revistaSIM Decoracao Uso de cortinas DESTAQUE 1155x500 - Saiba tudo sobre o uso das cortinas para sua casa

Saiba tudo sobre o uso das cortinas para sua casa

As cortinas levam privacidade a um ambiente, mas o seu uso vai muito além disso, elas protegem os ambientes da forte incidência dos raios solares. E segundo as arquitetas da Plano A Arquitetura, Mônica Beltrão e Rosana Marcolino, “As cortinas também trazem conforto térmico e aconchego ao local. Em outras palavras, elas são o arremate final em qualquer ambiente.” 

revistaSIM Decoracao Uso de cortinas Varanda - Saiba tudo sobre o uso das cortinas para sua casa
As cortinas são itens essenciais na hora de projetar (Foto: Camila Coimbra).

As cortinas aparecem em diversos tecidos, texturas e tamanhos e devem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada espaço. Portanto, confira abaixo um conteúdo completo sobre o uso das cortinas para sua casa.  

Confira as dicas das arquitetas para você acertar na escolha da melhor cortina para cada ambiente

O uso das cortinas na sala

No local principal de convivência da casa, as cortinas são essenciais para dar a privacidade necessária e também deixar o ambiente ainda mais acolhedor. “  Para sala, indicamos cortinas sem blackout, apenas amenizar a incidência do sol em alguns momentos do dia.”

revistaSIM Decoracao Uso de cortinas Sala de estar - Saiba tudo sobre o uso das cortinas para sua casa
Em alguns locais o ideal da cortina é apenas amenizar a incidência do sol (Foto: Camila Coimbra).

“Uma boa opção para este ambiente, para quem gosta de uma proteção um pouco maior contra a iluminação natural é utilizar um tecido mais leve e fluido por cima (o que fica aparente) como o Voil, seda, Shantung, Linho… e outro mais grosso por baixo, como o Oxford por exemplo.”

“Quanto ao modelo da cortina, isso varia de acordo com o projeto, e principalmente com o estilo do ambiente. Se for um estilo mais clássico ou romântico, indicamos cortinas de tecido. Se a sua sala for em um estilo mais contemporâneo, indicamos o modelo de Rolo ou a Romana”.

E como fica o uso das cortinas nos quartos?

Um local tão íntimo como o quarto, necessita de muita atenção. “ Para os quartos, indicamos um blackout. Além disso, nestes cômodos, faz-se necessário o maior bloqueio da incidência de luz para trazer mais conforto na parte da manhã, ao acordar”.

revistaSIM Decoracao Uso de cortinas Quarto infantil - Saiba tudo sobre o uso das cortinas para sua casa
No quarto, cortinas com blackout garante um bloqueio maior da luz (Foto: Camila Coimbra).

E no home office também se usa uma cortina? 

Desde o início da pandemia já produzimos diversos conteúdos sobre como se ter um Home Office adequado para a  execução do seu trabalho. Mas será que por lá, o uso das cortinas também se faz necessário?

revistaSIM Decoracao Uso de cortinas Mesa de escritorio - Saiba tudo sobre o uso das cortinas para sua casa
As cortinas devem ser funcionais (Foto: Camila Coimbra).

Para este ambiente, indicamos cortinas mais retas, menos pano, de fácil manutenção e limpeza.  O importante é ter em mente que nestes casos, as cortinas cumprem uma função muito mais funcional”.

Como funciona o uso das cortina nos banheiros e nas cozinhas?

Uma dúvida muito comum é se as cortinas podem ser utilizadas em todos os cantinhos da casa. Será que pode? Para as arquitetas, elas podem e devem sim estar presentes nos mais variados cômodos.

revistaSIM Decoracao Uso de cortinas Cozinha - Saiba tudo sobre o uso das cortinas para sua casa
Cortina na cozinha deve ser de fácil limpeza (Foto: Camila Coimbra).

“As cortinas também podem ser usadas em outros ambientes mais inusitados, como por exemplo, em banheiros, ou até mesmo na cozinha, quando a incidência de luz atrapalha o uso em algum momento do dia”.

Qual deve ser o tamanho ideal de uma cortina ? 

revistaSIM Decoracao Uso de cortinas Sala de leitura - Saiba tudo sobre o uso das cortinas para sua casa
A altura das cortinas devem ser bem planejadas (Foto: Camila Coimbra).

O tamanho ideal das cortinas costuma gerar muitas dúvidas na hora da instalação.  Para as arquitetas, locais como salas e quartos, que tem uma função estética forte, as cortinas devem ir até o chão. “ A não ser que haja algum móvel abaixo da janela, que justifique a sua interrupção. Nestes casos, é importante que a cortina ultrapasse pelo menos 15 abaixo da janela, para que não entre luz pela parte de baixo. Já em cozinhas e banheiros, recomendamos que as cortinas se limitem ao vão da janela, de preferência o modelo de rolo, que são mais funcionais.”

Qual cor escolher para a sua cortina? 

Cores, cores e mais cores. São elas as responsáveis por levar ainda mais beleza e muitas outras sensações para algum ambiente.  Por isso, é preciso estar atento a qual tonalidade escolher na hora de comprar uma cortina.

revistaSIM Decoracao Uso de cortinas Varanda Bar - Saiba tudo sobre o uso das cortinas para sua casa
A cor de uma cortina vai impactar em muitos fatores (Foto: Camila Coimbra).

“ Normalmente utilizamos em nossos projetos residenciais cortinas de cores claras e neutras, como branco, Off White e bege. São cores que não irão pesar no ambiente como um todo”.

As arquitetas listaram também os principais modelos de cortinas: 

revistaSIM Decoracao Uso de cortinas Sala de estar Cortina fechada 1 - Saiba tudo sobre o uso das cortinas para sua casa
Existe um melhor tipo de cortina para cada ambiente (Foto: Camila Coimbra).
  • Cortina de Voil – “Confere uma identidade bem sofisticada para o ambiente. Pode ser usado com ou sem forro, a depender da transparência do tecido e da incidência de luz que se pretende ter.”;
  • Cortina Duo Fold – “Cortina que fica embutida no vão da janela, fixada por um trilho nas duas laterais. Confere uma identidade mais casual, moderna e arrojada ao ambiente.”;
  • Cortina de Rolo  – “Este tipo de cortina pode ter o sistema de acionamento automático “;
  • De painel – “Aqui os painéis correm na horizontal, fixados no trilho, podendo ficar todos juntos deixando a janela mais aberta, ou todos lado a lado. “;
  • Peça Romana – “Com aparência bastante sofisticada, com linhas retas e detalhes na horizontal, este tipo de cortina confere um ar elegante aos ambientes. Seu sistema de recolhimento funciona na vertical. Muito indicada para ambientes  com grandes janelões, como salas de estar e quartos.”

Atenção aos detalhes técnicos das cortinas

  • “Se o ambiente possuir forro de gesso, o ideal é que seja previsto o cortineiro”
  • “Além disso, recomendamos que o cortineiro tenha em média 15cm de profundidade”;
  • “Além da profundidade do cortineiro, ele deve ultrapassar em 15cm de cada lado após o final da porta ou janela que receberá a cortina”.
  • “Caso o ambiente não possua forro de gesso, pode ser utilizado um cortineiro sobreposto”

Confira as dicas das arquitetas para o uso das cortinas de forma criativa

  • Para separar ambientes ou demarcar um ambiente específico;
  • Da mesma forma também, é possível utilizar como portas de closets ou armários;
  • Além disso, é possível fazer uma cortina de fios, ou correntes para ‘vestir’ uma parede, conferindo para esta uma identidade completamente inusitada;
  • Em camas ou berços, por exemplo, que é algo muito comum antigamente.

Gostou deste conteúdo? Aqui no nosso site, por exemplo, você conferir muitas outras dicas sobre arquitetura, decoração, design, arte e paisagismo.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Arquitetura Quarto de hotel em casa Destaque Credito Eduardo Pozella 390x390 - Saiba tudo sobre o uso das cortinas para sua casa
10 dicas para montar um quarto de hotel na sua casa