Sem título - #BRAZIL S/A – Ronald Sasson

#BRAZIL S/A – Ronald Sasson

Ronald Sasson mantém através do design arte uma constante experiência de retorno à sua atividade de artista plástico, exercida por mais de uma década, em Curitiba. As criações unem a plasticidade do artista com a técnica do designer, que acumula prêmios internacionais. Com predominância de bancos e poltronas, a série de 10 peças para cada modelo é produzida pela Sergio Bertti Móveis, do Rio Grande do Sul. Destaca-se na criação o toque atemporal, empregado em materiais nobres, porém com traços simples. Entre as matérias-primas estão o latão, além do metal laminado de madeira. Linhas ora orgânicas, ora geométricas também estão em destaque e formam, segundo o autor, um encontro das diferentes fases relevantes de sua trajetória.

Os últimos anos foram de pleno reconhecimento ao trabalho de Ronald, com premiações internacionais, como o German Design Award Nominee e o IF Design Award, e o prestígio nacional, como IDEA Brasil e finalista do Museu da Casa Brasileira. O curitibano une a sinuosidade simples do design nórdico e a presença marcante das cores mediterrâneas em seu traço.

A formação em Artes Plásticas deu a ele uma visão de design pelo viés do uso e equilíbrio das cores. A funcionalidade é a marca de seu traço. “O design brasileiro começou com grande influência nórdica, e a brasilidade veio com o tempo sem perder a alma e a influência da madeira. Depois deste período dos anos 50 o design brasileiro visitou várias vertentes e buscou outras formas de amadurecimento, porém o design modernista voltou a ocupar seu lugar com ar contemporâneo na sua mais pura essência. Acredito que o meu design é mais contemporâneo e industrial, porém, voltei a buscar minhas influências modernistas. Para o público, os consumidores e os amantes do design, a mensagem que fica é a confluência de valores e a projeção de linguagem mútua”, argumenta Ronald Sasson.

As três peças escolhidas por Ronald para o iSaloni, em Milão, sintetizam sua obra, marcada pela correlação entre o industrial, com as possibilidades técnicas aliadas à tecnologia de replicação e o apelo contemporâneo de forte impacto visual, apesar do uso de mínimos elementos. Uma destas peças estará em evidencia na exposição, o banco Montecristo.

O Sindmóveis Bento Gonçalves RS terá dois estandes de 50 metros quadrados na próxima edição do Salão Internacional do Móvel de Milão (iSaloni), na Itália, de 12 a 17 de abril. Essa é a primeira participação da entidade na feira e tem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do projeto Raiz, braço do Projeto Orchestra Brasil que promove as exportações do serviço do designer brasileiro. O espaço no Projeto Raiz, localizado no pavilhão 12, terá produtos assinados de nove estúdios: Ronald Sasson e Bruno Faucz pela MacTalents primeira agência de design scout do Brasil, estudiobola, Guto Indio da Costa, Jader Almeida, Juliana Llussá, Marta Manente, Paulo Alves e Sérgio Fahrer.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.