Os ventiladores podem oferecer mais que uma sensação térmica agradável ao ambiente. As peças, quando atreladas ao design, se destacam e propõem estilo e personalidade ao cômodo. É engajada nesse nicho de mercado que designer Claudia Spina conquistou espaço no Brasil e há 30 anos lança os objetos para alguns países do exterior. Entre os nomes que irão participar da mostra Brazil S/A, em Milão, Claudia pontua que o ventilador duplo dinâmico, fabricado em latão e com hélices de madeira, será a aposta para a exposição.
De frente à fábrica Gerbar, ela aponta que suas criações sofrem influência do que design idealizado pelo seu avó. “Faço uma releitura das peças criadas pelo meu avó oferecendo beleza e elegância aos ventiladores”, explica. Os materiais mais utilizados na criação é o aço, alumínio e madeira com acabamento galvanizado.
De estilo vintage, os ventiladores sofrem influência industrial do século 20 e carregam o conceito a sustentabilidade que a torna mais que uma peça funcional. “Fabricamos itens com uma potência quatro vezes maior que os ventiladores comuns, com durabilidade que permita que eles se tornem mais um objeto funcional, mas uma peça que ultrapassa gerações e que carrega lembranças de família”, destaca.