unnamed 1 4 - Consumo consciente na decoração
​Nos projetos Lowsumerism, desenvolvidos pelo escritório Bellini Arquitetura e Design, a utilização de lâmpadas de LED, que tem baixo consumo, é indispensável (Foto: Jomar Bragança/Divulgação)

Consumo consciente na decoração

Depois de décadas de consumismo desenfreado, iniciado desde o fim do século XIX com a industrialização, surge agora o Lowsumerism, da ideia de consumir menos e de forma consciente. O termo vem do inglês low, que significa baixo e consumerism, consumismo. O setor de arquitetura/decoração também incorporou essa proposta e a mudança de comportamento se reflete nos projetos. “As pessoas estão cada vez mais conscientes dos gastos e isso exige do arquiteto soluções criativas/funcionais e com custo otimizado. Bom gosto não precisa combinar com extravagância”, comenta o arquiteto Júnior Piacesi.

Para conseguir projetos que sigam a linha Lowsumerism é preciso optar por itens que consumam menos. “A utilização de lâmpadas de LED é uma boa opção, pois têm consumo mais baixo. Também é possível reduzir o consumo de recursos hídricos por meio de torneiras que limitam a quantidade de água utilizada e válvulas instaladas no vaso sanitário. Nas construções há possibilidade de coleta e reuso da água da chuva”, destacam a designer de interiores Danielle Bellini e o arquiteto Luís Bellini, do escritório Bellini Arquitetura e Design.

Para Júnior, um projeto Lowsumerism precisa ser atemporal. “Dessa forma conseguimos projetar ambientes que atendam à demanda do consumo consciente e sejam menos cansativos, livre de excessos e otimizados. Apostamos no básico, no cinza, no preto, no branco e cores nos objetos que possam ter vida útil curta ou serem trocados sem grandes impactos financeiros”, salienta.

Danielle e Luís finalizam com uma constatação: “Os clientes estão cada vez mais antenados e pedindo as possibilidades que a tecnologia oferece, mas de olho no baixo consumo”.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Decor Afetiva Destaque Credito Patrick Perkins Unsplash 390x390 - Consumo consciente na decoração
Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!