição da Trienal de Milão, de abril a setembro, com muitos eventos. Sugiro a exposição “New Craft” que estará na Fabbrica del Vapore.

12 e 13. Good Design is Honest e Boring collection: Para terminar, duas exposições que escolhi somente pelos nomes que chamam atenção.

www.andreabandoni.com

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
29b903e4 a3e6 455b b4cf 33c611eb298b 1 390x390 - Um tour por Milão com Andrea Bandoni
Live reunirá a revistaSIM e a designer Roberta Banqueri