Lucas Oliveira 3302 - Pragana aposta na ousadia em nova exposição

Pragana aposta na ousadia em nova exposição

A ousadia sempre foi o ponto chave no trabalho do artista plástico Carlos Pragana. Do desejo de inovar e de atrever, Pragana se inspirou em uma das frases mais emblemáticas do poeta e escritor Fernando Pessoa – Tudo é ousado para quem nada se atreve -, para iniciar o produção artística da sua nova exposição que acontece na Arte Plural Galeria .

Apostando em telas monocromáticas e coloridas, Pragana montou a mostra especialmente para a exposição e o espaço da galeria. “Os tamanhos das telas foram pensados para serem harmônicos, assim com a organização delas nas paredes da Arte Plural. Quem vier conferir a mostra, verá que os quadros estão dispostos de uma maneira que cause um sentimento agradável nas pessoas e não um choque de cores e formatos”, explica.

As telas possuem uma junção de formas e texturas, com colagens de tecidos desenhados e listrados somado aos traços singulares do artista que não define sua arte como abstrata. “Flerto com o abstrato, mas sou um artista figurativo também. É uma mistura”, afirma. Sobre a cartela de cores, Pragana pontua que não houve um estudo para incorporar as tonalidades as telas. Ele destaca que “deixa que a arte conduza o caminho e se forme”. “Não planejo nada, a criação dos meus quadros é bastante espontânea tanto no uso do traço como nas cores”.

O texto de apresentação é do também artista plástico Francisco Brennand que define o trabalho do amigo como revolucionário e inusitado. “Ele é novo como um astronauta e tão antigo quanto um feiticeiro das cavernas a pintar na escuridão”, descreve em seu texto.

A exposição, que tem entrada gratuita, inicia com um dos quadros já vendidos. Composta por oito pinturas, 10 desenhos e um painel, as peças poderão ser vistas pelo público a partir da terça-feira (19).
Arte e novela

Recifense, Pragana coleciona exposições individuais e coletivas em espaços importantes do Recife, como o Museu do Estado de Pernambuco, Museu da Abolição e Centro Cultural dos Correios. Conhecido nacionalmente, Pragana terá duas de suas telas compondo a ambientação do apartamento da personagem vivida pela atriz Débora Bloch na minissérie Justiça, da Globo. A trama foi gravada na capital pernambucana e está prevista para ser veiculada no segundo semestre.

Exposição “Tudo é ousado para quem nada se atreve”
Acontece na Arte Plural Galeria. Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
De 19 de julho a 17 de setembro, de terça a sexta, das 13h às 19h | sábados, das 16h às 20h
Entrada Gratuita
Informações: (81) 3424 4431

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
7 Oficina Francisco Brennand Marcio Jose Bastos Silva 390x390 - Pragana aposta na ousadia em nova exposição
Oficina Brennand: conheça o lugar mágico criado por Francisco Brennand