Lucas Oliveira 0395 - #CINZA: Tons, texturas e harmonia
O ambiente de André Carício para a Casa Cor 2015 (Foto: Lucas Oliveira).

#CINZA: Tons, texturas e harmonia

Apontada como uma das grandes tendências para 2016 no quesito decoração pelo site Refinery29 e a rede social Pinterest, a cor cinza se destaca pelo seu poder de harmonizar com outras tonalidades presentes no ambiente. A  coloração vem sendo considerada o novo preto, um verdadeiro coringa que pode ser utilizado em seus mais variados tons. O novo queridinho dos arquitetos e decoradores chegou com tudo.

Na última Casa Cor PE,  por exemplo, o arquiteto André Carício apostou nessa coloração para compor o seu ambiente no evento. “Nesse projeto a base foi o cinza, apostei nas texturas e em suas diferentes tonalidades, que permitem ousar com outras cores, mas é preciso ter bom senso e saber dosar tudo de forma harmônica”, destaca Carício.

De acordo com o arquiteto, especialista em design de interiores e professor universitário Alexandre Mesquita o tom pode ser aplicado em todos os ambientes. “ O cinza já vem sendo bem utilizado e por ser neutro pode ser usado tanto dentro como fora de casa, no sofá, nos objetos, na parede, teto, luminárias… Tudo fica bom com o cinza, que passa um ar de sofisticação, contemporaneidade e jovialidade… Ele é a cara da cidade urbana”, explica Mesquita.

A New Móveis Planejados aposta nesses tons em sua coleção  para compor espaços contemporâneos e cheios de estilo. A marca traz diversas opções que podem ser combinadas tanto com tonalidades escuras, para espaços mais sóbrios, quanto com cores vibrantes, para algo mais ousado. A empresa oferece opções variadas de madeirados e acabamentos em cinza, como as laccas Capelli, Grígio, Silizencio e Noir. No total, são 18 cores, desde as mais neutras até os tons mais vibrantes, que podem ser facilmente combinadas com os demais produtos.

A arquiteta Camila Muniz, do Estúdio C|M Arq, dá dicas de como utilizar essa tendência em casa.”Para quem pensa em adotar essa cor na sua residência, algumas intervenções rápidas como: a pintura de uma parede, o uso de sofá com tecido cinza, móveis ou ainda adotar um tapete nessa cor, podem dar uma nova cara ao seu ambiente. O cinza pode ser usado em qualquer ambiente. Hoje é mais comum em salas, quartos e escritórios, por ser uma cor sóbria e tranquila. Mas pode ser encontrada também em cozinhas ou banheiros”.

Para deixar os ambientes mais aconchegantes e receptivos, a cartela de tendências da Tintas Sherwin-Williams sugere também os tons cinzas para a decoração em 2016. O objetivo é proporcionar uma atmosfera pura, calma e um tanto quanto séria, mas sem perder a leveza, a sedução e a discrição que estas cores naturalmente proporcionam. Da paleta Pura Vida, a cor SW 7048 (Urbane Bronze), SW 7050 (Useful Gray) e SW 7052 (Gray Area) vem da influência da geração do milênio e são bem sofisticadas. E, da paleta Nova Narrativa, a cor SW 2848 (Roycroft Pewter) e SW 7025 (Backdrop) vem da história da evolução industrial, refletindo o passado e inspirando o futuro, onde o vintage é sempre bem vindo. No projeto da arquiteta Mari Aní Oglouyan, a parede foi pintada com a cor SW 7025 (Backdrop), e remete ao conforto e desprendimento do caos da vida diária. Os tons  da parede junto à harmonia dos móveis e peças decorativas que foram utilizados, dão um ar envolvente para o ambiente.

Seguindo essa tendência, a marca Iquine também aposta nessa tonalidade para conquistar seus clientes.  Entre os tons de cinza, existem o Capibaribe, Aripuá, Búfalo, Grafite Escuro, Morretes, Rio Grande do Sul, Caldo-de-cana; Curicaca, Chumbo, Céu nublado, Saudade, Avestruz, Brisa, Cinza, Cinza médio e Cinza escuro, que possuem alto poder de cobertura, resistência e rendimento.

Serviço:

Alexandre Mesquita

alexandre@alexandremesquita.com.br

Fone: (81) 30393031

André Carício

andre@andrecaricio.com.br

Fone: (81)999754806

Camila Muniz

camilamuniz.arq.br
New Móveis
Rua Antônio Falcão, 821 loja 01, bairro de Boa Viagem.
Fone: (81) 3466.8277

Iquine

www.tintasiquine.com.br

Sherwin-Williams

Color Studio de Recife – Espaço de inspiração para o consumidor final e especificadores, oferecendo treinamentos e todo o tipo de atendimento, como projetos de cores gratuitos para facilitar a escolha dos produtos mais adequados para cada tipo de pintura e ambiente.

Fone: (81) 2127.5101

swcolormix.com.br

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Cecilia Dale Urban Jungle 3 390x390 - #CINZA: Tons, texturas e harmonia
Urban Jungle: o verde da floresta dentro de casa