51f9114b a2c6 4be2 8009 a18a463e4723 - Home Office
(Foto: divulgação).

Home Office

O Home Office é uma tendência mundial que consiste em desempenhar as funções do trabalho dentro do próprio lar. Profissionais de diferentes segmentos optam por essa modalidade por diferentes motivos: aumento da qualidade de vida, maior contato com a família, dentre outros.

A grande dificuldade para muitas pessoas é o fato de tentar transformar uma sala de estar em um escritório. A arquiteta Camila Muniz, do estúdio C/M & Arq, afirma que alguns elementos básicos são suficientes para montar um ambiente home office. “Uma bancada fixa à parede com espaço para a instalação de um computador ou notebook já torna possível o início das funções “, afirma a arquiteta. “Se o profissional necessita de espaço para livros e documentos, por exemplo, uma estante pode ser o ideal. Caso não haja local para acomodar o móvel, as prateleiras são uma excelente alternativa. Além de funcionais, ajudam a compor a decoração”, diz Camila.

Confira as dicas da arquiteta sobre organização de Home Office:

Use cadeiras confortáveis:
“Manter a postura correta e o conforto nas horas de trabalho é fundamental para a saúde do seu corpo e seu bem estar. Por isso uma boa cadeira ergonômica, com braços e regulagem de altura pode fazer a diferença para se manter na estação de trabalho”.

Tenha uma bancada eficiente, com espaço para computador e material auxiliar, como agenda, caneta e outros itens similares:
“Ter seus objetos e pertences de trabalho sempre à mão ou de fácil manuseio torna a rotina de trabalho mais prática e eficiente. No dia a dia, o que puder ser feito ou organizado de forma a otimizar seu trabalho é importante para obter um melhor rendimento, então tenha espaço suficiente e mantenha-o organizado”.

A organização da área de armazenamento é fundamental. Contar com estantes, prateleiras e/ou gaveteiros ajuda na organização:
“Até mesmo os objetos ou materiais que não utilizamos sempre precisam ser armazenados no espaço de trabalho e, para isso, a organização auxilia para não perder tempo procurando algum elemento. Além disso, visualmente é sempre bom manter esses espaços limpos e livres de bagunças, pois traz maior satisfação e ânimo ao sentar no home office para trabalhar”.

Atenção à iluminação: use uma luz geral e outra focada na mesa/bancada:
Uma boa luz difusa que ilumine o ambiente como um todo de maneira uniforme, auxilia na concentração e evita ofuscar a visão durante as horas de trabalho, mas eventualmente é preciso intensificar a luminosidade do ambiente durante alguma atividade, seja para estudo, reuniões ou produção. Nesse caso, uma opção de luz focada pode garantir um bom resultado.

Cor do ambiente: opte por tons claros:
“As cores têm impacto direto na sensação dos ambientes, mas também na maneira como nosso corpo reage a eles. Tons claros costumam proporcionar tranquilidade e equilíbrio, além de garantir maior luminosidade e geralmente maior amplitude ao ambiente. Além disso, tons neutros podem auxiliar na concentração, um benefício importante para um ambiente de trabalho”.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Decor Afetiva Destaque Credito Patrick Perkins Unsplash 390x390 - Home Office
Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!