Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 - Crédito de fotos: Débora Oliveira/ AD Diper

Cultura pernambucana ganha destaque na Loja de Artesanato

A Loja de Artesanato é o espaço assinado pela arquiteta Ana Maria Pedroza, que priorizou a criação de um ambiente que funciona como base para destacar o artesanato pernambucano: “A arquitetura é apenas o suporte, como uma coadjuvante de toda a cena”, explica a profissional.

Com 85m², o espaço foi desenvolvido em parceria com o Centro de Artesanato de Pernambuco e o Sebrae Pernambuco, e traz uma curadoria que passa por todas as regiões do estado, apresentando um apanhado especial de peças para os visitantes da CASACOR Pernambuco 2019.

A paleta de cores da Loja de Artesanato destaca o verde e o amadeirado, tons alegres, mas discretos e que não concorrem com os tons das peças de artesanato. As paredes internas receberam o acabamento Velvet, lançamento da Coral, nas cores Trevo Pálido e Folha de Mate.

2 29 768x1024 - Cultura pernambucana ganha destaque na Loja de Artesanato
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito de fotos: Débora Oliveira/ AD Diper

A fachada traz pintura em acabamento matte da linha Decora, nas cores Madeira Acinzentada e Trevo Pálido, também da Coral. O piso é um porcelanato cinza, chamado Pietra de Bergamo, da Cerâmica Elizabeth e remete ao granilite, enquanto o forro e parte do trecho da parede foi executado pela Só Forros, com material da Ara Forros, réguas de PVC com acabamento madeirado na cor Taupe.

Toda iluminação é em LED e foi especialmente pensada para atribuir uma atmosfera de sustentabilidade e eficiência energética. O projeto leva assinatura de Edith Araújo, da Da Luz Iluminação, além de luminárias artesanais desenhadas pela arquiteta em parceria com o artesão Mestre Abias.

3 26 - Cultura pernambucana ganha destaque na Loja de Artesanato
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito de fotos: Débora Oliveira/ AD Diper

Para o mobiliário, a estante foi um desenho da arquiteta e executado pela metalúrgica Knai com prateleiras executadas pela Acord Móveis Planejados. O restante dos móveis também ressaltam nomes nacionais, como a poltrona Benjamim, de Sérgio Rodrigues, que acompanha as mesinhas laterais colibri, de Paulo Alves, e o banquinho Jacaré, da Marcenaria Olinda – que também assina a mesa giganta, as cadeiras Pina, e a mesa de centro em madeira maciça.

Essa é a segunda vez que a CASACOR Pernambuco recebe um espaço conjunto da AD Diper e do Sebrae/PE, totalmente dedicado ao artesanato do estado, em uma parceria que valoriza a inserção de peças artesanais na decoração. A seleção conta com nomes como J. Borges, Mano de Baé, Nicola, Neguinha, Cida entre outros.

Vale ressaltar que a Loja do Artesanato funciona junto à mostra, e oferece ainda um bate-papo, todas as quintas-feiras, até o dia 03 de novembro. As chamadas Quintas do Artesanato oferecem palestras, e aos sábados o espaço promove uma ação chamada “Demonstrações”, que contará com oficinas de artesanato com os artista expositores da loja.

4 22 - Cultura pernambucana ganha destaque na Loja de Artesanato
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito de fotos: Débora Oliveira/ AD Diper

Confira a programação das quintas e sábados da Loja de Artesanato:

Quintas do Artesanato

  • 19/09 às 19h – Raul Córdula  e J. Borges
  • 26/09 às 19h – Ana Maria Pedroza e Luiz Benício
  • 03/10 às 20h – Mestre Nado e Juliano Holanda
  • 10/10 às 19h – Ana Andrade e Mestre Nena
  • 17/10 às 19h – Ana Veloso, Mestra Cida e Mestra Neguinha
  • 24/10 às 19h – Roberta Borsoi e Nicola
  • 31/10 às 19h – Bete Paes / Fernando Ancil

Sábados com artesãos convidados

  • 28/09 às 16h – Marcos de Sertânia
  • 05/10 às 16h – Gegê Pedrosa
  • 12/10 às 16h – Leidiane de Tracunhaém
  • 19/10 às 16h – Mestre Abias
  • 26/10 às 16h – Mestre Lourenço

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Decor Afetiva Destaque Credito Patrick Perkins Unsplash 390x390 - Cultura pernambucana ganha destaque na Loja de Artesanato
Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!