volumetriaa - #VOLUMETRIA: Personalidade e Versatilidade
Foto: Manufatti / Divulgação

#VOLUMETRIA: Personalidade e Versatilidade

Personalidade e funcionalidade são as palavras que melhor representam a volumetria nos revestimentos, peça que nos últimos anos vem ganhando espaço na arquitetura e decoração dando um toque de sofisticação, estilo e sensação de movimento aos ambientes. Madeira, porcelanato, mármore, pedras ou cimentícia. Versátil, se apresenta com os mais diferentes materiais e das mais diversas formas e combinações.

O tema foi destaque na 14º edição da Expo Revestir, evento que aponta as principais tendências da arquitetura e construção para o mercado brasileiro, considerada a Fashion Week da Arquitetura e Construção.

A empresária Tânia Jurema, nome à frente da Refinare Revestimentos, destaca que não existe restrição para o uso da tridimensionalidade. “Inicialmente, se usou muito nas áreas molhadas para a chamar atenção para uma ou duas paredes e deixando todo o resto mais living. Hoje em dia, tem se explorado outros ambientes como as salas, por exemplo, onde o revestimento tem sido tratado como uma obra de arte pelo seu desenho diferenciado”, pontua.

Em relação ao uso de cores mais fortes, Tânia explica que o mercado tem comercializado mais revestimentos volumétricos com tonalidade mais claras e neutras com o uso, em sua grande maioria, do branco e de cores terrosas. “Mas, temos visto que peças com brilho e colorações mais fortes tem sido aposta de muitos arquitetos”, destaca.

De acordo com o gerente da HR Revestimentos, Reinaldo Manta, o uso de técnicas de iluminação proporcionam um leve sombreado na peça e exalam um toque despojado e originalidade ao cômodo. “Além disso, é possível relacionar a volumetria com elementos geométricos, principalmente no uso de pastilhas de madeira em alto relevo”, complementa.

A aposta da mistura de formas e volumes é a marca da nova coleção da Manufatti, empresa de fabricação e comercialização de revestimentos especiais e de elementos vazados cerâmicos. A Linha Geometria de revestimentos tridimensionais cerâmicos e esmaltados é composta por cinco peças – Pirâmide, Lança, Exato, Seta e Losango -, a coleção busca despertar os sentidos humanos eternizando elementos artísticos e históricos.

Arquitetura

Na arquitetura, a volumetria funciona como um elemento que transmite a sintonia do projeto com o local oferecendo ainda conforto aos usuários. Para a arquiteta Jaidete Ferreira, a tendência, principalmente quando se aponta para as propostas residenciais, tem sido tratada como opção que gera ainda economia já que, segundo ela, se consegue diminuir três vezes o custo total da obra. “Não é algo apenas estético, mas uma técnica funcional que é trabalhada como uma solução de dentro para fora”, afirma.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Organizar apartamento pequeno
Organização de apartamento pequeno: veja 5 dicas que irão te salvar