carol gay foto Marcos Cimardi - #Brazil S/A - Carol Gay
Foto: Marcos Cimardi

#Brazil S/A – Carol Gay

É a partir da memória afetiva atrelada aos materiais que a designer Carol Gay nutre as ideias que a inspiram na criação de suas peças. Formada em arquitetura e urbanismo, ela buscou no design uma maneira de complementar a carreira e desenvolver a liberdade criativa. O começo dessa jornada aconteceu quando ela se inscreveu no workshop ‘A Construção do Objeto’, ministrado pelos designers Fernando e Humberto Campana. “Foi uma experiência que durou um ano e meio, e foi a gênese do meu processo criativo atual. Depois, para aprimorar meus conhecimentos técnicos e o contato com fornecedores, trabalhei na Tok&Stok e não parei mais”, afirma.

Carol está entre os nomes escolhidos para representar o design brasileiro na mostra Brazil S/A, evento que acontece em Milão, na Itália, até o dia 17 de abril. Para a exposição, ela vai apresentar uma peça nova, o banco NoAr nos modelos trançado e cruzado. O lançamento, produzido pela empresa belga  Ars Fabricandi, é uma continuação do trabalho que a designer vem desenvolvendo com a borracha reciclada na poltrona e balanço NoAr. “O assento é trançado e costurado artesanalmente com borracha de reciclagem industrial e base em metal pintado com estrutura desmontável, com foco na sustentabilidade e viabilizando o transporte com uso de embalagem flat pack. Ele pode ser empilhável economizando, assim, espaço em ambientes compactos”, explica. Na versão brasileira foi minimizada o uso do material sendo utilizadas apenas duas tiras de borracha.

Em relação aos materiais mais utilizados na fabricação, ela destaca não ter um preferido e que aposta em novas opções para transgredir de sua função original propondo novos significados. “Sempre estou pesquisando novos materiais. Hoje voltei a trabalhar com a borracha reciclada da indústria de pneus, pois, além de ser sustentável, tem resistência e brilho”, aponta.

O trabalho manual e experimentação também estão presentes na produção da designer que diz estar sempre atenta à sustentabilidade. Entre suas inspirações, ela não nega a forte influência dos irmãos Campana. “Mas também gosto bastante de Lina Bo Bardi,Tony Cragg, Ingo Maurer, Cildo Meirelles, entre muitos outros”, ressalta.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
29b903e4 a3e6 455b b4cf 33c611eb298b 1 390x390 - #Brazil S/A - Carol Gay
Live reunirá a revistaSIM e a designer Roberta Banqueri