liceu - Liceu de Artes e Ofícios inaugura Centro Cultural

Liceu de Artes e Ofícios inaugura Centro Cultural

No dia 11 de agosto, São Paulo ganha um centro cultural com proposta inovadora. Em comemoração aos seus 145 anos, o Liceu de Artes e Ofícios, uma das mais tradicionais instituições brasileiras de educação, entrega à cidade um espaço multiuso, voltado principalmente à celebração e reflexão sobre o design, campo que dialoga diretamente com sua história.

liceu - Liceu de Artes e Ofícios inaugura Centro Cultural
Imagem do novo prédio (Foto: Divulgação)

A inauguração do Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios (CCLAO) será marcada pela abertura de duas exposições inéditas: História e Memória, que destaca a relevância do Liceu enquanto referência pelo ensino técnico profissionalizante, e Design Brasil Século XXI, mostra que reúne mobiliário e objetos criados sob o preceito da sustentabilidade, obras de grandes nomes do design brasileiro.

Situado no bairro da Luz, no centro da capital, o Centro Cultural do Liceu ocupa o mesmo espaço onde funcionou entre 1980 e 2000. Em 2014, quando então abrigava o acervo da instituição, o prédio foi consumido por um incêndio de grandes proporções, que lhe causou grandes prejuízos estruturais.

liceu10 - Liceu de Artes e Ofícios inaugura Centro Cultural
Pórtico foi mantido para preservar a memória do lugar (Foto: Divulgação)

Projetado pelo arquiteto Ricardo Julião, o atual CCLAO manteve as principais características arquitetônicas do espaço. Do prédio original, permanecem o pórtico, os pilares e toda a estrutura metálica que até então sustentava a edificação – agora como componente meramente decorativo. “Precisávamos reconstruir esse espaço com o dever de preservar esses elementos como memória do Liceu e também da cidade de São Paulo”, pontua o arquiteto.

Apesar dos traços originais que permanecem como vestígios de uma história, o projeto concebido por Julião atribui ao prédio um olhar moderno, contemporâneo. O espaço possui ainda proteção térmica e acústica adequadas e é equipado com um moderno sistema de luz, que permite a combinação de cenas diversas.

O que você encontrará neste post:

 

Programação

Quem assina a programação inaugural do novo CCLAO é a curadora Denise Mattar. Seu projeto divide-se em três tempos: o Ontem, o Hoje e o Amanhã, abarcando não apenas as duas mostras simultâneas e complementares, mas também a organização e promoção de um ciclo de debates e palestras, que tomará como tema os novos desafios e a proposição de soluções pelo e para o design contemporâneo.

liceu6 - Liceu de Artes e Ofícios inaugura Centro Cultural
Ontem, Hoje e Amanhã se encontram na exposição (Foto: Divulgação)

O Ontem

Com duração de um ano, a exposição História e Memória apresenta ao visitante uma linha do tempo que parte de 1873, data da fundação da Sociedade Propagadora de Instrução Popular, organização que deu origem ao Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. A linha do tempo finaliza em 2018 demonstrando que, embora as oficinas não mais existam, a missão educativa do Liceu não acabou, pois a instituição é considerada a melhor escola técnica do Brasil.

A mostra foi concebida a partir do acervo do próprio Liceu: são centenas de peças e documentos. O espaço expositivo divide-se em pequenos núcleos, facilitando o percurso e a visualização de uma linha do tempo pelo visitante.

liceu4 - Liceu de Artes e Ofícios inaugura Centro Cultural
Acervo traz imagens e documentos (Foto: Divulgação)

De um lado, o registro de cada um dos ofícios oferecidos pelo Liceu. Fotos, documentos, desenhos, mobiliários, réplicas e esculturas em gesso apresentam ao público uma produção de época, fruto das oficinas de serralheria, marcenaria, cerâmica, modelagem e desenho. Do outro, a revelação da intrínseca relação da instituição com São Paulo.

Entre os projetos públicos realizados pelo Liceu estão a execução do mobiliário de todas as dependências do Teatro Municipal de São Paulo, assim como as decorações em estuque, bronze e ferro do edifício projetado por Domiziano Rossi. O Monumento a Duque de Caxias, escultura de proporções monumentais desenhada por Victor Brecheret e instalada na Praça Princesa Isabel, no centro da cidade, é outro filho do Liceu. A estátua, em bronze patinado, foi fundida nos galpões da instituição.

 

O Hoje

Curada pela designer Fernanda Sarmento, a exposição Design Brasil Século XXI evidencia a produção contemporânea que tem a sustentabilidade como essência. Os projetos expostos apresentam soluções que visam reduzir os impactos ambientais nas diversas etapas do processo, da elaboração ao descarte de produtos e objetos.

liceu8 - Liceu de Artes e Ofícios inaugura Centro Cultural
Mostra traz também muito da memória de São Paulo (Foto: Divulgação)

“A percepção da crescente escassez de recursos naturais tem levado a cultura do design a uma redefinição dos modelos de produção e consumo, fomentando uma mudança de posição por parte do designer, que não mais se pauta exclusivamente em projetar para atender aos desejos da sociedade de consumo”, explica Sarmento.

A exposição, em cartaz até novembro, apresenta cerca de 50 móveis e objetos – trabalhos de grandes nomes do design brasileiro, como Irmãos Campana, Marcelo Rosenbaum, Domingos Tótora, Inês Schertel, Baba Vacaro, Zanini de Zanine, Brunno Jahara, entre outros.

O Amanhã

Ao longo de toda exposição temporária, o Centro Cultural receberá uma série de palestras e oficinas que irão possibilitar ao público o contato direto com os mais importantes nomes nacionais e internacionais da área do design. Juntos, eles irão propor uma série de discussões e reflexões acerca dos desafios enfrentados pelo setor na contemporaneidade, sempre buscando o desenvolvimento de ideia criativas, funcionais e sustentáveis.

A programação paralela terá início em setembro e será divulgada posteriormente.

liceu9 - Liceu de Artes e Ofícios inaugura Centro Cultural
Em setembro, público terá acesso ao local (Foto: Divulgação)

Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios
Exposição Percurso Histórico, curadoria de Denise Mattar
De 11 de agosto de 2018 a julho de 2019
Exposição Design Brasil Século XXI, curadoria de Fernanda Sarmento
De 11 de agosto a 01 de dezembro
Endereço: R. Cantareira, 1351 | Luz | São Paulo
Visitação: De terça a sábado, das 12h às 17h
Ingresso gratuito

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
7 Oficina Francisco Brennand Marcio Jose Bastos Silva 390x390 - Liceu de Artes e Ofícios inaugura Centro Cultural
Oficina Brennand: conheça o lugar mágico criado por Francisco Brennand