orientalismo fotografia 80x120cm 2018 - Amparo 60 celebra 20 anos com exposição de Bruno Vilela

Amparo 60 celebra 20 anos com exposição de Bruno Vilela

A galeria Amparo 60 recebe, a partir deste dia 26, às 19h, o artista Bruno Vilela e sua exposição Hermes. A mostra marca os 20 anos de carreira do artista, que está há quatro sem expor no Recife. Marca também os 20 anos da galeria, fundada em 1998, com a primeira sede na casa de número 60, na Rua do Amparo, em Olinda.

orientalismo fotografia 80x120cm 2018 - Amparo 60 celebra 20 anos com exposição de Bruno Vilela
Orientalismo, fotografia (Foto: Divulgação)

Esta é a primeira exposição em que Vilela integra desenho, pintura, fotografia e estudos, funcionando como uma grande instalação. As obras são costuradas por textos nas paredes, símbolos e ícones. Para inspirar essa série de trabalhos o artista se lançou numa pesquisa sobre o hermetismo.

o todo oleo e folha de prata s tela 150x200cm 2018 1 - Amparo 60 celebra 20 anos com exposição de Bruno Vilela
“O Todo”, óleo e folha de prata (Foto: Divulgação)

A figura de Hermes abre a exposição na fotografia de uma escultura numa fonte. A segunda obra tem como título “O Todo está em tudo. Tudo está no TODO”. Um grande motor numa fábrica, feito de carvão e tinta acrílica, tem uma auréola que sai da sua grande roda. A sacralização e a possibilidade de se ver o criador em qualquer lugar. O grande motor criador do universo.

o que esta em cima e como o que esta embaixo 114x147 carvao e oleo sobre papel 2018 - Amparo 60 celebra 20 anos com exposição de Bruno Vilela
“O que está em cima é como o que está embaixo” (Foto: Divulgação)

A primeira obra do salão principal é uma fotografia de grande formato da asa de um avião. O Mensageiro faz referência as asas nos pés de Mercúrio. No céu vemos o Circumponto, antigo símbolo asiático que representa o sol e o universo, utilizado para meditação, feito de folha de prata, através de uma intervenção na fotografia.

o mensageiro folha de prata e fotografia 100x150cm 2018 - Amparo 60 celebra 20 anos com exposição de Bruno Vilela
“O Mensageiro”, folha de prata e fotografia (Foto: Divulgação)

A última obra da parede tem por título também uma das leis herméticas: O que está em cima é como o que está em embaixo. O templo de Delfos na Grécia aparece como que mergulhado num mar escarlate. São as pálpebras dos olhos saturadas pela luz solar.

O TODO esta  em tudo  Tudo  esta no todo  acrilica e carvao sobre papel  78x83cm  2018 - Amparo 60 celebra 20 anos com exposição de Bruno Vilela
“O Todo está em tudo e Tudo está no Todo” (Foto; Divulgação)

A última peça da exposição é um altar numa mesquita. Um grande desenho de 200×150 cm feito de carvão e tinta acrílica. Uma escada de madeira entalhada leva a um altar. Dentro dele uma luz brilha. É O Profeta. O espírito do grande mestre presente. As diversas influências de liturgias, iconografias, mitos e deuses presentes nessa exposição, de católicos a muçulmanos têm como objetivo mostrar como o pensamento hermético formou todas as religiões e o misticismo do mundo.

o profeta 200x150cm carvao e acrilica sobre papel 2018 - Amparo 60 celebra 20 anos com exposição de Bruno Vilela
“O Profeta” (Foto: Divulgação)

 

Amparo 60: 20 anos

A Amparo 60 desenvolve há quase 20 anos um importante trabalho para consolidar a cena da arte contemporânea em Pernambuco. A instituição foi a primeira no estado a lançar um olhar atento e apurado sobre essa produção artística no final dos anos 1990 e início dos 2000.

Ao longo dos anos, a galeria tornou-se uma vitrine da produção artística pernambucana, não só para o público local, mas para todo o circuito de arte do Brasil. No seu casting, estão artistas já consagrados, assim como nomes mais jovens que estão iniciando sua trajetória no mundo da arte. Mesmo reunindo um grande número de artistas locais, a galeria também possui nomes de outros estados e conseguiu estabelecer um profícuo intercâmbio trazendo para dentro de seu espaço artistas de todo o Brasil, colocando-os em diálogo com a produção cultural local.

amparo lucas oliveira - Amparo 60 celebra 20 anos com exposição de Bruno Vilela
Galeria chega aos 20 anos com grande contribuição às artes (Foto: Lucas Oliveira/Revista SIM!)

A Amparo 60 já produziu mais de 60 exposições, investiu em projetos de curadoria, e dedicou-se a realização de um forte trabalho de divulgação dos artistas atuantes em Pernambuco junto aos principais circuitos de arte brasileiros. Além disso, incentivou os encontros com artistas, ações educativas de formação de público e também a produção de catálogos e materiais de divulgação.

Em 2016, a galeria, que já teve duas outras sedes, mudou-se pela terceira vez para o famoso Edifício Califórnia, prédio situado em Boa Viagem. Suas novas instalações são mais modernas e a colocam numa maior interação com a cidade e o seu público.

lucia santos lucas oliveira - Amparo 60 celebra 20 anos com exposição de Bruno Vilela
Lúcia Santos recebe convidados para celebrar os 20 anos da casa (Foto: Lucas Oliveira/Revista SIM!)

 

 

Hermes
Artista: Bruno Vilela
Abertura 26 de julho de 2018 a partir das 19h – Só para convidados
Visitação de 27 de julho a 15 de setembro
Terça a sexta, das 10h às 19h
Sábados das 11h às 17h
Galeria Amparo 60 Califórnia
Rua Artur Muniz, 82. Primeiro andar, salas 13/14
Boa Viagem, Recife – PE
81 3033.6060

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.