elaine5 - Ambientes pequenos: como fazer valer a sua decoração

Ambientes pequenos: como fazer valer a sua decoração

Tendência nas grandes cidades, decorar apartamentos pequenos é sempre um grande desafio. Pela definição, quitinetes ou conjugados retratam a realidade de ambientes pequenos, com dimensões entre 20 e 35 m². Compactos, constituídos pela integração de sala, quarto, cozinha e banheiro, vêm ganhando cada vez mais visibilidade no mercado imobiliário.

Projeto da arquiteta Carmem Avila Foto Rafael Renzo - Ambientes pequenos: como fazer valer a sua decoração
Projeto da arquiteta Carmem Avila (Foto: Rafael Renzo)

No entanto, apesar dos ambientes pequenos, existe a possibilidade de realizar ótimas decorações e aproveitamento de espaço. “Muitas vezes, ao se deparar com o local, o morador tem vontade de inserir muitas coisas e não aproveitar o que temos, por isso é importante a presença de um profissional para auxiliar no projeto”, indica a arquiteta Elaine Benedetti.

eliane foto divulgação - Ambientes pequenos: como fazer valer a sua decoração
Sugestão de Elaine Benedetti (Foto: Divulgação)

De acordo com Elaine, a escolha das cores nos ambientes é de suma importância. “Usar tons claros nas paredes e pisos colabora para uma harmonia e extensão do local”. Apesar disso, a dica para quem gosta de tons mais coloridos, é usá-los nos objetos de decoração, “Enfeites, almofadas e itens que podem destacar o ambiente e até mesmo serem substituídos em determinados momentos são peças chaves também”, ressalta.

elaine8 - Ambientes pequenos: como fazer valer a sua decoração
Quarto por Elaine Benedetti (Foto: Divulgação)

Além da cor, outro ponto é investir em ambientes integrados, que possibilitam uma melhor utilização do espaço e otimizam o mesmo. Isso inclui peças que colaboram, como a utilização de espelhos, que também propõe a ampliação dos cômodos.

A utilização de móveis muito grandes também pode barrar a locomoção e amplitude do imóvel. “A dica é investir em móveis funcionais que ocupam menos espaço, são funcionais e ainda colaboram para o aconchego e modernidade”, revela a arquiteta.

elaine4 - Ambientes pequenos: como fazer valer a sua decoração
Elaine trabalha a funcionalidade nos projetos (Foto: Divulgação)

Carmem Avila, do escritório Carmem Avila Arquitetura, e a dupla de designers de interiores Lome Chung e Paulo Brites, do escritório Icono Projetos e Interiores, compartilham suas experiências na realização de projetos onde conseguiram oferecer funcionalidades para o dia a dia, além de contribuir para proporcionar as sensações de amplitude e aconchego.

elaine2 - Ambientes pequenos: como fazer valer a sua decoração
Integração entre os ambientes (Foto: Divulgação)

Confira alguns dicas para ambientes pequenos:

  • Circulação

“Para imóveis com pequena área útil, é essencial pensar que a circulação não pode ser prejudicada por móveis grandes e espaçosos”, conta Paulo Brites. Assim, o profissional e sua sócia, Lome Chung, optam por especificar armários funcionais e embutidos com dois objetivos claros: não ocupar espaço desnecessário e, ao mesmo tempo, comportar um volume significativo dos itens que integram a vida do cliente.

  • Cores e decoração

Carmem ressalta que uma decoração mais homogênea corrobora para a amplitude e ainda ressalta que texturas, papéis de parede e tapetes coloridos “transmitem muita informação ao ambiente e podem carregar o espaço que já é reduzido”.

  • Funcionalidade

“Os móveis soltos valorizam o imóvel e podem ser usados de formas múltiplas”, aconselha Paulo Brites. Os móveis e acessórios devem ser proporcionais ao tamanho do local e, multiuso, aproveitam espaço e função.

  • Espelhos

O uso de espelho é um grande aliado para a decoração, contribuindo para que os ambientes pareçam maiores e os locais escuros se tornem mais leves e claros. Todavia, uma ressalva importante apontada pela designer Lome Chung: “usar com moderação é uma boa pedida, já que o excesso de espelhos pode deixar o apê desconfortável”.

  • Iluminação

Ambientes pequenos necessitam de uma iluminação funcional e bonita. “Observar o pé-direito do imóvel é essencial para a instalação do projeto luminotécnico”, revela Carmem. Pendentes são bem-vindos sobre a bancada ou o criado-mudo, desde que não sejam instalados em corredores ou passagens.

  • Quarto

Muitos proprietários optam por esconder a cama, mas não é obrigatório. “A cama é um item que faz parte da decoração e escondê-la ou não vai de acordo com o desejo do cliente”, explica Carmem. Para a arquiteta, é possível compor um ambiente com cama, móveis e objetos de maneira harmônica e sem ocupar muito espaço.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Decor Afetiva Destaque Credito Patrick Perkins Unsplash 390x390 - Ambientes pequenos: como fazer valer a sua decoração
Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!