Imagen 001 - Mestre Eudócio: conheça o ceramista homenageado na 17ª Fenearte
Manuel Eudócio. Foto: Arquivo pessoal

Mestre Eudócio: conheça o ceramista homenageado na 17ª Fenearte

Imagen 001 - Mestre Eudócio: conheça o ceramista homenageado na 17ª Fenearte
Manuel Eudócio ( Foto: Arquivo pessoal).

Da cerâmica ao barro. O retrato do cotidiano popular e os personagens do universo lúdico foram os principais ícones do trabalho do ceramista pernambucano Manuel Eudócio. Representante e discípulo de Mestre Vitalino, Mestre Eudócio será um dos homenageados da 17ª Fenearte, evento que acontece de 7 a 17 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda.

Boi vermelho 929 Manuel Eudocio copy CASA DO PONTAL - Mestre Eudócio: conheça o ceramista homenageado na 17ª Fenearte
O Boi criado pelo mestra ( Foto: Acervo do Museu Casa do Pontal, Rio de Janeiro).

Mesmo aprimorando as técnicos de Mestre Vitalino, ele desenvolveu um estilo próprio e trilhou um caminho cheio de elementos do folclore pernambucano, como Lampião e Maria Bonita, o Trio Nordestino e o Bumba-Meu-Boi, três de suas mais famosas peças, feitas em argila úmida, queimadas sem uso de esmalte, em forno de lenha e decoradas com tinta óleo brilhosa ou fosca.

mateus e catirina - Mestre Eudócio: conheça o ceramista homenageado na 17ª Fenearte
Mateus e Catirina, do conjunto do bumba-meu-boi ( Foto: Acervo).

São mais de 50 mil peças de barro assinadas pelo artesão caruaruense, do Alto do Moura, que foi eleito em 2002 como Patrimônio Vivo de Pernambuco. Muito do trabalho do Mestre Eudócio compõe coleções particulares e acervos de importantes museus do país, como o Museu do Homem do Nordeste, em Recife, Museu do Barro, em Caruaru, e Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro.

manoel eudocio 3 grande - Mestre Eudócio: conheça o ceramista homenageado na 17ª Fenearte
Uma das peças produzidas pelo mestre Eudócio (Foto: divulgação).

Para a família, a homenagem na Fenearte ajuda a manter viva o trabalho do Manuel Eudócio, que faleceu no início de 2016. “É uma forma de valorização da imagem dele e tudo que conquistou durante todos esses anos como artesão. A Feira é muito importante para nós, onde participamos desde a primeira edição com 90% de vendas. Estamos muito felizes por estar mais uma vez e agora em uma edição tão especial”, aponta Ademilson Rodrigues, filho de Manuel Eudócio, que segue os passos do pai como artesão junto a outros quatro irmãos.

 

manoel eudocio 9 - Mestre Eudócio: conheça o ceramista homenageado na 17ª Fenearte
O Casamento na roça (Foto: Reproduçao fotográfica / Autoria desconhecida).

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.