revistaSIM Decor Afetiva Destaque Credito Patrick Perkins Unsplash 1155x770 - Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!

Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!

Nesses tempos de pandemia por causa do Covid 19, muitas pessoas começaram a olhar com mais atenção para a sua casa. Antes cantinhos comuns viraram verdadeiros templos de contemplação da história dos seus moradores. A decoração afetiva vem levando muitas pessoas a dedicarem uma boa parte do seu tempo para dar novos ares a algumas partes da casa. Fotos antes guardadas em uma caixa empoeirada, ganharam as paredes e os souvenirs daquelas viagens inesquecíveis começaram a se espalhar por toda a casa.

revistaSIM Decor Afetiva Sala afetiva Credito Ksenia Chernaya Pexels - Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!
O mix de objetos leva ainda mais beleza para qualquer ambiente (Foto: Ksenia Chernaya/Pexels).

Peças herdadas de família ou que fazem lembrar bons momentos vividos são essenciais para essa decoração afetiva e deixam o ambiente ainda mais bonito e único, fazendo com que essas lembranças permaneçam sempre vivas na mente e no coração das pessoas. Essa é também uma forma de conectar a casa aos seus moradores.   

Saiba o que faz parte da decoração afetiva:

revistaSIM Decor Afetiva Colecao Credito Emre Can Pexels - Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!
Souvernirs de viagens e coleções compõe a decoração afetiva de uma casa (Foto: Emre Can/Pexels)
  • Móveis antigos;
  • Uma coleção de louças;
  • Fotografias;
  • Souvenirs de viagens;
  • Quadros de arte;
  • Artesanatos;
  • Itens que você mesmo criou;
  • Livros;
  • Radiolas e discos antigos;
  • Aqueles famosos papéis de carta;
  • Tudo aquilo que te lembra momentos bons e que merecem ser sempre lembrados.
revistaSIM Decor Afetiva Objetos antigos Credito Ksenia Chernaya Pexels - Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!
Tudo que nos recorda boas lembranças pode ser utilizado na decoração afetiva (Foto: Ksenia Chernaya/ Pexels).

Já pensou em montar uma parede afetiva?

Uma boa dica de decoração afetiva é investir em uma parede afetiva. Mas você sabe o que é isso? 

revistaSIM Decor Afetiva Fotografias Credito OndroM Shutterstock - Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!
Memórias sempre presentes nas parede afetivas (Foto: OndroM/Shutterstock).

É simples! Trata-se de uma parede de casa que ganha uma nova forma ao ser preenchida por diversos quadros e porta-retratos que carregam imagens de momentos especiais. É uma forma barata e acessível de fazer com que as lembranças estejam sempre ali, expostas para poderem ser sempre apreciadas. Então agora, é só escolher a fotografia, separar o porta-retrato e deixar a criatividade solta para ornamentar a parede da sua casa.

revistaSIM Decor Afetiva Arte e artesanato Credito Manja Vitolic Unsplash - Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!
Não há regras para decorar as paredes (Foto: Manja Vitolic/ Unsplash).

Ah, além das fotografias, fazer uso de quadros de arte também é uma boa opção na hora de criar essa decoração.

Dicas para manter os itens da decoração afetiva em bom estado

  • Por serem peças mais antigas, é comum que com o desgaste do tempo elas apresentem danos, mas essas marcas podem ser reparadas;
  • Se for um móvel procure alguém especializado;
  • Trocas de estofados também necessitam de mão de obra especializada;
  • Mas se a marquinha de desgaste for em um porta-retrato ou nos puxadores de uma cômoda por exemplo, basta usar um pouco da sua criatividade para fazer uma nova pintura ou inserir algum apetrecho;
  • Às vezes basta um pequeno reparo para a peça voltar a ficar com aquele aspecto lindo!

Já pensou em construir as suas próprias peças para usar na decoração afetiva?

revistaSIM Decor Afetiva Decoracao potes Credito Photographee Shutterstock - Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!
O Do it Yourself, ou faça você mesmo vem ganhando cada vez mais espaço (Foto: Photographee/Shutterstock).

Uma boa dica é fazer você mesmo as suas pequenas artes que podem gerar itens únicos e especiais. Não precisa ser nada caro, basta soltar a criatividade e usar coisas que você já tem em casa. Por exemplo, sabe aquele emborrachado encostado no quarto? Que tal recortar e dar novas formas a ele? Use papel, tesoura, fitas e dê asas a sua imaginação.

Use plantas para decorar

revistaSIM Decor Afetiva Pintura parede Credito Photographee Shutterstock - Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!
As plantas levam ainda mais energia para os ambientes (Foto: Photographee/Shutterstock).

As plantas quando bem cuidadas ultrapassam gerações. Que tal aproveitar esse momento que todo mundo está em casa e se dedicar a arte da jardinagem? Não precisa ser nada grandioso, comece com plantas que tem uma resistência maior e vá se aprimorando aos poucos, quando você menos esperar terá transformado o seu cantinho em um verdadeiro urban jungle. As plantas levam para qualquer ambiente ainda mais vida, além de deixarem os cômodos mais acolhedores. Nesse contexto a Biofilia também é um grande aliado para os espaços caseiros já que gera ainda qualidade de vida e gera uma equilíbrio na relação homem-natureza

Garimpe para decorar 

revistaSIM Decor Afetiva Decoracao mesa Credito Phaendin Shutterstock - Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!
Garimpando nas gavetas, é possível encontrar achados preciosos (Foto: Phaendin/Shutterstock).

Se a ideia é repaginar a casa toda para que ela tenha ainda mais a sua personalidade, vale a pena investir na decoração afetiva e ir em busca das gavetas esquecidas para garimpar verdadeiras preciosidades escondidas.

Dica imprescindível da decoração afetiva

Portanto a decoração afetiva é o gatilho para deixar sua casa mais acolhedora para si mesmo. Essas dicas de decoração ajudam na inspiração e quanto mais parecida com você mais você irá se sentir verdadeiramente em casa.

Confira as dicas da arquiteta Elza Mendonça

A arquiteta Elza Mendonça, umas das sócias da PMZ Arquitetura, diz que uma das principais dicas é parar e olhar e notar os objetos que tem pertencimento na casa. ” Vale observar o que elas mais valorizam nas casas dela. Tem aqueles sapatinhos de criança, o objeto que veio da avó e aí fazer uma composição com livros e outros objetos, montar um canto com tudo isso. Buscar o que você valoriza e trazer isso para a casa inteira. Ter referências suas na sua casa.Tudo que tem sentimento, pertencimento deve ser valorizado e usado no projeto porque vai dar essa sensação de se sentir na sua casa, junto das suas memórias e criar novas memórias para filhos e netos. A ajuda de um olhar profissional pode ajudar a garimpar algo especial e destacar isso na casa”, explica Elza.

WhatsApp Image 2020 06 17 at 09.58.48 1 648x1024 - Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!
O cantinho da casa da arquiteta Elza Mendonça repleto de decoração afetiva ( Foto: arquivo pessoal).

“Eu por exemplo tenho na minha casa objetos que minha mãe usava no centro da mesa de quando eu tinha cinco anos de idade. Não eram peças de valor, mas eu quis manter na minha casa. Tenho livros com dedicatória do meu pai. Temos memórias e por isso devemos respeitar os sonhos de cada pessoa. Para você ter uma casa com um grau de pertencimento, a arquitetura afetiva tem que estar presente” .

Projeto de Arquitetura faz uso da decoração afetiva

3310d06f 6387 4092 9acb 4f573f79c240 846x1024 - Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!
Um dos projetos da PMZ Arquitetura que destaca o uso da decoração afetiva ( Foto: Alexandre Albuquerque).

Separamos também imagens de projetos do escritório PMZ da arquiteta  Elza Mendonça que utiliza sempre em seus projetos a técnica da decoração afetiva. 

1a3e5e3f 4c3d 4976 8e06 48d72c89268e 902x1024 - Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!
Colocar em evidência as peças afetivas dos moradores torna o projeto ainda mais especial ( Foto: Rogério Maranhão).

“A PMZ trabalha há muito tempo com decoração afetiva. Para nós a casa tem que ter a cara do cliente e sempre procuramos ter esse entendimento com os valores dos moradores para que isso esteja refletido na sua casa através das memórias. Todos os nossos projetos tentamos inserir essa afetividade. É uma das nossas premissas que obtemos através de entrevistas com os clientes”, conta Elza.

9def1db7 3e0f 4032 a83f efbc05429197 1024x678 - Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!
Na sala, peças e ornamentos dos moradores ganham espaço ( Foto: Alexandre Albuquerque) .

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.