africa7 pq - Caixa Cultura com mostra de Sebastião Salgado
Foto: Sebastião Salgado

Caixa Cultura com mostra de Sebastião Salgado

refugiados10 pq 300x232 - Caixa Cultura com mostra de Sebastião Salgado
Foto: Sebastião Salgado

Foram seis anos viajando por 40 países para mostrar, como o próprio autor descreve, a “humanidade em trânsito”. Êxodos, uma série fotográfica que provoca a reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas de pessoas que foram obrigadas a deixar a sua terra natal, será exposta a partir de 1º de setembro na Caixa Cultural, em Recife.

O projeto Êxodos transformou-se em livro homônimo e na exposição, que conta com 60 pôsteres, divididos em cinco temas centrais: África; Luta pela Terra; Refugiados e Migrados; Megacidades; e Retratos de Crianças. Este último corresponde ao registro fotográfico de uma pergunta: “Como é possível uma criança sorridente representar o infortúnio mais profundo?”, indaga Salgado, no livro. Ele conta que em todos os lugares sempre encontrou um “bando de crianças”, todas elas “loucas para serem fotografadas”. As imagens da coleção foram doadas por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ONG ambiental que o casal fundou em 1998, em Aimorés (MG).

Na mostra, o visitante poderá conferir as impactantes imagens que retratam a fuga de migrantes, refugiados e pessoas deslocadas em diferentes pontos do mundo; a tragédia sem paralelo da África; o êxodo rural, o conflito de terras e a urbanização caótica na América Latina; imagens das novas megalópoles asiáticas e, em cada uma dessas situações extremas, o registro daquelas que, mesmo envoltas no caos, mantêm viva a chama da esperança e da dignidade humana: as crianças. A mostra já passou pela Caixa Cultural Salvador e, depois de Recife, segue para a Caixa Cultural Curitiba.

Exposição fotográfica Êxodos – Sebastião Salgado
Local: CAIXA Cultural Recife
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife/PE
Abertura: 1º de setembro de 2016, às 19h, com entrada gratuita.
Visitação: 2 de setembro a 16 de outubro de 2016
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h | domingos das 10h às 17h
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
7 Oficina Francisco Brennand Marcio Jose Bastos Silva 390x390 - Caixa Cultura com mostra de Sebastião Salgado
Oficina Brennand: conheça o lugar mágico criado por Francisco Brennand