Pendente em alumínio
Pendente em alumínio com banho dourado , esferas de vidro satinado branco, da B&M (Foto: Divulgação)

Luminárias com design: aposta do mercado

Ter um espaço único, acolhedor e que traduza o nosso modo de vida é o que todos buscam no lar ou no local de trabalho. E a iluminação é imprescindível na hora de imprimir conforto a qualquer ambiente. Por isso, arquitetos e designers andam juntos e têm se empanhado cada vez mais na criação de peças inovadoras e luminárias com design adequado para cada lugar e ocasião.

luminária com design TOP BOL G80 DIMLUX - Luminárias com design: aposta do mercado
Top Bol da Dimlux (Foto: Divulgação)

Mais nova tendência no mercado do design de luminárias, com longa vida útil e ecologicamente correta, a tecnologia  LED possui um baixo consumo de energia e é o ideal para quem busca despertar novas sensações ao ambiente, através da escolha certa de luminárias com design e efeitos de luz. Fitas e lâmpadas de LED são muito procuradas para quem deseja fazer um projeto personalizado.

luís dubeux e joão vasconcelos luminárias com design recife 225x300 - Luminárias com design: aposta do mercado
Deign da luminária do escritório Dubeux+ Vasconcelos (Foto: Divulgação)

Aberto em 2011, o escritório Dubeux + Vasconcelos, no Recife, vem acompanhando essas tendências de arquitetura e de design, com ampliação do seu portfólio e atuação em mostras de destaque. Especializados na área de iluminação, fazem questão de apresentar soluções eficientes ecologicamente falando, com vários cenários, apostando fortemente nas luminárias com design diferenciado. Eles apostam na iluminação indireta, direta, iluminação de planos e focadas. O lema do escritório é criar peças com materiais naturais, conferindo mais personalidade.

N2 sorveteria luminária com design de Dió Diniz Foto Morgana Santiago 300x200 - Luminárias com design: aposta do mercado
N2 Sorvteria traz luminária com design de Dió Diniz (Foto: Morgana Santiago)

Também no Recife, a arquiteta Dió Diniz vem sempre inovando quando se trata de luminárias com design. Na sorveteria N2, do Shopping RioMar, o projeto moderno faz uso do estilo industrial, abusando de canos aparentes e uma iluminação fabril, que conta com lustre de desenho exclusivo criado pela arquiteta e executado pela Blight. A iluminação é mais funcional do que de efeito. Na peça vários relógios de pressão e torneiras de registros. A luminária que chama a atenção logo na entrada da sorveteria é contínua com circuito único.

LUMINÁRIA com design FAS ILUMINAÇÃO - Luminárias com design: aposta do mercado
Design de luminária com formas geométricas em destaque, da FAS (Foto: Divulgação)

Folhas delicadas e flexíveis de madeira se transformam em peças de design contemporâneo pelas mãos da dupla Marcelo Dabini e Nadia Corsaro, que extraem toda a maleabilidade da matéria-prima em desenhos fluídos, sem perder a resistência e a beleza naturais. Produzidas pela Weplight, as criações chegam ao Brasil com exclusividade pela Dimlux – marca referência em iluminação, projetos luminotécnicos e personalizados.

luminária com design PENDENTE IM EXCLUSIVIDADE DIMLUX STUDIO GUSTAVO DI MENNO - Luminárias com design: aposta do mercado
Pendente criado pelo design Gustavo Di Menno para a Dimlux (Foto: Divulgação)

Apresentando estética apurada em se tratando de luminárias com design, os pendentes da Weplight ressaltam o charme da madeira, com acabamentos coloridos internos e externos que variam das tonalidades neutras às mais vibrantes – sem perder o toque amadeirado da natureza.

luminárias com design LABLUZ2 774x1024 - Luminárias com design: aposta do mercado
Labluz também aposta nos pendentes (Foto: Divulgação)

Mesmo os modelos mais simples de luminária em pendente roubam a atenção de qualquer ambiente. A peça Cacho da Labluz é super alegre e permite que quem o monta, solte a imaginação, já que a posição de cada cúpula pode ser definida no momento da instalação. O foco de luz difuso e voltado para baixo, facilmente cria um ambiente que parece “acolher”, sensação de aconchego. Criativo e imponente, o acabamento em preto traz uma proposta cool para quem é amante de um decor mais descolado. A B&M Iluminação, no Recife, traz peças com design moderno para ambientes despojados, para proporcionar uma iluminação difusa e homogênea.

pendente da BeM iluminação Foto Divulgação 300x300 - Luminárias com design: aposta do mercado
Pendente em alumínio com banho dourado , esferas de vidro satinado branco, da B&M (Foto: Divulgação)

Entre as peças que o designer Maurício D’Ávila vai apresentar na Semana do Design de Milão, em abril próximo, estão os pendentes Gaya e Guanabara e o abajur Riviera, que assim como as demais peças da marca, possuem formas originais e modernas, confeccionadas 100% à mão em cerâmica, agregando valor artístico e ganhos em textura, acabamento, precisão e filosofia ecológica. Mais uma mostra de que luminárias com design unem arte, criatividade, funcionalidade e conquistam cada vez mais espaços importantes na hora de pensar a arquitetura de interiores.

Dicas para tirar maior proveito das luminárias com design

  • Inicie o projeto no momento da construção.  O projeto deve conter a planta do local e especificações de lâmpadas, luminárias e os pontos elétricos.
  • A iluminação eficiente é aquela que trabalha a favor da arquitetura e da decoração.
  • As lâmpadas de led são as melhores alternativas em relação à economia, durabilidade e qualidade.
  • A luz indireta embutida na parede é perfeita para escritórios, já que a incidência não ocorre diretamente na tela do computador, o que pode causar desconforto e deixar o ambiente mais cansativo.
  • O forro de madeira é uma ótima saída para trabalhar o projeto luminotécnico. A alternativa deixa o ambiente mais acolhedor devido ao seu material.
  • Para o banheiro o ideal é optar por uma iluminação mais uniforme e intensa. Nesse caso, deve-se instalar uma luminária principal que distribua a luz em todo o espaço e coloque uma iluminação decorativa próxima a bancada em frente ao espelho.
  • Luzes embutidas na marcenaria deixam o móvel bem mais funcional.
  • Trilhos eletrificados são ótimas alternativas para casas alugadas. Flexíveis e fáceis de instalar, além de evitar a necessidade de quebra-quebra, podem se adaptar mais facilmente ao morador atual.
  • Os dimmers são uma excelente opção para ambientes que exigem conforto e aconchego. Por isso usar um medidor de intensidade de luz é interessante.

(Fonte das dicas: Lustres Yamamura)

Saiba Mais:

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
3 Decoracao com espelho Followtheflow 390x390 - Luminárias com design: aposta do mercado
Espelho na decoração: arquiteta ensina como incluir e valorizar