Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 -Créditos das fotos: Rogério Maranhão

Conheça a versatilidade da Sala Motriz

Do escritório Albuquerque + Malvim Arquitetura, a Sala Motriz é um ambiente versátil e dedicado à convivência, à contemplação de obras de arte e à leitura. Os arquitetos Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim partiram da premissa “O homem move o espaço, e o espaço move o homem” para criarem a sala de atmosfera contemporânea.

A ideia da dupla foi criar formas de ocupação do espaço, onde o sentido do todo se dá pelo conjunto das partes, bem como, o jogo de luz e sombra, a passagem do tempo, os efeitos cromáticos, as texturas, os materiais, a curadoria de objetos e a finalização, que participam ativamente da experiência total de fruição do espaço formatado.

O espaço foi concebido a fim de convidar o usuário às atividades de convivência, contemplação, trabalho, leitura e confraternização. Distribuída em 34m² a Sala

Motriz instiga o visitante a refletir sobre seu modo de vivenciar os ambientes e como é possível se relacionar com estes.

2 10 680x1024 - Conheça a versatilidade da Sala Motriz
Casacor Pernambuco 2019 -Créditos das fotos: Rogério Maranhão

A composição da sala apresenta as paredes envelopadas por painéis de madeira, que aquecem e emolduram a cena junto à iluminação pontual, cuja intenção é conferir conforto e um efeito cênico para as obras e mobiliário exposto.

Em toda a ambientação foram utilizados muitos itens de arte popular, livros antigos, taças e copos de variadas épocas, telas e esculturas de artistas pernambucanos, decoração afetiva do acervo pessoal dos arquitetos, galhos secos, além de uma forte presença da madeira e de materiais que propiciam aconchego.

3 9 - Conheça a versatilidade da Sala Motriz
Casacor Pernambuco 2019 -Créditos das fotos: Rogério Maranhão

Os arquitetos explicam sobre o estilo da sala e a disposição dos objetos: “Conforto e praticidade em ter tudo à mão é sempre um mote dos nossos projetos. Resgatar peças e juntar à outras com mesma tipologia e material dão força e personalidade ao espaço”.

As cores em madeira clara e branco têm a intenção de propiciar aconchego e conforto visual aos visitantes. A madeira aquece e abraça o espaço, enquanto o branco traz calmaria e reforça a sensação de conforto.

Além das cores base, o piso e tapete em tons de cinza criam uma base neutra para receber peças garimpadas pelos arquitetos como a Cadeira Cariri assinada por Andrea Borgogni, a Cadeira Face do Zanini de Zanine, a Mesa Arara e o Banco Itá assinados por Fernando Ancil, a icônica Cadeira Golem de Vico Magistretti que ganha cena de destaque no projeto da dupla, bem como a Cadeira Anel de Ricardo Fasanello junto ao Banco Sedimentos de Rodrigo Ambrósio e Domingos Tótora.

4 6 741x1024 - Conheça a versatilidade da Sala Motriz
Casacor Pernambuco 2019 -Créditos das fotos: Rogério Maranhão

As luminárias são de Jader Almeida e pontuam o cenário criando uma ambiência para os diversos usos propostos para o espaço. A iluminação toda em led foi pensada para dar destaque às obras de artistas regionais, enquanto a iluminação pontual banha a estante, assim como as telas e esculturas presentes na cena.

Vale ressaltar também que toda a marcenaria do espaço é desenho do escritório e executada pela Casttini.

A sala conta com um políptico do artista plástico Renato Valle composto por 384 desenhos,

que estabelecem conexões entre obra e visitante além de telas de Alexandre Nóbrega, Kilian Glasner, José Cláudio e Jorge Souza. O espaço apresenta ainda esculturas de Cristiano Lenhardt e Marcelo Silveira.

Saiba mais em Casacor Pernambuco 2019

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Decor Afetiva Destaque Credito Patrick Perkins Unsplash 390x390 - Conheça a versatilidade da Sala Motriz
Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!