IMG 6018 Lucas Hero Divulgação. - "1 Dedo de Prosa"
(Foto: Lucas Hero/ divulgação).

“1 Dedo de Prosa”

A calçada, que foi inspiração, local de pesquisa e interação social do artista plástico Marcelo Silveira e da professora e pesquisadora Cristina Huggins para criação da instalação artística “1 Dedo de Prosa”, passa a ser uma extensão ao ar livre do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), no Centro do Recife, durante a abertura da exposição na próxima quinta-feira(10). A partir das 17h, a dupla de pernambucanos dá pessoalmente as boas-vindas ao público, que será convidado a sentar em um banco na calçada recém-reformada na Rua da Aurora e conversar.

Antes de ser exposta, a obra um mobiliário formado por quatro bancos e uma mesa adornada com jarro de planta, dominó, baralho e o livro Imagens do Recife: ruas, de Josivan Rodrigues foi levada para calçadas e praças de seis bairros de diferentes classes sociais do Recife, criando um ruído na paisagem urbana e reações diversas nos moradores e transeuntes. Entre olhares de desconfiança, curiosidade e interesse gratuito, cenas e algumas conversas espontâneas foram registradas em vídeo e áudio, passando a interagir e integrar a exposição, que traz à tona temas relevantes da atualidade, como mobilidade, individualismo e segregação social. A interação poderá ser vista numa projeção durante a exposição, que ainda conta com um desenho do trajeto percorrido pelos autores em Areias, Boa Viagem, Boa Vista, Bomba do Hemetério, Campo Grande, e Casa Forte.

“A gente vinha observando que as calçadas estavam perdendo a importância que tiveram no passado, como local de convívio e queria chamar a atenção para a condição em que elas se encontram, a falta de manutenção, e também para o escalonamento que há na rua, com os carros tendo mais prioridade do que as pessoas. Então, a gente fez esse chamamento, para que as pessoas retomassem o local, o desejo de estar ao ar livre, caminhar e aproveitar a cidade, para que a cidade seja, por fim, das pessoas e não dos veículos”, explica Cristina.

A arquiteta Lúcia Leitão, professora da UFPE e especialista em urbanismo, que estuda a cidade e suas transformações, reforça a mensagem dos autores no texto de abertura da exposição: “Fechados em shopping centers e em condomínios “privés”, perdemos não apenas o contato com as pessoas, mas também, e talvez principalmente, a oportunidade de construir uma cidade boa de viver, uma cidade onde todos encontrem um tempo e um lugar para um dedo de prosa, um tanto de vida.” A retomada do espaço público é, portanto, outro ponto tocante da obra, que lança um convite à vida além dos muros das casas e dos condomínios, ao convívio social, à troca de experiências e, mais profundamente, ao combate à desigualdade.

Este é o terceiro trabalho da dupla, que pensa essa relação das pessoas com a obra. “Sempre trabalhei com artes plásticas, mas o que atualmente me provoca no trabalho, no que me leva a fazer esse trabalho com Cris, é também pensando que o espaço de exibição da obra não necessariamente tem que estar dentro do museu. E aí, como falar de calçada dentro do museu? Por que a gente não fala da calçada e fala do museu fora do museu, da importância desse museu que é a rua, esse museu que é dinâmico, onde as coisas acontecem e que precisamos parar e ficar atentos a isso. Então, a recepção, a sala de conversas, o chá será servido na calçada. Tudo começa na calçada”, diz Marcelo. O projeto “1 Dedo de Prosa” teve incentivo do Funcultura Independente 2013 – 2014. Para a reforma de trecho da calçada na Rua da Aurora, o projeto contou com o patrocínio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

 

Serviço:
1 Dedo de Prosa, de Cristina Huggins e Marcelo Silveira
Abertura: 10 de março, às 19h
Bate-papo: A partir das 17h, na calçada do MAMAM
Local: MAMAM – Rua da Aurora, 265, Boa Vista, Recife
Visitação: 10 de março a 10 de abril (terça à sexta, das 12h às 18h; e sábado e domingo, das 13h às 17h)

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
7 Oficina Francisco Brennand Marcio Jose Bastos Silva 390x390 - "1 Dedo de Prosa"
Oficina Brennand: conheça o lugar mágico criado por Francisco Brennand