Exposição Sala de ReTratos por Suzana Azevedo Divulgação 3 - Nova expo na Arte Plural
Exposição Sala de ReTratos por Suzana Azevedo (foto: Divulgação)

Nova expo na Arte Plural

“Nós somos memória”. É com essa frase que Suzana Azevedo começa a explicar o teor da mostra Sala de (Re)Tratos, que será aberta a partir do dia 18na Arte Plural Galeria. A artista realiza um passeio emocionado por objetos de família ou representações desses objetos, transformando lembranças em arte. A mostra fica aberta ao público de 18 de maio a 9 de julho, com entrada franca.

A memória, a passagem do tempo e a ideia de descarte são matérias-primas caras a Suzana. Ela diz ter necessidade de explicar que não existe um “fora” e um “dentro”. “Quando dizemos ‘vou colocar isso fora’, isso não existe. Tudo está dentro do planeta. Onde está o fora?”, indaga a artista. A partir disso, ela gravou alguns desses guardados de família em papéis descartados e, assim, nos remete ao uso que fazemos das nossas memórias.

Fernando Neves, galerista da Arte Plural, destaca a beleza da exposição Sala de (Re)Tratos. “É um trabalho de pensar o lugar das memórias, feito de forma delicada e usando plataformas (acrílico e transferências de fotocópias) mais complexas. Estamos muito satisfeitos em receber esta mostra, que é a primeira de Suzana no mercado da arte”, diz o marchand. O currículo de Suzana Azevedo é composto por mostras em equipamentos culturais fora do âmbito comercial.

Alguns desses guardados – como camisolas, timões de família e as caixas onde se guardavam armas – sofreram intervenções: foram envolvidos com acrílico ou receberam gravuras. “Há alguns anos questiono o significado desses objetos. O que eles eram para seus donos? O que eles são hoje? ”, pergunta Suzana.

Para a jornalista Flávia de Gusmão, que faz a curadoria de Sala de (Re)Tratos, uma peça como a camisola da avó envolvida no acrílico traz consigo “os rituais simbólicos de ruptura, física, social, emocional, guardados sob a forma daquele troféu. Um objeto carregado de ressonância, que será ressignificado pelas mãos e olhar da artista”. Ideia perfeitamente extensível a toda mostra.

Serviço:

Exposição “Sala de (Re)Tratos”
Período de visitação ao público: de 18 de maio a 9 de julho – terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, das 16h às 20h;
Local: Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife – Recife – PE)
Entrada franca. Informações: (81) 3424.4431.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.