revistasim casacor pe arte na casa Loft Coral Dubeux Vasconcelos PH Nunes capa - O uso da arte na CASACOR PE é o grande destaque da mostra

O uso da arte na CASACOR PE é o grande destaque da mostra

Em tempos difíceis o uso da arte tem um papel ainda mais importante, que é levar esperança, reflexão e beleza para as pessoas. Não poderia ser diferente durante a pandemia, onde o modo de viver mudou, o de relacionar-se com a sua casa foi totalmente remodelado, e agora na CASACOR Pernambuco 2021, a arte tomou conta de todos os espaços.

revistasim casacor pe Loft Coral Dubeux Vasconcelos PH Nunes 04 - O uso da arte na CASACOR PE é o grande destaque da mostra
A arte de Pragana em destaque na CASACOR PE (Foto: Denilson Machado).

Em todos os ambientes o uso da arte se fez presente, um verdadeiro deleite para os apaixonados pela arte. Dentre os 22 espaços da mostra, alguns de destacaram mais pelas inúmeras obras de arte que expuseram. Como foi o caso dos escritórios de arquitetura da Agra Salazar, Albuquerque Malvim, Mário Baô, Diogo Viana, Dubeux & Vasconcelos, Cecília Lemos, Luiza Nogueira, e Ana Cunha. Confira abaixo os detalhes dos ambientes. 

Os detalhes dos ambientes que fizeram bastante uso da arte 

revistasim casacor pe Refugio do Escritor Cecilia Lemos 02 - O uso da arte na CASACOR PE é o grande destaque da mostra
Os quadros de Ploeg estão em evidência no espaço (Foto: Denilson Machado).

Cecília Lemos – Um projeto que respira arte! Criado para ser um refúgio para um jovem escritor. Por lá há uma coleção completa de Machado de Assis, livros do acervo pessoal do avô da arquiteta.  Além disso, um grande destaque para os quadros dos artistas plásticos Ploeg, Samico e Abelardo da Hora. Um local feito para se apreciar a beleza da arte.

revistasim casacor pe estudio mario bao 03 - O uso da arte na CASACOR PE é o grande destaque da mostra
O arquiteto trouxe inúmeras obras de arte ao seu espaço (Foto: Denilson Machado).

Mário Baô – O destaque vai para as inúmeras obras de arte de artistas pernambucanos de várias gerações, como Brennand, Macaparana, Antônio Mendes, Edson Menezes e Gabriel Petribú. Portanto, um ambiente clássico contemporâneo, sem modismos, sem tendências, apenas adaptado ao “novo cotidiano”.

revistasim casacor pe Loft Ana Cristina Cunha 3 - O uso da arte na CASACOR PE é o grande destaque da mostra
Cerâmica pintada e muitos quadros de arte (Foto: Denilson Machado).

Ana Cunha- O uso da arte esteve presente em objetos de arte popular em cerâmica pintados. Três quadros do artista plástico e psicólogo Antônio Mendes especialmente feitos para o ambiente. Além disso, um cisne branco do artista plástico Francisco Brennand (2010) foi cedido por um colecionador, e é uma das raras peças feitas pelo artista na cor branca. 

revistasim casacor pe Loft Coral Dubeux Vasconcelos PH Nunes 05 - O uso da arte na CASACOR PE é o grande destaque da mostra
Arte em todo lado no Estar Quies Coral (Foto: Denilson Machado).

Dubeux & Vasconcelos- No Estar Quies Coral,  o uso da arte se deu através de obras contemporâneas. Na parede da sala, uma grande tela do artista recifense Carlos Alberto Pragana é destaque. A obra foi criada especialmente para a ocasião, com tinta acrílica. Além disso, no corredor de acesso, um carretel em ferro e cerâmica de José Paulo. Compõem também os ambientes criações icônicas de Cristiano Lenhardt, Ramonn Vieitez e Marcio Almeida

O poder da arte…

revistasim casacor pe Casa Criativa Albuquerque Malvim Arquitetura 03 - O uso da arte na CASACOR PE é o grande destaque da mostra
Arte de Pernambuco em destaque absoluto na mostra (Foto: Denilson Machado).

Albuquerque Malvim- No espaço dedicado à arte pernambucana, os arquitetos criaram um local para celebrar o encontro dos artistas pernambucanos.  Entre eles estão alguns mestres como Mano de Baé, Cida Lima, Neguinha, Fida, Nicola, Abias, Zé Alves, Marcus de Sertânia, Luiz Benício, Nado e Paulo do Bode Artistas. Fazem parte também nomes como Márcio Lira, Suely Brasileiro, Beth Cyrne, Josie Lins, Cristine Holanda, Gegê Pedrosa, Fernando Ancil entre outros.

revistasim casacor pe Loft Luiza Nogueira PH Nunes 04 - O uso da arte na CASACOR PE é o grande destaque da mostra
Peças exclusivas de arte na Sala Tua (Foto: Denilson Machado).

Luiza Nogueira- O ambiente aposta em uma memória afetiva que transforma o local em lar, com a presença de obras de arte de artistas pernambucanos como cinco quadros de João Câmara. Destaque para a pintura a óleo de Cícero Dias, da década 50.  Portanto, outro destaque é o primeiro quadro pintado pelo artista Carlos Pragana, que pode ser conferido com exclusividade no espaço.

revistasim casacor pe arte na casacor Galeria de Arte Gisely Agra Marcela Salazar - O uso da arte na CASACOR PE é o grande destaque da mostra
Uma Galeria de Arte dentro da mostra (Foto: Denilson Machado).

Agra Salazar – Uma obra de arte inserida em outra. Essa é a frase que define o projeto do Agra Salazar para a Número Galeria. Um trabalho inovador e versátil. A ideia foi manter a belíssima comunicação entre a arte e arquitetura, onde cada uma assume seu papel com maestria. No entanto, o público poderá conferir uma curadoria incrível de múltiplos artistas contemporâneos.

revistasim casacor pe Atelie Diogo Viana DV Arquitetos 03 - O uso da arte na CASACOR PE é o grande destaque da mostra
O Atelier evidenciou o trabalho de Lúcia Helena (Foto: Denilson Machado).

Diogo Viana- O Atelier, teve como partido o uso da arte através das obras produzidas pela artista Lúcia Helena, cujos quadros estão expostos no Espaço Atelier. Além disso, os detalhes ficam por conta da decoração, que por sua vez vem recheados com peças de antiquários.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistasim casacor pe Livraria Cepe Studio eme capa 390x390 - O uso da arte na CASACOR PE é o grande destaque da mostra
CASACOR Pernambuco investe em ambientes externos gratuitos