unnamed 11 1 - CASACOR SP
Em sua 3ª participação na Casa Cor SP, Guilherme Torres antecipa o futuro da cozinha como espaço de convivência mais elementar da casa num ambiente onde os elementos fogo e gelo cedem lugar à tecnologia da indução – e ao design da emoção (Foto: Divulgação)

CASACOR SP

A Casa Cor São Paulo chega a sua 30ª edição, em 2016, e reúne um grande time de profissionais da arquitetura, paisagismo e design de interiores. Entre eles, nomes que participam pela primeira vez da mostra, projetos que exaltam a natureza, além de diversas propostas criativas para os ambientes. Confira alguns projetos deste grande evento da decoração, que acontece entre os dias 17 de maio a 10 de julho, no Jockey Club de São Paulo.

Galeria da Imagem por André Carício

IMG 5618 225x300 - CASACOR SP
Galeria Imagem por André Carício (Foto: Divulgação)

O arquiteto pernambucano André Caricio, profissional convidado pela diretoria da Casa Cor SP para participar da mostra, promete explorar a arte pernambucana decorando a galeria que terá um espaço de 52m². Na decoração, a proposta é agregar quadros e esculturas de artistas pernambucanos ao ambiente projetado. O arquiteto leva duas peças desenhadas por ele, a Arandela Six e o Aparador Carício, que compõem o décor.

 

 

 

 

 

 

Praça Eliane por Alex Hanazaki

unnamed 1 3 300x200 - CASACOR SP
Alex Hanazaki assina Praça Eliane na Casa Cor SP (Foto: Divulgação)

Explorar as melhores formas e versatilidade de uso do porcelanato, em um completo equilíbrio com a natureza e um conceito paisagístico atemporal foi o desafio do arquiteto paisagista Alex Hanazaki em parceria com a Eliane Revestimentos. Com mais de 450 m², o projeto equilibra os revestimentos com aspecto fosco e rigor estético leal às pedras naturais com a perfeita combinação dos elementos naturais e plantas nativas – tais como o icônico e característico Pau-Brasil. O projeto contempla um jardim flutuante, um túnel com imenso jardim vertical, um amplo ambiente com bancos e espaço para circulação e uma cascata de água, que traz movimento e atmosfera acolhedora.

Alex Hanazaki – www.alexhanazaki.com.br

Entrada Principal por Otto Felix

unnamed 2 2 300x200 - CASACOR SP
Otto Felix assina a entrada principal da Casa Cor São Paulo 2016 (Foto: Divulgação)

O pavilhão de recepção, assinado pelo arquiteto Otto Felix, propõe uma arquitetura intensa e cerebral, provando que casas podem ir além das formas geométricas convencionais. O ambiente de 75 m² abrirá a entrada da mostra apresentando a arquitetura desconstruída como parte essencial da decoração e do conceito do espaço. Pelo lado de fora, as formas desiguais da construção cobertas por placas de titânio que podem variar em tons de cinza de acordo com a luz do dia, chamam a atenção pela ousadia e irreverência. Na parte interna, a própria estrutura de madeira compõe a decoração, dando forma a parede e prateleiras.

Otto Felix – www.ottofelix.com.br

Jardim Suspenso por Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli

unnamed 3 2 300x197 - CASACOR SP
Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli assinam
Jardim Suspenso na 30ª Casa Cor São Paulo (Foto: Divulgação)

Natural e elegante, o ambiente de 36m² com ares de gazebo de inverno teve como inspiração o charme e o aconchego que a natureza traz em suas diversas estações do ano. Do uso de cores neutras aliadas ao dourado fosco, da vidraçaria que envolve todo o ambiente à marcenaria, o espaço é acolhedor e convidativo. Uma deliciosa lareira centralizada no espaço garante uma harmonia perfeita em dias mais frios. Com grande incidência de luz natural, o paisagismo contrasta com a modernidade e os tons sóbrios do ambiente que conta plantas nativas e uma linda estante flutuante.

Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli – www.negrellieteixeira.com.br

 

Hot Spot por Moacir Schmitt Jr. e Sálvio Moraes Jr.

unnamed 4 2 300x202 - CASACOR SP
CASAdesign Interiores assina o espaço Hot Spot na Casa Cor SP (Foto: Divulgação)

Os jovens designers Moacir Schmitt Jr. e Sálvio Moraes Jr., fundadores do CASAdesign Interiores apresentam o ambiente Hot Spot, com 59m², que traz o olhar contemporâneo do morar, envolvido numa atmosfera urbanóide sofisticada. O espaço tem um repertório baseado em ambientes nova-iorquinos e parisienses. Essa influência aparece na composição do layout, na escolha dos materiais e na concepção dos planos. As paginações são geometrizadas e reveladas por meio do uso de boiseries e de painéis amplos de madeira.

Casa Design Interiores – www.casadesigninteriores.com.br

 

Home Office por Patrícia Hagobian

unnamed 5 2 300x210 - CASACOR SP
Patrícia Hagobian assina Home Office para a Casa Cor São Paulo (Foto: Divulgação)

Sofisticação, conforto e intimismo traduzem os 11m² do Home Office, assinado pela designer de interiores Patrícia Hagobian para Casa Cor São Paulo. Uma ambientação intimista, voltada para momentos de introspecção de um morador cosmopolita, culto, viajado, amante da leitura e da arte. Os elementos artísticos presentes no Home Office garantem uma atmosfera contemporânea. A harmonia é a essência do projeto, onde tudo se encaixa perfeitamente, desde a paleta de cores até os revestimentos e texturas. Uma cuidadosa curadoria de mobiliários e objetos, com peças importantes no mundo do design; a poltrona vermelha da Vitra, a mesa assinada por Pedro Mendes produzida pela Dunelli Casa, peças do antiquário Arnaldo Danemberg e obras de arte das galerias Monica Filgueiras e Luhly Abreu identificam claramente a paixão do morador por arte e design. Destaca-se também a grande composição de livros e objetos de arte em uma incrível estante de 2,80m x 2,85m. Feita em madeira, com detalhes em cobre, o mobiliário foi desenvolvido pela designer especialmente para a mostra.

Patricia Hagobian – www.patriciahagobian.com.br

 

Estúdio Jabuticaba por Nildo José

unnamed 15 300x198 - CASACOR SP
Nildo José assina Estúdio Jabuticaba em sua estreia na Casa Cor (Foto: Divulgação)

Um apartamento jovial, acolhedor e funcional são as principais características do ambiente de 44m² – Estúdio Jabuticaba, assinado por Nildo José, nova promessa da arquitetura brasileira que, com apenas 27 anos, estreia na Casa Cor São Paulo. O nome escolhido para o ambiente é em homenagem a um exemplar da árvore frutífera suspensa por cabos de aço e envolvida pela técnica japonesa chamada kokedama. Comemorando os 30 anos da mostra e sob o tema A Vida é uma Festa, Nildo teve como ponto de partida a criação de um banco que percorresse os quatro cantos do espaço. Além da questão de trabalhar com um elemento marcante e multifuncional, o arquiteto buscou a ideia de que no mobiliário de concreto embutido à parede “sempre cabe mais um”.

Nildo José – www.nildojose.com

 

Casa Aqua por Inovatech Engenharia e Eliane Revestimentos

unnamed 14 300x106 - CASACOR SP
Eliane Revestimentos e Inovatech apresentam residência sustentável na Casa Cor SP (Foto: Divulgação)

Inspirar as pessoas sobre práticas sustentáveis, propondo um novo estilo de morar, é a missão da Casa AQUA criada pela consultoria em sustentabilidade na construção civil, Inovatech Engenharia, em parceria com o grupo Eliane Revestimentos, na Casa Cor São Paulo. Com projeto de arquitetura assinado por Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto, a construção desmontável possui 50m² de área, composta por quatro volumes independentes, autônoma em energia elétrica e com baixo consumo de água potável. Equipada com duas soluções da Eliane Revestimentos, como o sistema de Fachada Ventilada, que garante o conforto térmico, e ainda um bom desempenho ambiental na purificação do ar e prevenção de doenças, através da aplicação da nanotecnologia Cleantec.

Eliane Revestimentos – www.eliane.com
Inovatech Engenharia – www.inovatech.com.br

Cozinha do futuro por Guilherme Torres

unnamed 11 1 300x200 - CASACOR SP
Em sua 3ª participação na Casa Cor SP, Guilherme Torres antecipa o futuro da cozinha como espaço de convivência mais elementar da casa num ambiente onde os elementos fogo e gelo cedem lugar à tecnologia da indução – e ao design da emoção (Foto: Divulgação)

A comedoria doméstica será o espaço da casa que mais apresentará inovações na próxima década. Fugindo das convenções, lugares comuns e raios gourmetizadores, a proposta de Guilherme Torres apresentada no maior evento de decoração do país elimina de vez o conceito de casa grande e senzala. Escoam pelo ralo a cozinha de “uso”, a cozinha “gourmet” e a sala de “jantar” para sair do forno um ambiente acolhedor. O Studio Guilherme Torres leva às últimas consequências o conceito do “comedouro” como o coração da moradia, mas propondo uma zona onde os eletrodomésticos estão mimetizados ao ambiente. Seguindo a métrica do equilíbrio e da contenção, as tecnologias propostas aparecem sutilmente, como na bancada de corian que oculta pia e máquina de lavar – que também fará as vezes de armário, evitando tarefas repetitivas – e na mesa em inox, que comporta sistema de cocção por indução, aposentando o famigerado fogão. Outro eletrodoméstico que será completamente reconfigurado é a geladeira. No lugar da caixa vertical que encapsula todos os produtos na mesma temperatura, o novo refresh-frozen também se dá a partir da armazenagem por indução, onde as próprias embalagens dos produtos gelam, congelam ou refrescam.

Studio Guilherme Torres – www.guilhermetorres.com

 

Lounge Casa Cor por Patricia Pasquini

unnamed 300x167 - CASACOR SP
Conheça o LOUNGE CASA COR by Patricia Pasquini
Luminárias da Labluz ajudam a compor um espaço atrativo e confortável (Foto: Rafael Renzo/Divulgação)

O Lounge Casa Cor é um espaço contemporâneo e aconchegante, criado especialmente para que os clientes da FNAC possam relaxar durante as suas compras, além de aproximá-los deste universo da decoração. No projeto, Patricia Pasquini projetou uma divisória em painel de madeira que imita o aço corten (produzido pela Duratex e executado pela Marcenaria Sonho Planejado), que divide os ambientes e oferece um clima de lounge. A parte de baixo da divisória foi projetada em formas irregulares e vazada, proporcionando a sensação de amplitude e recebeu iluminação com fitas de LED. As arandelas da Labluz em tom bronze seguem a tonalidade do corten e chamam a atenção pelo efeito de luz. Outra peça da Lubluz que se destaca é a coluna Posada, trazendo um charme a mais para o ambiente.

Patricia Pasquini -www.patriciapasquini.com.br

 

Shoji 04 por Yamagata Arquitetura

CA 0481 2 300x200 - CASACOR SP
O coletivo tira partido de um Japão sem folclores para abordar questões elementares do lifestyle contemporâneo no caos da metrópole (Foto: Divulgação)

Paloma Yamagata, veterana das edições cariocas da Casa Cor, apresenta uma proposta autêntica e original que conecta suas próprias raízes a alguns dos fundamentos mais elementares da arquitetura urbana: otimização de espaço, sustentabilidade, ergonomia e enquanto a vida nas megalópoles atravessa tempos coléricos, o trio encapsula conceitos como paz, calmaria, design e ergonomia neste ambiente urbano, atemporal e com forte influência nipônica. Assim, a unidade batizada de “Shoji 04” se desenvolve em 84m² que remetem aos pequenos e aconchegantes espaços do Japão. A delicadeza da arquitetura japonesa e os painéis de shoji, usados para setorizar e dividir as áreas nas casas orientais, foram algumas das referências para a formatação deste volume. A filosofia estética oriental do Wabisabi, onde a beleza das imperfeições é altamente valorizada, também estão presentes neste oásis metropolitano que tem a paciência do branco como cor predominante nas lajes de concreto, elementos industriais e paredes patinadas pela ação do A marcenaria, uma das principais assinaturas da Yamagata Arquitetura, é tradicional, feita com caixotes estilizados e alinhada à  distribuição informal do mobiliário, imprimindo uma atmosfera elegante que garante mistura inusitada e reforça o conceito nipo-industrial. Um mix de temperaturas, texturas e percepções: madeira clara, ladrilho hidráulico, mármore e metal. A curadoria de arte traz a assinatura de Alessandro Sartore, reunindo obras de artistas com prestígio universal, alma e RG carioca. Mas, de novo, sem aparthaids geográficos, olhando para a casa contemporânea de uma forma muito mais zen, que interpreta no espaço doméstico uma narrativa moderna de valores ancestrais.

Yamagata Arquitetura – www.yamagataarquitetura.com.br

 

Badebec por Bárbara Jalles

unnamed 13 300x152 - CASACOR SP
Arquiteta leva modernidade e suavidade ao tradicional Badebec (Foto: Divulgação)

Com atmosfera jovem e moderna, mas sem perder a referência da arquitetura original, a arquiteta e designer de interiores Bárbara Jalles, estreia em grande estilo na 30ª edição da Casa Cor São Paulo, assinando o ambiente mais tradicional da mostra, o restaurante – único espaço que permanecerá para os sócios do Jockey ao término do evento. Bárbara teve total liberdade para explorar conceitos, materiais e aplicar as mais diversas referências nos 225m². A combinação harmônica entre madeira, couro, vidro e aço corten proporcionaram aconchego, elegância e contemporaneidade ao hall, salão principal e área externa, ricamente mobiliados com peças de design nacional, repletas de identidade. Foram priorizados materiais e soluções sustentáveis com matérias-primas nobres e naturais, além do aproveitamento da luz natural, ao ‘rasgar’ as paredes com janelas imensas que aproximam as pessoas da natureza e permitem apreciar a bela vista da cidade. O balcão de serviço foi prolongado e o salão ainda ganhou uma ilha de apoio. Uma grande janela faz a ‘ponte’ entre o deck e o bar, conferindo dinamismo ao atendimento. O projeto luminotécnico proporciona um clima intimista e aconchegante. Para o paisagismo, a profissional buscou inspiração nas estâncias uruguaianas. As referências garimpadas por Bárbara foram a base para que o paisagista Luiz Felipe Rudge, criasse um contexto invernal. Grandes maciços de vegetação que a partir da repetição das espécies vegetais, confere movimento harmonioso e marcante no jardim da fachada o restaurante. A leveza do capim-roxo se contrapõe com a rigidez escultural das iucas, que definem o plano mais alto do jardim, formando um conjunto marcante.

Bárbara Jalles – www.barbarajallesguimaraes.com.br

 

Suíte do Casal por Studio Hermanny

unnamed 16 300x225 - CASACOR SP
Escritório imprime romantismo, sofisticação e funcionalidade em ambiente da maior mostra de arquitetura e decoração das Américas (foto: Divulgação)

O Studio Hermanny, comandado pelas arquitetas Catarina e Renata Hermanny, estreantes na mostra, estampa um mix contemporâneo no espaço Suíte do Casal. O ambiente é marcado pela sofisticação e requinte da arquitetura predominante do local. Apresentam, em 62 m², uma solução funcional para acomodar hábitos prazerosos de um casal que aprecia leitura, música, artes e jogos. O ambiente possui uma arquitetura atemporal, ideal para o público exigente que circula na exposição em busca de novas ideias no mundo do décor. Com o objetivo de integrar de maneira charmosa o quarto e a sala de banho, as arquitetas aplicaram um painel em tecido metálico assinado pelo Studio Hermanny. A sala de banho apresenta uma solução livre, com elementos soltos como a bancada em ilha, a banheira e uma parede que esconde as áreas do chuveiro e vaso, que demandam privacidade. O closet da Marcato tem acabamento madeirado Duratex e acessórios pretos, e se separa da sala de banho através de portas de correr da Cinex com vidro refletente e estrutura em alumínio Nero. A suíte é acessada por uma entrada impactante: a circulação tem piso em madeira colonial reaproveitada, detalhes de iluminação embutida com fita de Led da Brilia, e é pontuada por obras de arte da Galeria Celma Albuquerque e fotografia de Yuri Seródio. Vale ressaltar a elegância das luminárias escultural do Igor Maurer, aplicadas no ambiente.

Studio Hermanny – www.studiohermanny.com.br

Sala de Convivência por David Bastos

unnamed 17 1 300x222 - CASACOR SP
Arquiteto imprime sofisticação no estilo praiano do espaço da mostra (Foto: Divulgação)

O arquiteto David Bastos estampa um mix de inspirações dos estilos contemporâneo e praiano, no espaço Sala de Conveniência. Envolvido por um clima leve, aconchegante e com espaços amplos que proporcionam o merecido descanso, David Bastos criou uma atmosfera arquitetônica atemporal, harmonizando características do estilo contemporâneo com a rusticidade, elegância e conforto da madeira nobre, que reveste as paredes e está presente nas peças e nos detalhes que pontuam a concepção. A sala de convivência de 55m² possui três ambientes integrados, sendo um apoio de bar, uma varanda e um living, que fazem alusão aos momentos de convivência, descontração e lazer.

DB Arquitetos- David Bastos Arquitetura – http://www.davidbastos.com

 

Casa Cor São Paulo

De: 17 de Maio a 10 de Julho de 2016
Local: Jockey Club de São Paulo
Av. Lineu de Paula Machado, 775 – Cidade Jardim.
Horário de Funcionamento: Terça à quinta das 12h às 21h | Sexta, sábado e feriados das 12h às 21h30 |
Domingos e Feriados das 12h às 20h

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Organizar apartamento pequeno
Organização de apartamento pequeno: veja 5 dicas que irão te salvar